Curso Online de EXAMES COMPLEMENTARES

Curso Online de EXAMES COMPLEMENTARES

CURSO VOLTADO PRA ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA ÁREA DA FISIOTERAPIA, COM MATERIAIS SOBRE EXAMES COMPLEMENTARES(LABORATORIAIS), GASOMETRI...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 9 horas


Por: R$ 34,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

CURSO VOLTADO PRA ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA ÁREA DA FISIOTERAPIA, COM MATERIAIS SOBRE EXAMES COMPLEMENTARES(LABORATORIAIS), GASOMETRIA ARTERIAL, FUNDAMENTAIS PARA AUXILIAR NO ATENDIMENTO AO PACIENTE INTERNADO CRÍTICO OU NO ATENDIMENTO AO DOMICILIO.

Fisioterapeuta, pós graduada em: Fisioterapia Intensiva em Pediatria e neonatologia. Cursos em várias áreas: Estimulaçao Sensorio Motora, COVID-19, Intervenção Precoce em Prematuros, Urgências e Emergências Pediatricas, Oxigenoterapia e Ventilação Mecânica em Atenção Domiciliar, Ventosaterapia, Ergonomia, Dry Needling, Ventilação Mecânica em Pediatria, nas áreas de ortopedia, e de pediatria entre outros. APAIXONADA PELA PROFISSÃO, AMO PODER ENSINAR E PASSAR O POUCO QUE SEI. *OS CURSOS SÃO CURSOS COMO INTRODUÇÃO NO ASSUNTO CITADO, COM OBJETIVO DE ENSINAR AO ALUNO SOMENTE O CONTEÚDO TEÓRICO SOBRE O ASSUNTO. SENDO ASSIM, NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS E NÃO GARANTIMOS O DESEMPENHO DO ALUNO NA PRÁTICA, POIS A EXECUÇÃO DA PARTE PRÁTICA SOBRE TUDO O QUE O ALUNO APRENDEU ESTUDANDO A TEORIA DURANTE O CURSO, DEPENDERÁ DA HABILIDADE, COMPETÊNCIA E APTIDÃO DE CADA ALUNO.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Exames complementares(Laboratoriais)

    AVALIAÇÃO CLÍNICA

  • introdução

    O conhecimento sobre a condição funcional e clínica dos pacientes internados no hospital, tanto em terapia intensiva quanto nas enfermarias é de extrema importância para todos os profissionais envolvidos no atendimento.
    O profissional fisioterapeuta que atua na área hospitalar é responsável pela avaliação funcional e intervenção respiratória e motora, sendo que alguns exames complementares favorecem no tratamento e impacto sob o paciente.
    O profissional fisioterapeuta precisa ter domínio sobre os principais exames realizados nesse ambiente. O fisioterapeuta deve aprimorar seus conhecimentos para ter uma interpretação precisa e segura desses exames, o que levará a um bom tratamento e acompanhamento de seus pacientes.

  • introdução

    Segundo a resolução de nº80 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), de 09/05/1987, o fisioterapeuta é profissional competente e habilitado para solicitar exames complementares, reafirmada na resolução de nº 402, de 3 agosto de 2011.

  • Exames laboratoriais

    São exames e testes coletados diariamente em pacientes hospitalizados principalmente em UTIs, e em enfermarias, como também em clínicas, e hoje em dia em domicílio, e analisados em laboratório de análises clinicas, visando o diagnóstico ou confirmação de uma patologia ou mesmo para um exame de rotina.

  • Fatores que afetam a interpretação dos exames

    Faixas normais : valores normais e anormais.
    Efeitos das variáveis fisiológicas: idade, sexo, raça, período do dia.
    Efeitos dos medicamentos

  • Exames laboratoriais

    Hemograma Completo;
    Coagulograma;
    Bioquímica;
    Marcadores Cardíacos;
    Gasometria arterial.

  • Hemograma completo

    É o exame que tem como objetivo avaliar a fisiologia e o comportamento das células sanguíneas.
    Fonte: google imagens

  • Hemograma completo

    Exame realizado em amostra de sangue, serve para avaliar os elementos celulares contidos nele(eritrócitos, leucócitos e plaquetas).

    Eritrograma (Série Vermelha);
    Leucograma (Série Branca); e
    Plaquetograma.

    Essas células são produzidas pela medula óssea, tendo sua produção controlada por estímulos internos e externos e interferindo no processo de homeostase.

    O hemograma completo não define doença e sim obtém os sinais da doença.
    Fonte: google imagens

  • Eritograma (série vermelha)

    Tem o objetivo de avaliar a presença de alterações patológicas do sistema eritropoético.
    A avaliação dos eritrócitos (hemácias, glóbulos vermelhos ou Ht), células sanguíneas vermelhas, devido a presença da proteína hemoglobina(é responsável pelo transporte de gases no sangue), as mais numerosas no sangue, em formato de disco bicôncavos.
    O sistema eritropoiético é composto por hemácias, hematócrito e hemoglobina.
    Existindo alteração nesses sistema, chama-se de distúrbio eritropoético.

  • Eritrograma (série vermelha)

    Como objetivo avaliar a presença de alterações patológicas do sistema eritropoético entre elas:

    Ertitrocitoses: correspondem a uma hiperplasia reversível dos tecidos eritropoéticos como resposta a estímulos que provocam a intensificação da formação dos eritrócitos.
    Eritremias: moléstias sistêmicas específicas da eritropoese (formação de hemácias);
    Anemias : condições em que se encontram diminuição ou anormalidades na formação dos ertitrócitos, da hemoglobina ou de ambos.

  • Eritograma (série vermelha)

    A anemia e a policitemia são as alterações mais comuns no paciente internado principalmente dentro da UTI.
    A anemia refere-se a diminuição do número de ertitrócitos no sangue (hemorragias agudas, síntese celular limitada e dano na medula óssea) e a;
    Policitemia é o aumento da quantidade de células vermelhas (hipoxemia crônica, queimaduras e altas altitudes).
    Fonte: google imagens
    Os principais sintomas da anemia são:
    Fraqueza, dificuldade de concentração, taquicardia,, dispneia e vertigem.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 34,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Exames complementares (Laboratoriais)
  • introdução
  • Exames laboratoriais
  • Fatores que afetam a interpretação dos exames
  • Exames laboratoriais
  • Hemograma completo
  • Eritograma (série vermelha)
  • Eritrograma (série vermelha)
  • Eritograma (série vermelha)
  • hemácias
  • hemoglobina
  • Interpretação dos índices
  • Leucócitos (série branca)
  • Leucograma (Série Branca)
  • Interpretação dos índices
  • Leucograma (série branca)
  • Plaqueotograma
  • Exemplos de hemograma completo
  • eXames bioquímicos
  • glicemia
  • Interações fisioterapêuticas de acordo com alteração na glicemia
  • bioquímica
  • Dosagens eletrolíticas
  • Sódio sérico
  • BombA na/k (atpASE)
  • Interações fisioterapêuticas de acordo com alteração No sódio sérico
  • potássio
  • Interações fisioterapêuticas de acordo com alteração No potássio
  • BombA na/k (atpASE)
  • DOSAGEM DE URÉIA E CREATININA
  • creatinina
  • uréia
  • cálcio
  • Interações fisioterapêuticas de acordo com alteração No cálcio
  • cloro
  • Interações fisioterapêuticas de acordo com alteração No cloro
  • Fósforo
  • Interações fisioterapêuticas de acordo com alteração No fósforo
  • magnésio
  • Interações fisioterapêuticas de acordo com alteração No MAGNÉSIO
  • eNzimas cardíacas
  • Dosagem da ckmb
  • pcr
  • vhs
  • coagulograma
  • lipoprotéinas
  • Gasometria arterial
  • acidose respiratória
  • alcalose respiratória
  • acidose metabólica
  • alcalose metabólica