Curso Online de História em Quadrinhos
5 estrelas 2 alunos avaliaram

Curso Online de História em Quadrinhos

Curso de História em Quadrinhos, na modalidade ensino à distância (EAD). Esse curso reúne alguns conhecimentos sobre a arte do Comics (Hi...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Curso de História em Quadrinhos, na modalidade ensino à distância (EAD). Esse curso reúne alguns conhecimentos sobre a arte do Comics (Histórias em Quadrinhos) e é destinado para pessoas a partir da faixa etária dos 14 anos de idade. No curso o aluno estudará técnicas de desenho artístico básicas, necessárias para o domínio do traço e depois passará a estudar as técnicas propriamente ditas de HQs, como diagramação de páginas, montagem de bonecos de apoio à estrutura da revista ou fanzine que se deseja lançar.

Graduado em História(curso superior), Mercados Financeiros e Bolsas de Valores, Marketing e Marketing Político, Consultoria em Segurança Privada, Língua Portuguesa Instrumental, Gerenciamento e Escopo de Projetos, e em Desenho, tenho curso de Desenho Artístico e Arte-Final. Desenho pericial e forense. Como desenhista já fui monitor da Oficina de Quadrinhos, da Universidade Federal do Ceará-UFC, curso pertencente à disciplina de Programação Visual, do curso de Jornalismo, onde ensinei e trabalhei como roteirista e desenhista de HQs.


- Rogéro Gonçalves Pereira Santos

- Jerian Menezes Cruz

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Olá pessoal,

    Sejam bem vindo(a)s a meu primeiro curso de Histórias em Quadrinhos à Distância.

    Meu nome é Paulo Henrique Gifoni Maia, e na minha formação profissional, tenho cursos em diversas áreas, como História(curso superior), Mercados Financeiros e Bolsas de Valores, Marketing e Marketing Político, Segurança Privada, Língua Portuguesa Instrumental, Gerenciamento e Escopo de Projetos, e em Desenho, tenho curso de Desenho Artístico e Arte-Final.

    Como desenhista já fui monitor da Oficina de Quadrinhos, da Universidade Federal do Ceará-UFC, curso pertencente à disciplina de Programação Visual, do curso de Jornalismo desta Universidade, onde ensinei e trabalhei como roteirista e desenhista de HQs, sob a brilhante direção do mestre dos quadrinhos cearenses prof. Geraldo Jesuíno e ao lado de não menos brilhantes companheiros de Oficina, Silas Rodrigues, Fernando Lima, Paulo César Amoreira(a quem sou eternamente agradecido por ter me apresentado à Oficina), Weaver Lima, J. J. Marreiro, Daniel Brandão entre outros.

    Agradeço a preferência a todos os inscritos nesse curso.

    Bons estudos!

  • Ementa:
    Apresentação:
    Curso de História em Quadrinhos, na modalidade ensino à distância (EAD). Esse curso reúne alguns conhecimentos sobre a arte do Comics (Histórias em Quadrinhos) e é destinado para pessoas a partir da faixa etária dos 14 anos de idade. No curso o aluno estudará técnicas de desenho artístico básicas, necessárias para o domínio do traço e depois passará a estudar as técnicas propriamente ditas de HQs, como diagramação de páginas, montagem de bonecos de apoio à estrutura da revista ou fanzine que se deseja lançar.

  • Em outra parte, apresentaremos algumas técnicas de roteirização de HQs e por fim, apresentaremos vários modelos de Histórias em Quadrinhos, dos clássicos até chegar aos modelos contemporâneos. Apresentaremos os estilos italianos, norte-americanos, o brasileiro, o francês, entre outros, como subsídio à pesquisa e desenvolvimento de um espírito pesquisador e incansável, necessários para a construção de uma HQ. No entanto, não abordaremos a colorização de HQs nesse curso, por entendermos ser um assunto específico para outro curso, devido sua importância e dificuldade.

    Ao final, o aluno estará apto a escrever, desenhar e arte-finalizar suas histórias, podendo ainda elaborar sua própria revista ou fanzine, para lançá-la eletronicamente ou graficamente.

  • Objetivos:

    Objetivos gerais:

    Oferecer um curso básico, voltado para a formação de desenhistas em quadrinhos, buscando um aprimoramento das qualidades artísticas de cada aluno, em função das técnicas e nivelamentos conceituais, próprias da estrutura sequencial das Histórias em Quadrinhos.

    Objetivos específicos:

    Desenvolver um curso on line, partindo de conhecimentos básicos, para despertar nos interessados em desenhar quadrinhos, o empenho em continuar aprimorando seu traço e desenvolvendo suas próprias técnicas. Portanto exige algum domínio na área, daí a idade dos 14 anos ser a preferível para o iniciante.

  • Agradeço a meu pai e minha mãe pelo amor, a compreensão e a paciência que demonstraram para comigo até hoje.

    À Martinha e Gabriel.
    E em memória de minha amiga Márcia Ferreira Alves.

    Fortaleza, 10 de fevereiro de 2014

    Metodologia:

    O método utilizado, pautado no processo de ensino-aprendizagem à distância, procurará manter o contato do aluno com o professor, e o material disponibilizado, a apostila do curso, poderá ser baixada através do site ofertante do curso, após a inscrição ter sido realizada(a inscrição também é on line, e feita no site). O curso, disponibilizado em sete(7) capítulos, com duração total de 10horas/aula. Após cada capítulo será feito um teste básico sobre o que foi visto, com perguntas e respostas objetivas, tipo a), b), c), d). Um teste final será cobrado, para o aluno ter direito ao certificado de conclusão e será o envio, pelo aluno, de uma página desenhada, em pdf. Para o endereço eletrônico do professor, no site, como prova de que aprendeu a desenhar uma HQ com as técnicas ministradas.

  • Nesse curso veremos:

    1 – Ideia da história e criação de personagens;
    2 – Arte-final;
    3 – Diagramação de páginas;
    4 – Montagem do boneco de impressão;
    5 – Roteiro e Storyboard;
    6 – Histórias clássicas;
    7 - Galeria dos quadrinhos cearenses;
    8 – Exercícios de fixação.

  • Antes de abordar a montagem de personagens, falaremos um pouco sobre outras alternativas de desenhar HQs. Com as novas mídias digitais, os designers têm à sua disponibilidade, muitos programas de desenho artístico interessantes que trabalham vetorialmente ou em 3D(terceira dimensão) e modelagem, além de renderizar imagens(dar acabamento ou modelar imagens a partir de uma figura). Com esse recurso, o uso de lápis e do papel, no processo de desenho foi relativizado.

    Os seguintes softwares realizam ótimos trabalhos de desenho, imitando com perfeição: traços de lápis, sombreamento, jogos de cores, etc:
    Corel Draw, Inkscape, Gimp, Photoshop, Paintshop Pro, Blender, Adobe Ilustrator.
    Micros com tela dobrável, tablets, mesas digitalizadoras com canetas óticas, auxiliam muito na execução de desenho gráfico e artístico em computador. Para criar cenários, edifícios, casas, dos modelos mais simples aos mais complexos, existem programas como o AutoCad, Sketchup, entre outros.

    A única coisa que exigem é o pleno domínio de seus recursos, o que pode ser conseguido baixando-se tutoriais, guias ou manuais de utilização, nos sites especializados.

  • Prancheta

    Esse curso é direcionado para aqueles que querem aprender a trabalhar com HQ, utilizando o método tradicional. Assim, eis o material necessário: papel A4, esquadro, régua, fita crepon, lápis macio, borracha plástica, pincel 00, 01, 05, 10 ou 12 ( para auxílio na arte-final), tinta nanquim (profissional), pena de molhar ou penas de traço contínuo(canetas para desenho). Não esquecer da prancheta e de um local adequado, para trabalhar( ideal é uma prancheta de desenho completa, com régua paralela).

    Obs.: no mercado de desenho já existem modelos de pranchetas desmontáveis, em forma de maleta prática, com alças para transporte. Mais adiante nós abordaremos os tipos de materiais e como utilizá-los satisfatoriamente, incluindo uns macetes para você desenvolver um estilo próprio.

  • Em qualquer área da expressão artística, a ideia é uma iniciativa de representar mentalmente algo concreto, abstrato ou de qualquer natureza. Ela identifica o tema proposto da história.

    Exemplo: Histórias de faroeste; ficção científica; super-heróis; suspense; terror ou mistério; romances ou novelas gráficas, histórias de época, romances históricos, com suas respectivas personagens.

    Capítulo 1 – Ideia e estudo das personagens

  • DESENHANDO AS PERSONAGENS

    1.1 Para desenhar as personagens, aprenda a trabalhar com ovais. A sequência abaixo mostra como fazer bonecos a partir do esboço de figuras ovais utilizando um lápis macio. O modelo é apenas para ilustrar. Fique à vontade para criar sua personagem. A oval é a figura que melhor representa as formas da figura humana como, cabeça, tronco, membros superiores e inferiores.

    Primeiro passo: desenhando a cabeça: segure o lápis em uma postura confortável, sem fazer pressão, e faça uma meia lua no papel, para a esquerda, seguindo a direção de cima para baixo. Depois repita o processo, para outro lado, como mostra as setas da figura 1.

  • Na figura 4 vemos uma grade de quadros que servem de modelo para a figura masculina. Na figura feminina, temos seis quadros. Esses modelos ajudam a compor a personagem do tamanho que quisermos.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • CURSO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
  • 1 - Ideia da história e criação de personagens;
  • 2 - Arte-final;
  • 3 - Diagramação de páginas;
  • 4 - Montagem do boneco de impressão;
  • 5 - Roteiro e Storyboard;
  • 6 - Histórias clássicas;
  • 7 - Galeria dos quadrinhos cearenses;
  • 8 - Exercícios de fixação.