Curso Online de ANÁLISE EM CIENCIOMETRIA NA FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA (FABIB) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)

Curso Online de ANÁLISE EM CIENCIOMETRIA NA FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA (FABIB) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)

Estuda os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos acadêmicos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará (UFPA), produzidos de 1...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Estuda os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos acadêmicos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará (UFPA), produzidos de 1980 ao segundo semestre de 2002. Define a cienciometria como cerne para pesquisa e análise biblioteconômica. Analisa a influência dos currículos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará sobre os TCC?s. Enfoca a produção científica como parâmetro para a produção acadêmica. Identifica, através de tabelas, os resultados do aludido objeto de estudo.

Bibliotecário (UFPA). Especialista em Gestão nas Organizações e Magistério Superior (FACINTER). Analista em Desenvolvimento Regional (Bibliotecário) da 6ª S.R. da CODEVASF (JUAZEIRO-BA). Professor em Educação a Distância. Ex-Técnico em Gestão Cultural da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN/CENTUR). Ex-Primeiro Secretário do Conselho Regional de Biblioteconomia do Pará, Amapá e Tocantins(CRB-2). Ex-2º Sargento da Polícia Militar do Estado do Pará. Ex-Professor dos Colégios/Cursinhos Impacto, Boa Esperança, Paulo Freire, Acadêmico, Nóbrega, Rui Barbosa, Anchieta, Armstrong, Aquarius, Opção, etc. Membro fundador do Clube de Ciências da UFPA.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.

  • JOÃO COIMBRA NETO

    Bibliotecário. Especialista em Gestão nas Organizações/Magistério Superior. Analista em Desenvolvimento Regional da CODEVASF (Juazeiro-BA). Ex-Técnico em Gestão Cultural da
    Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. Ex-2º SGP PM-PA. Professor em EaD. Sócio Fundador do Clube de Pesquisa Científico da UFPA.

    ANÁLISE EM CIENCIOMETRIA
    NA FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA
    (FABIB) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)

  • Estuda os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos acadêmicos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará (UFPA), produzidos de 1980 ao segundo semestre de 2002. Define a cienciometria como cerne para pesquisa e análise biblioteconômica. Analisa a influência dos currículos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará sobre os TCC’s. Enfoca a produção científica como parâmetro para a produção acadêmica. Identifica, através de tabelas, os resultados do aludido objeto de estudo.

    RESUMO

  • O presente curso aborda os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), desde a apresentação dos primeiros, no início da década de oitenta do século vinte até a[os apresentados no segundo semestre letivo de dois mil e dois, no século vinte e um. 
          Os TCC’s são produções acadêmicas em nível superior de ensino para obtenção do grau de bibliotecário, fato este que tornou necessária a abordagem da temática produção científica, bem como seus indicadores, como requisito para melhor entendimento no processo de investigação do corpo discente, como a motivação, as formas de raciocínio, os hábitos de estudo e as fontes de informação, durante as décadas do curso de graduação de Biblioteconomia na UFPA.
        O objetivo geral deste curso é a análise da relação temática entre os TCC’s e o currículo do Curso de Biblioteconomia da UFPA, no período de 1980 a 2002.

    1 INTRODUÇÃO

  • Os objetivos específicos deste curso são: a) identificar e mensurar a influência curricular na elaboração dos TCC’s; b) identificar e mensurar os domínios de interesse aos quais os TCC’s estão agregados. Perpassando ao objetivo geral e objetivos específicos, esperamos também com este curso: Estimular em docentes, discentes e profissionais da área biblioteconômica, a relação passado-presente-futuro do saber acadêmico;  Preservar o patrimônio histórico-cultural-científico biblioteconômico acadêmico;  Fornecer informações históricas como recursos didáticos a docentes, discentes e profissionais da área;  Proporcionar questionamentos, confrontações, interrogações, contraposições e construções de relações históricas do saber biblioteconômico. 
    A metodologia aplicada neste curso foi o levantamento e a análise dos títulos e resumos de 632 TCC’s, correlacionando-os ao conteúdo programático das disciplinas.

  • Convém destacar que o(s) autor(es) de cada TCC e seus respectivos títulos não serão citados, haja vista que, se procedêssemos de forma contrária, este curso apresentaria um grande volume de slides, em virtude do vasto número de graduados e de títulos.
     Através da análise curricular, faremos uma correlação com as disciplinas do curso de Biblioteconomia que influenciaram a elaboração dos TCC’s.
     Serão feitas separadamente análises da influência de cada currículo, além da análise evolutiva dos TCC’s sob a influência dos diversos currículos.
     Outra análise relevante é a identificação de onde os assuntos estão concentrados, agrupando-os em grandes e pequenas áreas do conhecimento, o que caracterizarão os domínios de interesse discente.
    O levantamento dos TCC’s foi efetuado junto à Biblioteca Norma Barata, localizada no Curso de Biblioteconomia da UFPA, onde estão depositados estes trabalhos acadêmicos. No decurso da coleta de títulos, resumos e das obras, foram percebidos alguns problemas, abaixo discriminados:

  • A Biblioteca Norma Barata da Faculdade de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará não possui e, na época da realização da pesquisa de campo, um catálogo destes TCC’s, fato este que dificultou, de certa forma, o andamento deste trabalho de pesquisa;
     ·              Em alguns anos não foi possível detectar os títulos ou resumo dos TCC’s, como, por exemplo, no ano de 1980, onde constatamos que o número de discentes que obtiveram o grau de bibliotecário foi de 40 (sendo quinze no primeiro semestre e vinte e cinco no segundo semestre), porém somente encontramos registros de títulos ou resumos de apenas 06. Esta característica foi percebida em outros anos;
     ·              Em alguns anos a relação título-discente não era igual, ou seja, o número de títulos era menor do que o número de discentes que obtiveram o grau de bibliotecário, como, por exemplo, no ano de 1998, onde o número de TCC’s percebidos foi de 34 e o número de discentes foi de 59, haja a vista que dois ou mais discentes apresentavam conjuntamente o mesmo TCC. Esta característica foi percebida em outros anos. Por estes motivos acima mencionados, resolvemos omitir o número de discentes.
     Outras características importantes que merecem ser registradas foram:

  • Percebemos, na consulta aos arquivos que contém os TCC’s, três trabalhos monográficos que dispõem, através de catálogos ou levantamentos bibliográficos, dados sobre os TCC’s, no período de 1980 a 1995, que serviram como valiosa fonte de pesquisa;
     ·              Por diversas vezes ocorreram diferenças no número de TCC’s entre as fontes de pesquisa, como por exemplo, no ano de 1980, onde uma fonte cita três TCC’s e outra cita seis TCC’s;
     ·              Na Biblioteca Norma Barata existe uma listagem dos TCC’s, desde o primeiro semestre de 1990 até o primeiro semestre de 2002. Todavia, no que concerne ao ano de 1990, a aludida biblioteca fornece uma relação com vinte e cinco títulos, todavia, após comparação com uma das fontes, percebemos um número de vinte e seis TCC’s apresentados, sendo que, em outros anos, ocorria uma relação inversa, ou seja, o número de TCC’s descritos pela Biblioteca Norma Barata era maior do que o das fontes utilizadas;
    ·              Através da comparação entre o número de TCC’s citados nas fontes e os presentes nos arquivos da Biblioteca Norma Barata observamos à ausência de diversos títulos, notadamente na década de oitenta;

  • Assim, para tornarmos possível a análise dos TCC’s, consideramos todas as fontes e os registros da Biblioteca Norma Barata, destacando porém que, apesar do cuidadoso trabalho de coleta, não descartamos a possibilidade de existirem outros trabalhos não inclusos neste curso. As análises e resultados provenientes deste objeto de estudo estarão dispostas através de tabelas com dados estatísticos e a conclusão, através da teoria crítica.


  •      A produção científica designa o conteúdo científico produzido majoritariamente por mestres e doutores de uma determinada área do conhecimento humano, em uma universidade ou instituição de pesquisa.
       O processo de produção do conhecimento científico é, certamente, o resultado das experiências individuais dentro de um contexto histórico e sócio-cultural, sendo que características políticas, sociais, econômicas do ambiente no qual uma universidade ou instituição de pesquisa atua, podem ser estimuladoras ou inibidoras do processo de produção deste conhecimento.
     Silva (2003) diz que:
     
    A prática da pesquisa científica no Brasil conta hoje com uma comunidade de cerca de duzentas mil pessoas, rotineiramente envolvidas com educação e tecnologia, organizadas em doze mil grupos, desenvolvendo mais de 40.000 linhas de investigação e vinculadas a cerca de 230 instituições de ensino e pesquisa. A produção científica e a capacidade de formação de pesquisadores dessa comunidade colocam hoje o País entre as dezessete nações que mais contribuem para o acervo universal de conhecimento de qualidade e entre as doze nações de maior capacidade na formação de doutores.

    2              PRODUÇÃO CIENTÍFICA

  • Grupos específicos de cientistas, trabalhando em áreas específicas do conhecimento, têm sido investigados sob diferentes aspectos: formas de pensar e construir o conhecimento científico, de elaborar crenças e visões de mundo, de valorizar, de formular e priorizar objetivos, de interagir e organizar o trabalho científico.
     É neste sentido que faremos a correlação da expressão produção científica com a expressão produção acadêmica, ficando, desde já, absolutamente claro, que a produção acadêmica biblioteconômica ao nível de graduação na UFPA não corresponde a uma forma de produção científica. Neste trabalho de pesquisa, faremos uma correlação entre a temática produção científica e a produção acadêmica do corpo discente do curso de Biblioteconomia.
     Nestes termos, o objeto de estudo deste trabalho perpassa a análise investigatória do que foi produzido pelos acadêmicos do Curso de Biblioteconomia da UFPA, da mesma forma que bibliotecários, pesquisadores e investigadores utilizam-se dos indicadores da produção científica (Bibliometria, Ciênciometria e Informetria) para mensurar trabalhos científicos.

  •     O ponto inicial para a mensuração da produção acadêmica biblioteconômica ao nível de TCC’s na UFPA, perpassa a definição de indicadores da produção científica.
       Percebemos, então, a estreita vinculação com três áreas do conhecimento humano: a Bibliometria, a Cienciometria e a Informetria. A seguir, discriminamos a tipologia de cada uma delas.

    2.1       INDICADORES


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail: