Curso Online de HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO 1

Curso Online de HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO 1

O curso de História do Pensamento Geográfico 1, visa lhe oferecer um referencial teórico simples e objetivo, para que você aluno, entenda...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso de História do Pensamento Geográfico 1, visa lhe oferecer um referencial teórico simples e objetivo, para que você aluno, entenda como se deu o surgimento da ciência geográfica e sua evolução no tempo, trataremos também, de algumas definições de Geografia e seu objeto de estudo. Nosso objetivo é lhes dar um referencial, para que você leitor, não se prende apenas ao que será transmitido, mas, desenvolve o desejo por mais informações na História da Geografia.

Meu nome é Rodrigo, sou Graduado em Geografia, Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia e História. Atualmente estou cursando Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT).



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO I

    HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO I

  • História do Pensamento Geográfico 1

    RODRIGO INÁCIO P. DOS SANTOS
    GRADUADO EM GEOGRAFIA

    História do Pensamento Geográfico 1

  • Sumário

    Introdução........................................................................................3
    Evolução da Geografia: Pré-História ao século 19
    Objeto de estudo.........................................................................4-14
    História do Pensamento Geográfico: da Pré-História ao século 19......................................................................................................15
    Pré-História..............................................................................16-18
    Idade Antiga.............................................................................19-21
    Idade Média..............................................................................22-26
    Idade Moderna.........................................................................27-30
    Idade Contemporânea ...........................................................31-34
    Considerações Finais....................................................................35

    Sumário

  • INTRODUÇÃO

    Estudaremos a seguir algumas das principais definições da Geografia e seu objeto de estudo, veremos também, o surgimento da Geografia na Pré-História, e como ocorreu o desenvolvimento dessa ciência no decorrer do tempo, também, conheceremos os principais autores, filósofos e estudiosos que contribuíram para a evolução do conhecimento geográfico.

    INTRODUÇÃO

  • Evolução da Geografia: da Pré-História ao Século 19

    OBJETO DA GEOGRAFIA
    Embora a Geografia seja uma ciência de séculos de existência, há uma enorme polêmica em relação ao seu objeto de estudo. Isso se dá, especialmente, no meio ciêntífico, em que existem controvérsias sobre a matéria tratada por esta disciplina o que é reflexo das múltiplas definições a que lhe são atribuídas.

    Evolução da Geografia: da Pré-História ao Século 19

  • A seguir, iremos conhecer diferentes definições de Geografia e seu objeto de estudo, e, com base nelas, levá-lo a tirar suas próprias conclusões, pois, o intuito não é conceituar a Geografia, mas reconhecer diferentes definições. Não podemos nos deter a um único conceito. Segundo Vesentini (2007):
    Ater-se rigidamente a uma definição ou delimitação (pois toda definição delimita, cerca, estabelece limites) na maioria das vezes até mesmo atrapalha o avanço do conhecimento. Mas implícita ou explicitamente essa questão do que é a Geografia emerge dos trabalhos geográficos e podemos mesmo dizer que ela se atualiza constantemente.

  • “A Geografia como estudo da superfície terrestre”. Abordada por muitos autores, essa definição é uma das mais usuais, até mesmo no âmbito escolar, no entanto, essa definição é bastante simplista e vaga, visto que a superfície da terra é o principal tema estudado há séculos por inúmeras ciências, não sendo só objeto de estudo da Geografia.

  • O estudo da paisagem é outra definição de Geografia adotada por vários autores, a análise geográfica estaria restrita aos aspectos visíveis do real. A paisagem passa a ser objeto específico da Geografia; é vista como uma associação de múltiplos fenômenos. Essa perspectiva mantém o caráter de ciência de síntese da Geografia, que trabalha com dados de outras ciências. Nessa abordagem, o estudo da paisagem faz- se de forma descritiva (enumeração dos elementos presentes e na discussão das formas- morfologia).

  • A perspectiva da fisiologia da paisagem fundamenta-se na Biologia, especialmente na ideia de organismo, pois a paisagem é considerada um organismo, com funções vitais e com elementos que se interagem.

    Figura 1: Paisagem ainda não modificada pelo homem.

    Fonte: Sala Geo. Disponível em: https://salacristinageo.blogspot.com.br/2011/02/paisagem-natural-e-paisagem-humanizada.html. Acesso em Abril 2018.

  • A Geografia pode ser entendida também por alguns autores como “estudo da individualidade dos lugares”. Nesse conceito, estudam-se todos os fenômenos que ocorram numa determinada área, buscando compreender o caráter singular de cada parte do planeta. Para a realização desse estudo, é feita uma descrição exaustiva dos elementos e análise do meio sob uma visão ecológica, dando importância à individualidade do local. Essa abordagem tem origem em autores da Antiguidade Clássica, como Heródoto, que realizava árduo trabalho de descrição dos aspectos sociais e naturais dos lugares por onde passaram.

  • Atualmente, essa perspectiva tem se mostrado na chamada “ Geografia Regional”, que segundo Moraes (2005,n.p.):
    Esta propõe, como objeto de estudo, uma unidade espacial, a região uma determinada porção do espaço terrestre ( de dimensão varável), passível de ser individualizada em função próprio.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO I
  • História do Pensamento Geográfico 1
  • Sumário
  • INTRODUÇÃO
  • Evolução da Geografia: da Pré-História ao Século 19
  • OBRIGADO !