Curso Online de Bibliologia

Curso Online de Bibliologia

O Curso Básico em Bibliologia oferece uma visão panorâmica da Bíblia. É de fácil compreensão, permitindo que qualquer pessoa, independent...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O Curso Básico em Bibliologia oferece uma visão panorâmica da Bíblia. É de fácil compreensão, permitindo que qualquer pessoa, independente de sua idade e grau de instrução possam fazer um curso de teologia.
A matéria é bem explicada e com imagens que facilitam a compreensão do assunto.

Experiência de 15 anos como Técnico de Segurança do Trabalho em indústria do ramo metalúrgico, gráfico, têxtil e de prestação de serviços, além de pequenas atuações em muitos outros segmentos industriais. Atuei em empresas de grau de risco 3, com mais de 500 funcionários, e grau de risco 2, com mais de 600 funcionários. Responsável pelas atividades do departamento de segurança do trabalho na matriz e filiais das empresas onde atuei. Lecionei por quatro anos em escola de cursos técnicos. Conhecimentos gerais e específicos de todas as normas regulamentadoras; sistemas de gestão da qualidade, segurança e meio ambiente; treinamentos. Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental Ocupacional. Experiência na formação da CIPA,Brigada de Emergência, Licenciamento Ambiental, E-Social, ACVB, cursos, etc. Formação Acadêmica: Pós graduado em Gestão Ambiental; Bombeiro Profissional Civil; Tecnólogo em Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho; Técnico de Segurança do Trabalho.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Visão panorâmica da Bíblia
    Bibliologia
    Nível Básico

    Visão panorâmica e aspectos da formação da Bíblia

  • Sobre o curso

    O Curso Básico em Bibliologia é de fácil compreensão, permitindo que qualquer pessoa, independente de sua idade e grau de instrução possam fazer um curso de teologia.
    A matéria é bem explicada e com imagens que facilitam a compreensão do assunto.

    “Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”.
    2 Timóteo 3:15-17

  • Conceito

    Bibliologia é um dos campo de estudos da Teologia Sistemática que se ocupa do estudo da Bíblia, desde a sua origem, estrutura, formação, inspiração e história.

    O objetivo destes estudos é fornecer informações importantes sobre a História da Bíblia, a sua formação e preservação baseada nos testemunhos dos profetas, apóstolos e de Jesus Cristo, procurando demonstrar por meio da própria Bíblia e por relatos históricos, a realidade dos fatos.

  • O que é a Bíblia

    A Bíblia é um livro - um livro especial da fé cristã.
    A fé cristã encontra suas raízes na fé do povo judeu. Tanto judeus quanto cristãos respeitam os mesmos escritos antigos, os quais lhes contam a respeito de Deus em que creem: o Deus que fez o mundo e que cuida do mesmo. Esses escritos são a Bíblia Hebraica, a Bíblia do povo Judeu. Eles pertencem a um período da história judaica entre 2000 e 3000 anos atrás os cristão chamam estes escritos de Antigo Testamento.
    Deus veio ao mundo em forma de ser humano, como judeu, que conhecia os escritos especiais do povo dele. Hoje, ele é conhecido como Jesus Cristo. A segunda parte da Bíblia cristã fala a respeito de Jesus Cristo e seus seguidores – os primeiros cristãos. Esta parte da Bíblia é chamada de Novo Testamento. Ele foi escrito nos 100 anos posteriores à vida de Jesus, cerca de 2000 anos atrás.

  • O que significa a palavra Bíblia

    O vocábulo “Bíblia” vem do grego, língua original do Novo testamento. Deriva do vocábulo grego “Biblos”. Um rolo de papiro de tamanho pequeno era chamado “Biblion”, e vários destes eram uma “Bíblia”. Portanto, literalmente, a palavra Bíblia quer dizer “coleção de livros pequenos”.
    A Bíblia cristã é uma coleção de mais de sessenta livros diferentes – livros de vários tipos, escritos por várias razões. Nesses livros, encontra-se a história do povo judeu, o que esse povo sabia e entendia a respeito de deus durante muitos anos. Há muitos tipos de escritos na Bíblia.
    Algumas das histórias da Bíblia foram contadas de pais para filhos durante várias gerações, tais como as histórias de como Deus criou o mundo. Essas histórias foram registradas para que não fossem esquecidas.

  • O que significa a palavra Bíblia

    A história de um povo
    No Antigo Testamento, há muitos relatos sobre a história do pode de israel. As vezes, o povo venceu grandes batalhas contra inimigos – criam que Deus os ajudou a vencer. Outras vezes, foram derrotados.

    Na Bíblia, encontram-se dizeres de pessoas que transmitiram mensagens de Deus; são os profetas. Esses homens santos, muitas vezes, vestiam mantos rústicos e deixavam o cabelo crescer. Alguns profetas tinham visões do futuro e do céu.

    Leis para a vida
    A Bíblia mostra às pessoas as leis de Deus sobre o certo e o errado. As grandes leis eram escritas sobre tabletes de pedra.

    Advertências e promessas

  • O que significa a palavra Bíblia

    Salmos e Provérbios
    Na Bíblia, encontram-se salmos ou canções de louvor a Deus, além de provérbios sobre como se deve viver com sabedoria.

    No Novo Testamento, há livros sobre Jesus, que contam o que ele disse e fez.

    Cartas
    Na Bíblia, há cartas escritas por alguns dos primeiros seguidores de Jesus, que ensinam e encorajam uns aos outros.

    História de Jesus

  • A Bíblia como livro

    Os livros da Bíblia foram escritos a tanto tempo, que realmente não se sabe quem escreveu muito deles. A Bíblia foi originalmente escrita em forma de rolo, sendo cada livro um rolo.
    Assim, vimos que os livros sagrados não estavam unidos como os temos hoje. Isso só foi possível com a invenção do papel no século II pelos chineses, bem como a invenção do prelo em 1450 pelo alemão Gutenberg. Os livros antigos tinham forma de rolo (Jr 36.2). Eram feitos de papiro ou pergaminho. O papiro é uma planta aquática que cresce junto a rios, lagos e banhados no oriente, cuja entrecasca servia para escrever.
    Essa planta ainda existe no Sudão, na Galiléia superior e no vale de Sharom. Seu uso na escrita vem de 3.000 a.C.
    O pergaminho é de pele de animais geralmente cabra ou carneiro e seu uso e mais recente; vem dos primórdios da era cristã. É um material gráfico superior ao papiro.
    Ainda hoje, devido aos ritos tradicionais, os rolos sagrados das escrituras hebraicas continuam em uso nas sinagogas judaicas.

    papiro

    pergaminho

  • A Bíblia como livro

    Lucas: O repórter ambulante
    Um homem chamado Lucas, que era, provavelmente, médico, tornou-se seguidor de Jesus pouco depois do tempo em que Jesus viveu na terra.
    Ele conviveu com outros cristãos e viajou com um homem chamado Paulo para levar a mensagem de Jesus a vários países. A partir do que aprendeu, Lucas escreveu dois livros: um sobre Jesus e outro sobre o que aconteceu com os seguidores de Jesus. O primeiro livro é chamado de Evangelho de Lucas; o segundo, Atos (dos Apóstolos).

    O Verdadeiro Autor
    As várias pessoas que escreveram os livros da Bíblia receberam ajuda da mesma maneira: todas foram inspiradas por Deus.

    Paulo: Um homem em missão
    Paulo, que era professor, tornou-se seguidor de Jesus quando teve uma visão milagrosa. Tornou-se missionário e viajou para vários lugares a fim de contar às pessoas a respeito de Jesus e os ensinamentos dele. Paulo continuou mantendo contato com as pessoas, escrevendo cartas.

  • A Bíblia como livro

    Muitos dos livros da Bíblia recebem o nome de pessoas, mesmo que estas pessoas não tenham escrito os livros.
    Alguns dos livros dos profetas recebem o nome dos próprios profetas, mas podem ter sido escritos pelos seguidores dos profetas. Exemplo disso é o Livro de Isaías.
    Outros livros recebem o nome de pessoas porque falam sobre essas pessoas.
    O Livro de Jonas conta a história de um homem chamado Jonas; a mesma coisa acontece com o Livro de Daniel.
    No Novo Testamento, algumas cartas recebem o nome da pessoa de quem as escreveu, como, por exemplo, a Carta de Judas; outras recebem o nome da pessoa para quem foram endereçadas, como, por exemplo, as Cartas de Paulo a Timóteo.

  • A Bíblia como livro

    A Bíblia começou a ser escrita há milhares de anos por pessoas que viviam na região que hoje conhecemos como Oriente Médio. As línguas usadas por elas mudaram com o passar do tempo. Por isso a Bíblia não foi escrita em uma língua apenas, mas em três.

    HEBRAICO
    A maior parte do antigo Testamento foi escrita em hebraico. Quando você lê uma página em português, você lê da esquerda para a direita. Em hebraico, se lê da direita para a esquerda.

    O hebraico deixou de ser a língua do povo judeu alguns séculos antes do tempo de Jesus. Ela foi substituída pelo aramaico. No entanto, o hebraico antigo foi usado para criar o hebraico moderno, falado hoje por judeus no novo Estado de Israel.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.