Curso Online de Médio em Teologia

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A Teologia, é um termo formado por duas palavras de origem Grega; Théos que significa ?Deus? e Logia significa ?Estudo, tratado, dissertação? entre outros. Com base na origem deste termo, muitos são os significados da Teologia. Aqui no ocidente, como veremos neste curso de Médio em, teologia é conhecida como a ciência que trata dos estudos e conhecimentos de Deus e suas relações com o homem e o universo. O objeto de estudo da Teologia e deste curso de teologia é a Bíblia Sagrada. Ao contrário do que muitos acreditam, a teologia não tem como meta dissecar o ser de Deus, mas sim, apresentá-lo a sociedade de forma objetiva.Espero que você enriqueça os seus conhecimentos neste curso de teologia.

Olá,Sou Pastor Fábio presidente da Igreja chamas Vivas Sobre O Altar,graduado em Bacharel em teologia reconhecido pelo Mec e graduado em mestrado pela faculdade Nacional.Espero que vocês aproveite o conteúdo do curso e absorva bastante conhecimento.



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  • Médio em Teologia

    Médio em Teologia

    Com o professo:
    Fábio Silva

  • Apresentação do assunto

    Apresentação do assunto

  • Aula 1 - INTRODUÇÃO 

    Aula 1 - INTRODUÇÃO 

    “Definição: “Etimologicamente falando, o termo” teologia “vem do vocábulo grego “theos”, que significa “deus”, e “logos” que denota” estudo”. Da origem grega, a palavra teologia quer dizer simplesmente “estudos sobre Deus”. Embora não encontremos nas Escrituras a palavra teologia, ela é bíblica em seu caráter. Em Rm.3:2 encontramosta logia tou Theou (os oráculos de Deus); em 1ªPe.4:11 encontramos logia Theou (oráculos de Deus), e em Lc.8:21 temos ton Logon tou Theou (a Palavra de Deus).

  • Platão (427-347 a.C.) usou esse vocábulo com o sentido de história de mitos e lendas dos deuses contados pelos poetas. Na Grécia antiga, os poetas foram os primeiros a se intitular teólogos “por comporem versos em honra aos deuses”, uma vez que teologia referia-se às discussões filosóficas a respeito de seres divinos (teogonias) e do mundo (cosmogonias).

  • No final do século II, Clemente de Alexandria (c. 150-c. 215) contrapôs theologia a mythologia. Aquela, na condição de verdade cristã a respeito de Deus, era superior às histórias da mitologia pagã.
    A palavra “teologia” parece ter sido incorporada à linguagem cristã nos séculos IV e V. Referia-se à genuína compreensão das Escrituras. Contudo, o emprego estava restrito ao conhecimento a respeito da pessoa de Deus. A partir de Theologia christiana, obra de Abelardo (1079-1142), passou a designar um corpo de doutrina. Os pais da Igreja cognominaram o evangelista João de “o teólogo”, por tratar mais detalhadamente do “relacionamento interno das pessoas da Trindade”. Gregório de Nazianzo

  • A palavra TEOLOGIA refere-se ao estudo de Deus.  Quando usada num sentido mais amplo, a palavra pode incluir todas as outras doutrinas reveladas na Escritura. Ora, Deus é o supremo ser que criou e até agora sustenta tudo o que existe, e a teologia procura entender e articular, de uma maneira sistemática, a informação por ele revelada a nós. Assim, a teologia se preocupa com a realidade última. Visto que é o estudo da realidade última, nada é mais importante.  Porque contempla e discuta essa realidade, ela, consequentemente, define e governa cada área da vida e do pensamento. Portanto, assim como Deus é o ser ou realidade última, a reflexão teológica é a atividade humana última.

  • A teologia é um estudo sempre em andamento, pois o homem é finito e não chega a um ponto de compreender plenamente o infinito.
    O texto bíblico apresenta Deus muito mais através do que faz, do que por meio de descrições abstratas e proposicionais.
    Não se deve separar teologia do conceito de revelação, pois é somente pela auto revelação de Deus que se pode conhecer a Deus.

  • Teologia é a ciência de Deus e do seu relacionamento com o homem e o mundo físico e espiritual. É a disciplina que apresenta uma formulação unificada da verdade de Deus e seu relacionamento com a humanidade e o universo conforme a revelação divina os expõe, e que aplica tais verdades a todo aspecto da vida e do pensamento humano.

  • Teologia não é em primeiro lugar produto da atividade humana, mas designa a notícia de Deus divino e revelado por ele. Deus é o objetivo da teologia, toda teologia se deve ao saber de Deus a respeito de si mesmo, então a tese do caráter prático da teologia serve somente a Deus não ao nosso intelecto. O saber de Deus por parte das criaturas não poderia ser um saber prático, e sim somente um saber teórico. O conceito de teologia se expressa de modo mais claro e é plausível em medida máxima se Deus é tomado como o verdadeiro e abrangente objetivo da teologia. Deus é o ponto de referência de todos os temas da teologia. Teologia não é um produto da imaginação humana. 

  • Aula 2 - PENSADORES DA TEOLOGIA

    Aula 2 - PENSADORES DA TEOLOGIA

    É de conhecimento geral que a Palavra de Deus surgiu no contexto histórico do povo judeu. A verdade bem conhecida é que cerca de três quartos da Bíblia foram escritos na língua hebraica. E apesar de quase todo restante das Escrituras ter sido escrito em grego koinê, o raciocínio subjacente à ampla maioria dos documentos do Novo Testamento é nitidamente hebraico. Isso quer dizer que embora as palavras sejam gregas

  •  o pensamento é semítico, hebraico. Portanto, sem dúvida alguma, se há uma língua e cultura importante para os estudos bíblicos conscientes e mais profundos, trata-se do hebraico clássico e moderno. Podemos inclusive afirmar que, sem o conhecimento das línguas originais, não é possível construir uma boa teologia Cristocêntrica e exegética das Escrituras Sagradas.


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  • Médio em Teologia
  • Apresentação do assunto
  • Aula 1 - INTRODUÇÃO 
  • Aula 2 - PENSADORES DA TEOLOGIA
  • SÉCULO I - PAULO DE TARSO
  • SÉCULO II - POLICARPO DE ESMIRNA
  • SÉCULO III - CLEMENTE DE ALEXANDRIA
  • SÉCULO IV -ATANÁSIO DE ALEXANDRIA(295-373)
  • SÉCULO V - AURÉLIO AGOSTINHO
  • SÉCULO IX - JOÃO ESCOTO ERÍGENA 810, Irlanda
  • SÉCULO XII - BERNARDO DE CLARAVAL
  • SÉCULO XIII - SÃO TOMÁS DE AQUINO 
  • SÉCULO XIV - JOHN DUNS SCOT, OU SCOTUS
  • SÉCULO XV - TOMÁS DE KEMPIS OU THOMAS HEMERKEN
  • MARTINHO LUTERO
  • A TEOLOGIA DA GRAÇA DE LUTERO
  • Áudio aula
  • SÉCULO XVI - JOÃO CALVINO
  • SÉCULO XVIII - JONATHAN EDWARDS
  • SÉCULO XIX - CHARLES GRANDISON FINNEY
  • SÉCULO XX - CLIVE STAPLES LEW
  • Aula 3 - DIVISÕES DA TEOLOGIA
  • 3) CONCEITO DE DOUTRINA NO NOVO TESTAMENTO:
  • Aula 4 - DOUTRINA
  • 4) CARACTERÍSTICAS DA DOUTRINA DE CRISTO:
  • OBSERVAÇÃO:
  • Aula 5 - DEFINIÇÕES E ATRIBUTOS DE DEUS
  • Aula 6 - OS NOMES DE DEUS  
  • Os Nomes do Velho Testamento e Seu Significado
  • Os Nomes do Novo testamento e Seu Significado
  • Aula 7 - CRISTOLOGIA 
  • Aula 8 - PARACLETOLOGIA  
  • Aula 9 - TRINITARÍSMO  
  • Aula 10 - HISTÓRICO E TRADUÇÕES DAS ESCRITURAS
  • Aula 11 - O ANTIGO TESTAMENTO  
  • Aula 12 - O NOVO TESTAMENTO
  • Aula 13 - SOTERIOLOGIA
  • Conclusão final do curso