Curso Online de Capelania Escolar
4 estrelas 22 alunos avaliaram

Curso Online de Capelania Escolar

O curso implica levar o conhecimento técnico, em especial aos cristãos evangélicos e ou carismáticos, para que estes com desejo de promov...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso implica levar o conhecimento técnico, em especial aos cristãos evangélicos e ou carismáticos, para que estes com desejo de promover o voluntariado e auxilio aos estudantes de maneira geral, como Auxiliares de Capelania Escolar mas em especial fica o desafio para o preparo aos que desejarem ir às escolas públicas, com intenções de promover além do auxílio aos envolvidos no ambiente escolar, também a Não Violência e sobretudo em especial o amor cristão experimentado na pessoa de Cristo, nosso Senhor.

Gestor de Negócios e Adm voltados para Projetos Sociais e cristãos. 41 anos, educador social há mais de 7 anos, formado em Teologia Pastoral pela Faculdade Teológica do Grande Abc, licenciando em Letras-Espanhol aspirante e praticante da Sociologia e Política.


- Darci Sebastião Pereira Da Silva

- Marcos Henrique Lopes Costa

- Ana Claudia Franco Campos De Souza

- Luciano Gonçalves Vilela

- Ricardo Raul Da Silva Sales

- Leonardo Brandão Carvalho

"SAO CONTEUDOS DE APRENDIZAGEM IMPORTANTE PARA POR EM PRATICA, E SO CONHENCENDO E ESTUDAR QQUSE APRENDE"

- Carlos Pinheiro

"RELMENTE IMPRESSIONA O CONTEÃ?DO DISPONIBILIZADO AOS ALUNO. PARABÄ?NS PELA ORGANIZAÃ?Ã?O."

- Aldo Roberto Da Silva

"exelente"

- Evanilson Silva

"gostei esta bem fudamentado. abraços Edio"

- Edio Bassi Junior

"Por que não é possivel imprimir omaterial usado?"

- Joel Lucas Vandermuren

- Jorge Luís Dos Santos Lacerda

"Bom dia foi muito bom pois aprendi coisas muito importante.Mais faltou um algo para o curso ser melhor que foi a carteirinha ou credencial do curso realizado e nao so o certificado grato abra;os ficam com Deus..."

- Valdir Moises Mazzeo

"Gostei do curso e quero parabenizar a Buzzero pelo trabalho desenvolvido. O curso possibilitou oportunidades novas de adquirir conhecimento e rever alguns conceito que já haviam se perdido ao longo dos tempos. Grata pela atenção. Cleibi"

- Cleibi Irene Benvenutti

- Ana Cristina Pereira Da Silva David

- Paulo Capistrano Da Costa

"É UM CURSO QUE REALMENTE NOS MOSTRA OS PONTO BÁSICOS DENTRO DE UMA CAPELANIA ESCOLAR, MOSTRANDO COMO DEVEMOS NOS COMPORTAR E TAMBEM MOSTRA MUITOS CUIDADOS POR TER RELACIONAMENTOS DIFEENCIADOS, NOS MOSTRA QUE A CAPELAIA REALMENTE ENVOLVE NÃO SÓ ALUNOS MAS TAMBEM TODO O CORPO DOENTE COMO DISSENTE E TAMBEEM FUNCIONARIOS, PARA SER UM CAPLEÃO PRECISA REAMENTE TER VOCAÇÃO, SÃO PROBLEMAS BEM DIFERENCIADOS,PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA OU ENVOLVE FAMÍLIA, CUIDADOS PARA CHEGAR ATÉ LÁ. OUTRO FATO SE NÃO TIVER UMA ESCOLA COM UMA DIREÇÃO QUE ENTENDA O QUE É CAPELANIA ESCOLAR DIRIA QUE SERÁ MUITO DIFÍCIL TRABALHAR. BEM REALMENTE PRECISA TRABALHA MUITO -UMA PONDERAÇÃO QUE FAÇO O PQ NÃO DAR MODELOS DE FICHAS: SEI QUE VÁRIAS MAS PARA AJUDAR QUEM ESTA INICIANDO, PORQUE NÓS CRIAMOS E DEPOIS QUANDO SAIR TEREMOS QUE LEVAR, JAMAIS DEIXARIA NA ESCOLA. UM OUTRO DETALHE QUE SENTI QUANTO O CURSO TUDO BEM, MAS É PENA VOCES NÃO FORNECER A IDENTIDADE PARA O CAPELÃO ISSO QUE É IMPORTANTE, PORQUE TENHO QUE CHEGAR NA ESCOLA E APRESENTAR O CERTIFICADO, FICA ESTRANHO, NÃO! PARA SER SINCERO EU ESPERAVA ALGO MAIS, MAS NÃO POSSO RECLAMAR, MAS FIQUEI SATISFEITO."

- Silas Pagliusi Martins

- Helio Lopes

- Helio Lopes

"otimo"

- Elton Júlio Guedes Alves

"Eu já passaei um e-mail falando sobre esse problema, mas, como é dada essa oportunidade, quero aproveitá-la. O curso poderia ser melhor se houvesse a disponibilidade, para o aluno, do material didático, ou seja, material para consulta, quando necessário. A forma que o curso é apresentado, impossibilita que o aluno guarde esse material. Recebí uma resposta orientando para utilizar "Print Screen", porém, isso não atende. O que precisa é que vocês disponibilizem os slides, ainda que isso tenha algum custo... Gostaria de receber uma resposta mais definitiva sobre esse assuno. Nota: Tenho sim interesse em fazer outros cursos!!!!"

- ClÓvis De Souza Prado Silva

"O curso oferecido é de "Capelania Escolar", mas após receber o diploma você verá que é "Auxiliar de Capelania Escolar" e "Módulo I" - Módulo I de quantos?? Cadê o resto do curso? Onde é oferecido?; isto deveria ser especificado na descrição. Tem conteúdo e respaldo bíblico aceitáveis. O que é lamentável é o diploma, que não vem com o nome do Centro Missionário de Capelania, e sim com o nome gigantesco do Buzzero, e a parte de trás é pior ainda pois no quesito Unidade III está uma bagunça que não dá para entender. Dizer que o preço é baixo não justifica esses erros."

- Lincoln Leandro Ferreira Da Silva

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • centro missionário de capelania
    capelania escolar e capelania geral
    cel. 11 8192 2786

    “fazendo jesus cristo, conhecido e seguido em todo tempo e lugar”.

  • MÓDULO I AUXILIAR DE CAPELANIA ESCOLAR

    módulo i auxiliar de capelania escolar

    introdução

    “porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das escrituras tenhamos esperança. ora, o deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo cristo jesus” (romanos 15.4.5).
    observando as escrituras sagradas, descobrimos que desde o antigo testamento, nosso deus priorizou a instrução, educação e ensino em todas as áreas do saber terreno e celestial, humano e divino, natural e espiritual. somos levados, portanto, ao compromisso com a construção do conhecimento, a partir da palavra de deus e, mais ainda, devemos buscar a revelação da sabedoria divina, em primeiro lugar para o alcance pleno da excelência em qualidade de vida que todos desejamos.

    ao passarmos pelas colunas da história, verificamos que quando o homem tirou deus do centro de sua vida e por conseqüência da família, os pilares de sustentação do respeito, da ética, da boa e respeitosa conduta ruíram. chegamos onde estamos hoje.

    hoje, a realidade social na qual se encontra o nosso país, com a perda de valores acentuando-se cada vez mais, o crescente índice de violência, a proliferação das drogas, sexualidade exacerbada, perda da referência familiar e outros males que assolam nossa sociedade, tudo isso, afeta profundamente nossas escolas, que não sabem mais o que fazer para solucionar problemas tão graves, tirando a atenção das instituições de sua principal missão. o momento exige medidas consistentes, ações eficientes e posturas coerentes que devem ser tomadas para o resgate da ética e do bem estar dos envolvidos.

  • diante deste cenário, a capelania educacional procura atender as necessidades espirituais das pessoas em seu ambiente escolar. o atendimento prioriza indivíduos do corpo docente, discente, funcionários e colaboradores, bem como as famílias que estejam passando por conflitos na esfera pessoal, familiar, doença, luto, problemas financeiros ou outras áreas que gerem conflito interior, comprometendo assim seu rendimento. quando isso acontece, alguns indivíduos ficam debilitados, fragilizados emocionalmente ou apresentam reações inusitadas, como: baixo rendimento no aprendizado, indisciplina em classe e extraclasse e até desatenção comprometedora.
    o trabalho de capelania educacional é levar esperança, consolo, exortação e conforto para que o indivíduo enfrente essa fase de sua vida com mais determinação, segurança e confiança. o capelão, muitas vezes é a única porta que ajudará a pessoa a sair vencedora dessa batalha, sem desistir de lutar. alguém já disse:

    “desistir é uma solução permanente para um problema temporário”.

    o meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento (oséias 4:6). assim se lamentava o profeta oséias. a glória do evangelho de jesus cristo é a de que “todos me conhecerão [ao senhor], desde o menor deles até o maior" (hebreus 8:11). conhecimento espiritual está disponível a todos os filhos de deus hoje. é, pois, não apenas nossa obrigação, mas também nosso privilégio buscar esse conhecimento.

  • Unidade I - Fundamentos da Capelania ___________________________________________________________

    unidade i - fundamentos da capelania ___________________________________________________________

    por que nunca antes as famílias foram tão desagregadas como nos dias de hoje. nossos jovens, adolescentes e crianças estão sendo atacados física, moral, social e espiritualmente.

    as drogas assolam as escolas, as casas e até as igrejas. os relacionamentos ilícitos (graças à mídia) e a gravidez indesejável se tornaram tão comum. os abortos atingiram níveis alarmantes. a violência nas escolas e lares atinge níveis absurdos. nunca antes se precisou da ação da igreja, da sociedade e das organizações não governamentais, como nos dias de hoje.

    a capelania escolar já existe em nosso país a mais de um século e é uma das mais tradicionais. porém, sua atuação sempre ficou restrita apenas nas instituições confessionais, como as escolas batistas, metodistas, presbiterianas e até as católicas e também mais recentemente, junto às “escolas por princípios”, fazem uso deste ministério. porém, cremos que essa é a hora de aperfeiçoarmos este recurso para trabalhar com o ambiente escolar público e privado, como agentes transformadores do reino. é hora de estabelecer o reino de deus e fazê-lo conhecido em todas as escolas.

  • definições o que é ser capelão:
    _____________________________

    define-se por capelão um representante legal, um pastor ou sacerdote, encarregado do ofício em uma capela. sendo responsável pela assistência espiritual em quartéis, presídio, hospitais, escolas, empresas, clubes, entre outros.

    o capelão não é professor, psicólogo, pedagogo ou qualquer outra função do ambiente escolar. o capelão é, antes de tudo um servo, agente do reino de deus a serviço do seu senhor, portanto:

    - deve ser uma pessoa especializada e dotada de habilidades, dons e talentos colocados à disposição de outros, para servir com alegria e sem expectativa de retorno pessoal ou promocional. sua ferramenta de trabalho é a “bacia e a toalha” (marco antonio – capelão esportivo).
    alguém que se propõe a trabalhar sem aparecer, e sem recompensas. seu local de trabalho são os bastidores.

    - voluntário investido do amor divino não julgador, para ouvir e ajudar no encontro de soluções individuais ou coletivas. seu salário é o bem estar alheio.

    - promotor do bem, marcado pela disponibilidade a qualquer momento e lugar sendo muitíssimo útil em tempo de paz e em tempo de guerra. seu tempo é o tempo do seu senhor.

    - missionário com missão especial, dada por deus, para ser o agente reconciliador da criatura com o criador. sua missão é levar o evangelho de cristo através do consolo.

  • Qual é o trabalho do Capelão Escolar? ______________________________________________________

    qual é o trabalho do capelão escolar? ______________________________________________________

    - coordenar todo o trabalho de capelania, respondendo diretamente perante a diretoria da unidade de
    ensino;
    - aconselhamento ao corpo discente, docente, administrativo e outros;
    - dirigir ofícios fúnebres a pedido da família do aluno ou da escola, bem como representá-la.
    - estender seus atendimentos aos familiares dos alunos e funcionários, em hora de aula, por correspondência e ou telefone;
    - acompanhar ou promover os alunos e aos professores em atividades extraclasse tais como: viagens, excursões e jogos estudantis;
    - acompanhar todo o processo de formatura da turma;
    - fazer encaminhamento a profissionais competentes os casos que não façam parte de sua área de atuação e conhecimento;
    - realizar programas nas datas comemorativas que celebrem a família, natal, ano novos, páscoa, dia das mães, dia dos pais, etc...
    - realizar cultos periódicos e segmentados nas dependências da escola se tratando de escolas confessionais somente;
    - promover e ajudar em todos os programas extracurriculares patrocinados pela instituição, a menos que sejam delegados a outros;
    - oferecer orientação bíblica para propostas modernas que contrariam a bíblia e conseqüentemente, o bem estar do ser humano (um bom exemplo é a tendência moderna de escolha da área a se dedicar, que é feita levando tão somente a remuneração prevista, anulando sua vocação);

  • ter o compromisso ético de portar-se como um confidente confiável. ser integro. não usar de sua posição para oferecer vantagens e obter favores dos alunos e de seus pais;
    - interceder por professores, alunos, pais, coordenadores e diretores, bem como, pelos desafios da instituição de ensino;
    - visitar os funcionários nas repartições, sala da administração, direção, etc., interessando-se pelos desafios que estão enfrentando nas áreas profissional e familiar;
    - orar de forma individual para cada segmento, levando uma palavra de refrigério espiritual, consolo, ânimo e entusiasmo, restaurando o bom humor, alegria e paz no coração.

    o perfil do capelão educacional _______________________________________

    ter a vocação
    capacidade para lidar com o contraditório
    mente aberta
    paciência
    conhecimento atualizado
    conhecimento do ambiente escolar
    vida espiritual abundante
    vida familiar equilibrada
    amoroso
    conciliador
    autêntico
    ter espírito de equipe
    conhecimento bíblico adequado
    postura otimista
    autocontrole

  • muitas são as palavras que poderíamos colocar aqui para ilustrar o dia-a-dia da capelania escolar.
    como já dissemos, cada escola é um contexto diferente, formado para pessoas diferentes. mas
    podemos afirmar que o relacionamento ético do capelão, o aconselhamento aos envolvidos no
    ambiente escolar e as diversas áreas de apoio que a capelania pode oferecer, fazem parte desse dia
    a-dia de uma forma geral

    o perfil do capelão deve ser acrescido de exigências, conforme as características da escola e da região e ou/ cultura onde a escola está inserida.esperar que o caso lhe venha ao conhecimento, ou pela própria pessoa ou pela direção da escola, ou, ainda, pelos pais;
    - averiguar se os pais estão sabendo do fato e qual a atitude deles;
    - jamais ser drástico com a adolescente, mas tratá-la como pessoa e com muito cuidado, sem, contudo, aprovar a sua atitude errada;
    - uma vez que o caso aconteceu, jamais incentivar o aborto, em nenhuma hipótese;
    - levar a adolescente a valorizar a vida que tem dentro dela e prepará-la para encarar esse desafio;
    - não procurar resolver o problema do parceiro, a menos que seja solicitado e principalmente se for também da escola;
    - manter o equilíbrio de tratamento: nem privilegiá-la pelo feito, nem menosprezá-la pelo erro.
    ver estatuto da criança e do adolescente e código penal.
    art. 16 – todo o procedimento que envolver esses problemas especiais com estudantes deverá ser relatado à direção da escola, a quem de direito, uma vez que a primeira responsabilidade sobre o aluno é dela.

  • Implantando a Capelania Escolar _________________________________________________

    implantando a capelania escolar _________________________________________________

    não há uma receita para a implantação de uma capelania escolar, nem é prudente que haja uma vez que cada escola é um contexto diferente, apesar de vivenciar as mesmas situações. o que poder dar certo em uma, pode não dar certo em outra. o que é o sucesso em uma, poderá ser um total fracasso em outra. mas, podemos tentar seguir os seguintes passos:

    objetivos da capelania educação
    __________________________________________

    mostrar o amor de deus através das atividades e palavras do capelão;
    compartilhar o amor de deus através dos aconselhamentos;
    ministrar palavras de consolo, exortação e conforto para quem está passando por momentos de
    tensão e necessidade;
    encorajar o indivíduo a se fortalecer nos momentos de crise;
    trabalhar em conjunto com psicólogos e coordenadores da escola;
    contribuir para a comunhão com deus e com o próximo;
    estimular o desejo de a pessoa relacionar-se com deus;
    esclarecer a importância da comunhão com deus e com o próximo;
    ensinar princípios bíblicos de autoridade: pais, líderes e mestres;
    exortar com amor, sempre que necessário, dando orientação ao indivíduo sobre o procedimento que
    teve, levando-o a uma reflexão bíblica sobre os seus atos;
    ouvir as pessoas aflitas. muitas só desejam ser ouvida.

    definir e conhecer a escola a ser alcançada.
    ter uma igreja local como parceira no trabalho.
    elaborar um projeto de capelania voluntária de acordo com a sua realidade e da escola. nunca apresente aquilo que não poderá cumprir. jamais cobre por algum trabalho realizado ou a realizar.
    a consolidação do trabalho se dará de acordo com aquilo que ficou combinado com a escola

  •  Capelania na Prática _____________________________

     capelania na prática _____________________________

    para o capelão exercer a capelania, seja quaisquer área do seu chamado, o mesmo deve estar ciente que este não pode ser um passa tempo, apesar que poderá ganhar experiências novas e experimentar se é sua vocação de fato ou não tal área. o fato é o que me chama atenção a relatar aqui é a condição de que a capelania deve ser vista como chamado, ou vocacionado para este ministério, em especial o “cuidado”, que exercerá esta fascinante área missionária urbana.

    é certo também que o capelão entendendo dessa vocação e sua disposição em servir na determinada área, o trabalho fluirá bem, devido sua dedicação na causa e vale lembrar que é importante nessa missão que o capelão conheça bem e saiba manejar a palavra de deus sempre, pois a mesma se fará muita e necessária, e mais que ela, o próprio conhecimento de deus, e sua relação com ele, é imprescindível.

    através das experiências de nosso senhor e do apóstolo, descobrimos um princípio: se alguém desejar conhecer a deus, tem de aprender a lidar com ele. em outras palavras, precisa tratar com deus e ser tratado por deus. muitos cristãos descuidadamente deixam que dificuldades ou problemas passem sem o devido tratamento de deus. não sabem por que ele lhes manda essas dificuldades. tais pessoas podem ler a bíblia diariamente e parecer que têm algum cones e luz, e, no entanto, ignorarem a mente divina. seu conhecimento é obviamente insuficiente. por esta razão, amados, precisamos tratar com deus e receber tratamento de deus; então verdadeiramente o conheceremos.

    apresentar o projeto para o responsável da escola (geralmente a direção). muitas vezes para se chegar até o responsável, será necessário entrar em contato com outras pessoas, ou com autoridade abaixo deste como (professores, coordenadores, inspetores, etc.), ou superior a ele (conselhos, diretorias de ensino etc. ).
    submeter-se ao processo de aprovação do projeto ( ou modificações no mesmo ), sem abrir mão dos ideais bíblicos. o capelão não pode esquecer que antes de tudo é um agente do reino de deus.

  • muitas são as palavras que poderíamos colocar aqui para ilustrar o dia-a-dia da capelania escolar.
    como já dissemos, cada escola é um contexto diferente, formado para pessoas diferentes. mas,
    podemos afirmar que o relacionamento ético do capelão, o aconselhamento aos envolvidos no
    ambiente escolar e as diversas áreas de apoio que a capelania pode oferecer, fazem parte desse dia-
    -dia de uma forma geral.

    objetivos da capelania educação
    ______________________________________________________

    mostrar o amor de deus através das atividades e palavras do capelão;
    compartilhar o amor de deus através dos aconselhamentos;
    ministrar palavras de consolo, exortação e conforto para quem está passando por momentos de tensão e necessidade;
    encorajar o indivíduo a se fortalecer nos momentos de crise;
    trabalhar em conjunto com psicólogos e coordenadores da escola;
    contribuir para a comunhão com deus e com o próximo;
    estimular o desejo de a pessoa relacionar-se com deus;
    esclarecer a importância da comunhão com deus e com o próximo;
    ensinar princípios bíblicos de autoridade: pais, líderes e mestres;

    exortar com amor, sempre que necessário, dando orientação ao indivíduo sobre o procedimento que teve, levando-o a uma reflexão bíblica sobre os seus atos;
    ouvir as pessoas aflitas. muitas só desejam ser ouvidas.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • MÓDULO I AUXILIAR DE CAPELANIA ESCOLAR
  • Unidade I - Fundamentos da Capelania ___________________________________________________________
  • Qual é o trabalho do Capelão Escolar? ______________________________________________________
  • Implantando a Capelania Escolar _________________________________________________
  •  Capelania na Prática _____________________________
  • A Arte de Contar História ______________________________________________
  • Unidade II –Capelania, uma Missão do Evangelismo e Discipulado __________________________________________________________________________________________
  • Evangelização – Definições:
  • Unidade - III
  • É certo que, para o capelão, é impossível executar todas essas atividades sozinho. Nesse contexto ele será o agente de ligação entre a escola e parceiros para a execução de tais tarefas. Nossas igrejas e agências missionárias estão plenamente capacitadas a oferecer tanto os recursos humanos como estratégicos para isso, eles serão os parceiros da capelania, assim como os profissionais liberais pertencentes ao Corpo de Cristo. Cabe lembrar que a obra é de Deus e que o capelão é, e sempre será, apenas uma das ferramentas em suas mãos. Deus está levantando um exército de consoladores e, um dos campos de batalha, são as nossas escolas, por isso se faz necessário da nossa parte o “eis-me aqui, envia-me a mim”. Para concluir, acima de qualquer palavra aqui escrita, nosso alvo é glorificar o Nome de Deus. Render-lhe toda a adoração e fazer com que seu Nome seja conhecido em toda a terra. Ele sonda e conhece a mente e o coração do homem, por isso colocamos nosso trabalho em capelania em seu altar, para que sua soberana vontade seja feita. A ele seja toda a Glória!
  • EU ESCUTO – ESQUEÇO; EU VEJO – LEMBRO; EU FAÇO – ENTENDO. Da mesma forma que o aconselhamento “funciona” melhor para os alunos, as dinâmicas “funcionam” melhor com o corpo docente e administrativo. O trabalho consiste na ministração de dinâmicas e atividades rápidas (40 a 50 minutos no máximo), semanalmente ou a cada quinze dias, usando parte do tempo da reunião pedagógica. Os princípios utilizados serão sempre os bíblicos e os assuntos abordados, em geral, serão: - Auto estima - Valorização profissional - Relacionamentos: Deus/homem, homem/homem. A proposta também pode contemplar períodos de louvor, de oração e intercessão.