Curso Online de Tecnologia Assistiva
5 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de Tecnologia Assistiva

Uma abordagem sobre o significado, recursos e objetivos da Tecnologia Assistiva. Como esses recursos auxiliam os individuos com NE no dia...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 9 horas

Por: R$ 30,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Uma abordagem sobre o significado, recursos e objetivos da Tecnologia Assistiva. Como esses recursos auxiliam os individuos com NE no dia-a-dia.

Professora do educação infantil, séries iniciais, Magistério, Docencia Superior, Tutoria EAD, Educação Especial, Hiperatividade, Informática na Educação Infantil, Neurolinguistica, Coordenação e Gestão Pedagógica, Consultoria Psicopedagogica Institucional e Clínica, Pesquisadora CNPq-EAD com um artigo apresentado no 4º seminário Nacional de EAD, Escritora autora de artigos publicados, colunista do Portal Educação, cursos on-line e presencial e no momento escrevendo um livro. http://educaaopdg.blogspot.com/ educaaopdg@yahoo.com.br


- Irene Batista Andrade

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • NOÇÕES BÁSICAS SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA
    TUTORA E AUTORA: SONIA Mª. C. DA SILVA
    PEDAGOGA E PSICOPEDAGOGA

  • TECNOLOGIA ASSISTIVA: recursos e acessibilidades

    TECNOLOGIA ASSISTIVA: recursos e acessibilidades

    Email Tutora: educaaopdg@yahoo.com.br
    Email Curso: buzzero@buzzero.com.br

  • MÓDULO I

    MÓDULO I

    SÍNTESE DAS IDÉIAS FUNDAMENTAIS DO CURSO

  • SÍNTESE DAS IDÉIAS FUNDAMENTAIS DO CURSO

    SÍNTESE DAS IDÉIAS FUNDAMENTAIS DO CURSO

    A concepção de que a teoria e a prática se reconstroem reciprocamente compõe um dos subsídios fundamentais na formação do professor. O docente necessita ser um investigante durável da educação que desenvolve e pratica o ensino que teoriza.  Esse procedimento, porém, não procede facilmente do ato de lecionar.  O treinamento diário da práxis pedagógica não alude fundamentalmente em recriar a teoria no aprendizado da práxis a conjectura. 

    http://www.youtube.com/watch?v=qRNMgEnXfZs&feature=related

  • É imperativo um plano intencional da ação docente para consecução desse entrosamento. Apresentamos esse curso como aprimoramento no aspecto da formação continuada objetivando uma prática de ensino e pesquisa, inserida em um contexto tecnológico, aquilatando nossos conhecimentos no contexto da Educação Especial, objetivando a agregação e a habilitação da teoria e prática na sala de aula com alunato NEE.

     

  • PROGRAMA DISCIPLINAR DO CURSO

    PROGRAMA DISCIPLINAR DO CURSO

    Tecnologia Assistiva é uma terminação ainda nova, aplicada para incorporar todo o arsenal de Recursos e Serviços que cooperam para adaptar ou expandir habilidades operacionais de pessoas com deficiência. Consequentemente conduzir a Vida Independente e Inclusão dos indivíduos com deficiência. É também definida como "uma extensa gama de aparelhamentos, benefícios, estratégias e práticas arquitetadas e consagradas para minorar os problemas topados pelos indivíduos com deficiências" (Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995).

    http://www.youtube.com/watch?v=l4NwdDSP72k&feature=related

  • A elaboração da empreitada é aproveitar e discutir o alvitre unido ao processo de aprendizagem da criança especial usando a Tecnologia Assistiva podendo contribuir para que o docente construa o conhecimento de como saber ensinar, de forma que teoria e prática se concluam na ação docente. Objetivos, métodos e conteúdos são os elementos essenciais desse curso e que consolidam a coerência teoria e prática, dimensionando as inclusões entre docente, discente e objeto de conhecimento.

    http://www.youtube.com/watch?v=UL8acRpHrtE&feature=related

  • No Brasil, o Comitê de Ajudas Técnicas - CAT, instituído pela PORTARIA N° 142, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2006 indica o seguinte julgamento para a tecnologia assistiva: "Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade,

  • relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social" (ATA VII - Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) - Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE) - Secretaria Especial dos Direitos Humanos - Presidência da República).

  • O termo Assistive Technology, traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva, foi criado em 1988 como importante meio jurídico dentro da legislação norte-americana conhecida como Public Law 100-407 e foi reconstruído em 1998 como Assistive Technology Act de 1998 (P.L. 105-394, S.2432). Compõe, com outras leis, o ADA - American with Disabilities Act, que regula os direitos dos cidadãos com deficiência nos EUA, além de fornecer a base legal dos recursos públicos para compra dos recursos que estes necessitam.

  • Os Recursos são todo e qualquer item, aparelhamento ou parte dele, produto ou princípio fabricado em série ou sob medida empregado para aumentar, sustentar ou aperfeiçoar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Os Serviços, são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a escolher, adquirir ou empregar os recursos acima deliberados.

    http://www.youtube.com/watch?v=Cu0MaXFhPBg&feature=related


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 30,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • MÓDULO I: SÍNTESE DAS IDEIAS FUNDAMENTAIS DO CURSO
  • MÓDULO II: RECURSOS
  • MÓDULO III: OBJETIVOS E CATEGORIAS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA
  • MÓDULO IV: PERFORMANCE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA
  • MÓDULO V: MODELOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA
  • MÓDULO VI: EDUCAÇÃO ESPECIAL E A TECNOLOGIA ASSISTIVA
  • MÓDULO VII: LEGISLAÇÃO