Curso Online de Avaliação na Educação Física Escolar
4 estrelas 6 alunos avaliaram

Curso Online de Avaliação na Educação Física Escolar

este curso vem a demonstrar a importância da avaliação na Educação Física escolar.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

este curso vem a demonstrar a importância da avaliação na Educação Física escolar.

graduado em licenciatura em educação fisica (FAFOPST); Pós-graduado em Psicopedagogia institucional e clinica (ISEF); Pós-graduado em Educação Física Escolar (FIP); Prof. na Prefeitura de Floresta-PE; Prof. na Prefeitura de Ibimirim.


"Muito bom."

- Jorge Vito Do Carmo Júnior

- Renato Santana De Andrade

"muit bm"

- Maria Cleuza Evangelista Ketty Caldas

- JosÉ RobÉrio Oliveira Da Silva

"adoreiii"

- Erica Dos Santos Contreiras

"bom"

- Isabelle Donato Pereira

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • EDUCAR E FORMAR
    UM DESAFIO POSSÍVEL!
     
    Avaliação na Educação Física Escolar

  • O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouvi, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não saTbe que o custo de vida, do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem de decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil que de sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto, e lacaio das empresas nacionais e internacionais. (Bertolt Brecht)

  • Avaliação na Educação Física Escolar

  • A palavra avaliar significa apreciação da competência ou o progresso de um aluno ou de um profissional, e vem do Latim VALERE, “ter saúde, vigor, força”. Resultou em Português, entre outras, em “valia”, da qual se formou “avaliar”.

    A avaliação na Educação Física escolar, está sendo colocada de lado nas ultimas décadas, isto é, esquecendo a função principal que é avaliar o ensino e a aprendizagem dos alunos.

  • Segundo os PCN’s (1997), considera-se que a avaliação deva ser de utilidade, tanto para que o aluno como para o professor, para que ambos possam dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo.

  • Falar sobe a avaliação na Educação Física escolar é sempre muito complicado, por ser um tema bastante discutido e por existir varias linhas de pensamento a respeito. Uma dessas linhas de pensamento, num passado não muito distante, a avaliação era tecnicista, (atua no aperfeiçoamento do sistema capitalista que é ordem social vigente, articulando-se diretamente com o sistema produtivo cujo interesse é produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, onde é valorizado, nesta perspectiva, não o professor, mas sim a tecnologia. O professor passa a ser um mero especialista, sendo, apenas, um elo entre a verdade científica e o aluno).

  • Nesse período o esporte dominava as aulas de Educação Física e o objetivo de todo professor era somente formar atletas, esquecendo o mais importante que é formar cidadãos de bem.

    Os alunos que eram atletas da modalidade avaliada sempre tiravam as melhores notas em quantos aqueles que tinham um pouco mais de dificuldade em desenvolver as atividades esportivas ficavam normalmente com as notas mais baixas, se sentindo muitas vezes excluídos das aulas e acabavam freqüentando as aulas menos que os que eram atletas da escola.

  • Nesse período não eram observados a participação, a conduta, o empenho e o mais importante, o desenvolvimento do aluno ao decorrer do tempo.

    Segundo os PCN’s (1997), pretende-se avaliar se o aluno participa adequadamente das atividades, respeitando regras, com empenho em utilizar os movimentos adequados a atividade proposta, e se o próprio reconhece e respeita as diferenças individuais e se participa de atividades com seus colegas, auxiliando aqueles que têm mais dificuldade e aceitando ajuda dos que tem mais competência.

  • Com o passar do tempo foi se observando que era necessário um novo método de avaliar os alunos, uma avaliação pouco utilizada mais com bastante eficaz é a avaliação continua e diária, que permite que o professor observe melhor o desenvolvimento do aluno.

  • Um exemplo bastante utilizado nessa época era a prova em forma de circuito. De acordo com a modalidade esportiva em que estivesse praticando naquele período, os critérios adotados pelos professores nessa época eram bastante rígidos, eles anotavam os acertos e os erros, e depois somavam para atribuir as notas dos alunos.

  • Hoje em dia o critério não mudou muito não de tempos atrás, o mais utilizado para está aprovação ou reprovação dos alunos, nas aulas de Educação Física escolar, geralmente é a freqüência dos alunos nas aulas, mais outros critérios também são bastante utilizados como: a qualidade física do individuo, aspectos motores e com ênfase maior os talentos esportivos, como se observa no relato a seguir.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail: