Curso Online de ARGILOTERAPIA

Curso Online de ARGILOTERAPIA

A argiloterapia é o nome dado aos tratamentos efetuados com produtos retirados da terra, com o objetivo de amenizar e cuidar dos desiquil...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas

De: R$ 90,00 Por: R$ 60,00
(Pagamento único)

Mais de 60 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

A argiloterapia é o nome dado aos tratamentos efetuados com produtos retirados da terra, com o objetivo de amenizar e cuidar dos desiquilíbrios físicos e emocionais do homem.
A terra absorve os princípios vitais do sol, da água e do ar, constituindo-se num poderoso agende de recuperação física. Suas propriedades terapêuticas são conhecidas a milênios e fundamenta-se no poder regenerador que tem na terra, a qual atua como um agente de desintoxicação e regeneração física. Ela dissolve as matérias mórbidas, retira as energias perversas do organismo e as substituem por energias de alta qualidade, presentes na terra.
A argiloterapia apresenta vantagens sobre outras terapias, pois permite, por um lado tratar as predisposições patológicas, e por outro corrigir os transtornos funcionais, que não tratados, evoluirão para doenças orgânicas. A argila supre as deficiências do organismo, preenchendo suas carências, além de ser acessível a todas as classes sociais, por ser um remédio barato e fácil de ser encontrado, além de ser um poderoso aliado para os profissionais que trabalham na área da saúde.

Graduada em Fisioterapia pela Universidade UniSant'Anna em São Paulo - SP. Docente a 17 anos de Cursos Técnicos e Livres de Estética e outras disciplinas relacionadas a área da saúde. Especialista em diversas técnicas de massagens tanto orientais como ocidentais. Coordenadora Didática de Técnico Esteticista. Consultora de clínicas estéticas e de fisioterapia com especialização em Dermato Funcional.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • ARGILOTERAPIA

    Prof.ª Maria de Lourdes S. F. Lima

    O uso da terra no combate as enfermidades metabólicas e estéticas do corpo.

  • MÃE TERRA

    Terra, Divina Mãe, que gera todos os seres e cria todas as coisas, cuja influência desperta, acalenta e adormece a natureza. Mãe que fornece a nutrição da vida e a protege com um abraço sustentador. Mãe que nos cura e nos renova a cada dia. Mãe amorosa que recebe o corpo do homem quando o seu espírito se afasta, chamada com razão a Grande Mãe, fonte de poder de deuses e mortais, indispensável para tudo o que nasce ou morre.
    Senhora mãe agradeço por ainda poder morar em ti, por ainda poder apreciar as tuas belezas que apesar da ganância humana ainda resistem através dos campos,mares,rios e florestas... Agradeço ainda poder beber do leite da vida, que jorra dos teus seios. Senhora, Mãe , eu a reverencio e invoco seu sagrado nome para abençoar a minha vida, lhe agradeço pelas dádivas e por me receber no fim da minha jornada!
     
    Prece inglesa do século XII
    (Fonte: http://sitioremanso.multiply.com/journal/item/91)

     

  • A argiloterapia mais conhecida como Geoterapia é o nome dado aos tratamentos efetuados com produtos retirados da terra, tais como argila, barro, cristais e rochas finamente pulverizadas, etc., com o objetivo de amenizar e cuidar dos desiquilíbrios físicos e emocionais do homem.

    As propriedades terapêuticas da geoterapia fundamenta-se no poder regenerador que tem na terra. A terra além de ser fonte de água e alimento é rica em oligoelementos, que são substâncias encontradas em abundância na natureza e em nosso corpo em quantidade mínima, tendo como função catalisar as mais diferentes reações bioquímicas do nosso organismo.
    A terra é um agente de desintoxicação e regeneração física. Ela dissolve as matérias mórbidas, retira as energias perversas do organismo e as substituem por energias de alta qualidade, presentes na terra. É isso mesmo, além de eliminar o que é nocivo ao organismo, a terra vitaliza os tecidos enfermos, descongestionando-os, normalizando a circulação sanguínea e linfática e fortalecendo nossas células.
    .

  • OS OLIGOELEMENTOS

  • Como já foi dito anteriormente os oligoelementos ou micro minerais são elementos químicos essenciais para os seres vivos, geralmente são encontrados em baixa concentração nos organismos, mas são essenciais aos processos biológicos por serem fundamentais para a formação de enzimas vitais para determinados processos bioquímicos como por exemplo a fotossíntese ou a digestão.
    Estas substâncias, são micro nutrientes que intervêm nas reações químicas do corpo, sem muitas vezes fazerem parte dessas reações. Elas atuam como catalisadores ajudando as reações químicas e dessa forma promovendo o bom funcionamento do corpo.
    A falta no organismo de um ou mais oligoelementos faz com que determinadas reações bioquímicas não ocorra ou não ocorram nas proporções adequadas, prejudicando todo o funcionamento do organismo, gerando com isso, diversas enfermidades, desiquilibrando o organismo num todo.
    Era suposto a alimentação fornecer todos estes micronutrientes mas hoje em dia com a agricultura intensiva e acelerada e com os solos empobrecidos, as plantas não conseguem sintetizar esses oligoelementos.

  • Gabriel Bertrand foi o primeiro cientista a descobrir as necessidades dos oligoelementos, tanto para as plantas quanto para os animais e seres humanos.

    O grande pesquisador desta última linha foi o Professor Jacques Menenier, doutor em medicina e colaborador de Aléxis Canel (prêmio Nobel de medicina em 1915). Iniciou suas investigações em 1923, trabalhando tanto no plano experimental como no clínico.

    A Medicina Funcional ou Oligoterapia apresenta vantagens sobres outras terapias, pois permite, por um lado tratar as predisposições patológicas, e por outro corrigir os transtornos funcionais, que não tratados, evoluirão para doenças orgânicas. Portanto permite tratar estados pré-patológicos que se situam entre a saúde e a doença.

  • OS OLIGOELEMENTOS PRESENTES NA ARGILA E SUAS FUNÇÕES

    Cobalto: É um mineral que faz parte da vitamina B12 (cianocobalamina). É essencial para a função normal de todas as células, particularmente das células da medula óssea, sistemas nervoso e gastrointestinal.

    Cobre: neutraliza os radicais livres mantendo os sistemas de defesa da pele e atuando no processo de formação do colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da pele; Promove a absorção do ferro, essencial para as hemáceas, tecido conjuntivo, fibras nervosas e pigmentação da pele, componente de enzimas.

    Cromo: Como principal função, o cromo ajuda a potencializar a função da insulina. Estudos demonstraram que o cromo também age ajudando a diminuir o colesterol, e a evitar doenças do coração. Além disso o cromo pode ser usado como complemento na perda de peso, pois na sua forma de  picolinato de cromo (quando ligado a um aminoácido) ajuda a manter um metabolismo saudável, queimar a gordura e acelerar a perda de peso em pessoas obesas. Também ajuda no aumento da massa muscular.

  • Ferro: Aumenta o volume sanguíneo, aumento de hemoglobina, transporta e armazena o oxigênio.

    Manganês: Componente de enzimas, produção de ossos e tendões.

    Magnésio: O magnésio é um mineral essencial para o corpo humano, necessário para mais de 300 processos biológicos muito importantes, incluindo a produção de ATP e a contração muscular. Muito consumido por pessoas ativas que desejam evitar cãibra muscular; manter um bom funcionamento dos músculos, nervos e densidade óssea; e aliviar contusões.

    Molibdênio: Componente de enzimas, útil no armazenamento de ferro. É absolutamente indispensável à vida dos micro-organismos vegetais e animais e ao desenvolvimento normal do homem.

    Selênio: Atua na produção de energia, protege a membrana celular contra o dano oxidativo.

  • Silício: O silício é um dos doze elementos principais da composição dos organismos vivos. O sangue humano contém cerca de 10mg/l de silício e está presente principalmente nos ossos, no pâncreas, nos tendões, nos músculos, nas glândulas suprarrenais, no baço, no fígado, nos rins, no coração, na tireoide e no timo. Principal componente do colágeno, atua no tom da pele e no viço dos cabelos.

    Zinco: Atua na cicatrização de ferimentos, reação imune, síntese de DNA, essencial para crescimento e reprodução. Promove a redução das linhas finas, normalizando a superfície da pele;

    Outros elementos encontrados nas argilas são Óxido de Alumínio, Cálcio, Sódio, Potássio e fósforo.

    Cálcio: É o mais abundante no organismo. Previne raquitismo, osteoporose, unhas fracas e queda de cabelo; reduz o colesterol; melhora a hipertensão arterial e é usado no tratamento contra a obesidade.

  • Sódio: tem um papel fundamental no metabolismo celular como, por exemplo, na transmissão do impulso nervoso. Participa também nos processos de contrações musculares e na absorção de nutrientes pelas células.

    Potássio: O potássio é um nutriente vital e representa uma importante função no corpo reduzindo os níveis de sódio e ajudando a manter o equilíbrio.

    Fósforo: No corpo humano, 85% da quantidade total de fósforo estão nos ossos, mas também é necessário para o bom desempenho das células. Combinado ao cálcio, ele forma o maior componente dos ossos e dentes.

  • PROPRIEDADES DA ARGILA


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 60,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail: