Curso Online de Algoritmo Básico e Programação C

Curso Online de Algoritmo Básico e Programação C

Em 1973 Dennis Ritchie reescreveu o sistema operacional UNIX em uma linguagem de alto nível (Ling. C). Surgem diversas implementações ut...

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Em 1973 Dennis Ritchie reescreveu o sistema operacional UNIX em uma linguagem de alto nível (Ling. C).

Surgem diversas implementações utilizando C, porém os códigos gerados eram incompatíveis.

ANSI (American National Standard Institute), em 1983 padronizou a ling. C.

GRADUADO EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, COM MAIS DE 10 ANOS DE EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE T.I. Profissional de T.I com enfase em Infraestrutura, Suporte e Desenvolvimento Web, implementação de soluções computacionais utilizando-se de recursos de hardware e software, infraestruturas de redes e integrações de dados, desenvolvimento de soluções e participação em processos de documentações. Certificações: SCMR-A™, SCDM-A™, SCM™, SCMS-A™, SSYB, NCN-A™, SCCS-A™.



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  • Algoritmo Básico e Programação C

    Algoritmo Básico e Programação C

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  • Algoritmo Básico e Programação

    Algoritmo Básico e Programação

    Os algoritmos fazem parte do dia-a-dia das pessoas.
    Um algoritmo pode ser visto como uma sequência de ações executáveis para a obtenção de uma solução para um determinado tipo de problema.

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  • Conceito de Algoritmo

    “Algoritmo é uma sequência de passos que visa atingir um objetivo bem definido.” (Forbellone, 1999)
    “Algoritmo é a descrição de uma sequência de passos que deve ser seguida para a realização de uma tarefa.” (Ascencio, 1999).

    Conceito de Algoritmo

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  • Algoritmo

    Algoritmo

    Segundo Cormen (2002), um algoritmo é qualquer procedimento computacional bem definido que toma algum valor ou conjunto de valores como entrada e produz algum valor ou conjunto de valores como a saída

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  • Algoritmo

    Algoritmo

    Segundo Dijkstra, um algoritmo corresponde a uma descrição de um padrão de comportamento, expresso em termos de um conjunto finito de ações.

    5

  • Algoritmos

    Algoritmos

    Os algoritmos são utilizados para resolver diversos tipos de problemas, por exemplo:
    Comércio Eletrônico;
    Instruções para o uso de medicamentos;
    Indicações de como montar um aparelho;
    Entre outros.

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  • Estrutura de Dados

    Estrutura de Dados

    Quando os dados obtidos na entrada do algoritmo são dispostos e manipulados de forma homogênea no processo de computação de sua saída, trata-se de tipo abstrato de dados.
    Uma estrutura de dados é um meio para armazenar e organizar dados com o objetivo de facilitar o acesso e as modificações (Cormen, 2002).

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  • Estrutura de Dados

    Estrutura de Dados

    Todos os problemas a serem resolvidos por algoritmos possuem dados. Estes são armazenados em estruturas, escolhidas de acordo com as operações que podem ser realizadas sobre elas e com o custo de cada uma dessas operações.

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  • Estrutura de Dados

    Estrutura de Dados

    Estruturas de dados e algoritmos estão intimamente ligados:
    – não se pode estudar estruturas de dados sem considerar os algoritmos associados a elas,
    – assim como a escolha dos algoritmos em geral depende da representação e da estrutura dos dados.

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  • Estrutura de Dados

    Estrutura de Dados

    Para resolver um problema é necessário escolher uma abstração da realidade, em geral mediante a definição de um conjunto de dados que representa a situação real.

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  • Programas

    Programas

    Programar é basicamente estruturar dados e construir algoritmos.
    Programas são formulações concretas de algoritmos abstratos, baseados em representações e estruturas específicas de dados.
    Programas representam uma classe especial de algoritmos capazes de serem seguidos por computadores.

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  • Algoritmo Básico e Programação C
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  • Conceito de Algoritmo
  • Algoritmo
  • Algoritmos
  • Estrutura de Dados
  • Programas
  • Etapas para desenvolvimento de um programa são:
  • Descrever algoritmo
  • Método para a construção de Algoritmo
  • Tipos de algoritmos
  • Exemplo
  • Conceitos Básicos
  • Variável
  • Tipos de Dados
  • Tipos de dados
  • Nomes de Variáveis
  • Atribuição
  • Estrutura Sequencial
  • Exercício
  • Estrutura Condicional
  • Estrutura Condicional Simples
  • Estrutura Condicional Composta
  • Estrutura Condicional Encadeada
  • Estrutura Condicional Múltipla(Seleção)
  • Exemplo Estrutura Condicional Múltipla (Seleção)
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  • Entradas e saídas
  • Entradas e Saídas
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  • Exemplo de ponteiro
  • Exemplo de Ponteiro
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  • Exemplo de Ponteiros e Strings
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  • Formatando as saídas - printf
  • Programando – Exercício 1
  • Programando – Exercício 2
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  • Operadores - Exemplo
  • Comparações e Testes
  • Programa Exemplo – Pre/Pos Incremento
  • Comparações e Testes
  • Operador Sizeof
  • Conversões de Tipos
  • Conversões de Tipos - NOTA
  • Exercícios
  • Estruturas de Decisão
  • Comando if
  • if aninhados
  • Comando if-else
  • Exemplo: Evitar-se divisões por Zero, usando recursos do comando if-else.
  • Comando if-else aninhados
  • Como o computador decide de qual if o else pertence?
  • Exemplo 1: Programa Adulto, Jovem ou Velho.
  • Exemplo 2: Maior entre três números
  • Exemplo 3: Dados 2 números apresente-os ordenados.
  • Comando ?:
  • Exercícios
  • Comando Switch
  • Comando Switch - Ex: uma calculadora
  • Exercício
  • Estruturas de Repetição
  • Comando for
  • Comando for - Exemplo
  • Comando for – loop infinito
  • Comando for – Loop Vazio
  • Comando for – Loop Finito
  • Comando While
  • Comando do - while
  • Exercícios
  • Funções / Procedimentos
  • Procedimentos
  • Funções
  • Variáveis locais
  • Variáveis Locais
  • Variáveis Globais
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  • Passando dados para função
  • Passando dados para função - Exemplo
  • Passando vários argumentos
  • Usando várias funções: calcular a seguinte seqüência
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  • Ex: Calcular a média de 300 alunos
  • Vetores – Observações importantes
  • Vetores – Obs importantes
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  • Estrutras - Utilização do tipo
  • Vetores de Estruturas
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  • Arquivos - fwrite ( ) fread ( )
  • Arquivos - fwrite ( )
  • Arquivos - fseek ( )
  • Exemplo 1: Programa KTOD, que escreve caracteres num arquivo criado/aberto via D.O.S.
  • Referência