Curso Online de CURSO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA
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Curso Online de CURSO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA

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UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, em Ciência da Computação. Técnico em Contabilidade. pelo Colégio SOER Sociedade de Ensino Regional Ltda. Araçatuba, São Paulo.


- João Batista Da Silva Júnior

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  • CURSO DECOMPUTAÇÃO GRÁFICA

    CARLOS ALBERTO DA SILVA

  • Conteúdo do Curso

    Conteúdo do Curso

    Introdução a Computação Gráfica
    Gráficos vetoriais e matriciais
    Dispositivos gráficos
    Programação gráfica com OpenGL
    Geometria
    Câmeras e projeções
    Modelagem geométrica
    Cor
    Iluminação local e global

    Colorização (shading)
    Visibilidade
    Recorte
    Rasterização
    Mapeamentos
    Textura
    Rugosidade
    Ambiente
    Técnicas sobre imagens
    Dithering
    Quantização de cores
    Codificação

  • Introdução a Computação Gráfica

    Introdução a Computação Gráfica

    Neste curso serão abordados, de uma forma genérica, vários tópicos relacionados à
    computação gráfica, com o objetivo de dar ao leitor uma visão geral das áreas existentes dentro desta
    disciplina.
    Por uma definição formal, entende-se que : “Computação Gráfica é a disciplina que trata das
    técnicas e dos métodos computacionais, que convertem dados para dispositivos gráficos e vice-versa”.
    Em uma definição mais informal pode-se definir que: “Computação Gráfica é o veículo de comunicação
    homem/máquina mais adequado à percepção humana.”

  • IMAGENS

    visualização visão

    DADOS

    processamento de imagens

    processamento de dados

  • Partindo-se destas definições pode-se então, conceber um modelo para representação
    das três grandes áreas da Computação Gráfica (como esquematizado na figura a cima).
    Como visualização entende-se que a imagem é gerada através de um modelo matemático que contém os elementos gráficos básicos (linhas , áreas, textos, etc.). Este área é mais conhecida como Computação Gráfica Gerativa e possui diversas áreas de atuação dentro da engenharia, geologia, cartografia, dentre outras.
    O Processamento de Imagens busca o realismo da imagem digital, tentando torná-la
    mais acessível à percepção humana.

  • Exemplos deste tipo de computação gráfica podem ser encontrados nas áreas: de pesquisa biológica, de defesa e pesquisa (interpretação de imagens obtidas por satélites), médicas (raios-X, tomografia), de filmes e vídeo, entre outras.
    A visão baseia-se na obtenção da descrição da imagem digital, fornecida comumente por um
    conversor analógico/digital (Reconhecimento de Padrões). Por exemplo tem-se a “visão” de um robô
    industrial e a “leitura” por computador de caracteres manuscritos.
    De modo a mostrar a generalidade da figura acima, quando se processa somente os dados e
    não há geração de imagens tem-se uma outra área dentro da informática que então é denominada de

  • Processamento de Dados.

    A computação gráfica possui profissionais com formação bastante variada. Engenheiros,
    arquitetos, matemáticos, artistas, médicos, entre outros, utilizam intensamente esta disciplina.
    Destacam-se os seguintes grupos nesta área:
    • Implementa dores de ferramentas: Desenvolvem sistema gráficos básicos (OpenGL, GDI).
    • Programadores de Aplicações: Utilizam linguagens de programação para criação de
    programas específicos utilizando sist. gráficos existentes.
    • “Customiza dores”: Adaptam programas existentes para aplicações
    específicas.
    • Usuários: Utilizam programas existentes para a produção de
    imagens.

  • Estrutura do Curso

    Estrutura do Curso

    Ênfase na parte prática
    Avaliação através de trabalhos de implementação
    C / C++
    OpenGL c/ GLUT
    Grau (nota) baseado no êxito, na qualidade e na criatividade das soluções

  • Plataforma para desenvolvimento

    Plataforma para desenvolvimento

    Ambiente Windows
    Compiladores Cygwin ou Mingw32
    Fonte deve ser compilável em Linux
    (Ferramentas proprietárias não são aceitáveis)
    Ambiente Linux
    gcc / g++
    Mesa
    (ferramentas instaladas por default na maioria das distribuições)

  • Bibliografia

    Bibliografia

    Computer Graphics - Principles and Practice Foley - van Dam - Feiner - Hughes 2nd edition in C - Addison and Wesley
    Notas do Curso ministrado na Universidade de Maryland pelo Prof. David Mount
    ftp://ftp.cs.umd.edu/pub/faculty/mount/427/427lects.ps.gz
    http://www.lcg.ufrj.br/~esperanc/CG/427lects.ps.gz
    Apostila Prof. Paulo Roma
    http://www.lcg.ufrj.br/compgraf1/downloads/apostila.pdf
    http://www.lcg.ufrj.br/compgraf1/downloads/apostila.ps.gz

  • Bibliografia OpenGL

    Bibliografia OpenGL

    OpenGL® Programming Guide, 2nd Edition. Mason Woo, Jackie Neider, Tom Davis. Addison Wesley.
    http://www.lcg.ufrj.br/redbook
    Manual de referência online
    http://www.lcg.ufrj.br/opengl
    Sítio oficial do OpenGL
    www.opengl.org


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  • Arquitetura de Sistemas Gráficos
  • Processador (acelerador) gráfico
  • Programação Gráfica
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