Curso Online de TECNOLOGIA DE OBJETOS

Curso Online de TECNOLOGIA DE OBJETOS

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  • Tecnologia de Objetos Conceitos Básicos

    tecnologia de objetos conceitos básicos

    dennys machado
    igor de souza paiva

  • Objetivos

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    objetivos

    apresentar os princípios básicos da orientação a objetos.
    apresentar os conceitos básicos e termos da orientação a objetos e suas respectivas notações uml.
    apresentar algumas das notações de modelagem da uml.

  • Melhores Práticas da Engenharia de Software

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    melhores práticas da engenharia de software

    a tecnologia de objetos ajuda a implementar as melhores práticas da engenharia de software através de:
    desenvolvimento iterativo;
    uso de arquitetura baseada em componentes;
    modelagem visual.

  • O que é Tecnologia de Objetos?

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    o que é tecnologia de objetos?

    tecnologia de objetos
    conjunto de princípios que guiam a construção de softwares em conjuntos com linguagens de programação, bancos de dados e outras ferramentas que a suportam.

  • Pontos fortes da Tecnologia de Objetos

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    pontos fortes da tecnologia de objetos

    paradigma único.
    facilidade de reuso de arquiteturas e códigos.
    modelos que melhor refletem a realidade.
    estabilidade.
    adaptabilidade a mudanças.

  • O que é um modelo?

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    o que é um modelo?

    “um modelo é uma simplificação da realidade.”

  • Porque devemos Modelar?

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    porque devemos modelar?

    para melhor compreender o sistema em desenvolvimento.
    através da modelagem podemos atingir quatro objetivos:
    visualizar o sistema como gostaríamos que ficasse;
    especificar a estrutura e comportamento do sistema;
    utilizar um padrão para a construção do sistema;
    documentar as decisões tomadas.

  • Porque devemos Modelar?

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    porque devemos modelar?

    nós criamos modelos de sistemas complexos porque não somos capazes de compreendê-los inteiramente.

  • O que é um Objeto?

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    o que é um objeto?

    definição informal:
    um objeto representa uma entidade que pode ser física, conceitual ou de software.
    entidade física
    objeto físico/real
    entidade conceitual
    regra de negócio
    entidade de software
    objeto persistente

  • O que é um Objeto?

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    o que é um objeto?

    uma definição mais formal:
    um objeto é uma entidade com limites bem definidos, que possui identidade e encapsula estado e comportamento.
    o estado é representado por atributos e relacionamentos.
    o comportamento é representado por operações e métodos.

  • Estado do Objeto

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    estado do objeto

    o estado de um objeto é uma das possíveis condições em que este pode existir.
    o estado de um objeto geralmente muda ao longo do tempo.

    professor
    nome: josé da silva
    disciplina: estatística
    data de contratação: 10/01/1998


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  • Tecnologia de Objetos Conceitos Básicos
  • Objetivos
  • Melhores Práticas da Engenharia de Software
  • O que é Tecnologia de Objetos?
  • Pontos fortes da Tecnologia de Objetos
  • O que é um modelo?
  • Porque devemos Modelar?
  • O que é um Objeto?
  • Estado do Objeto
  • Comportamento do Objeto
  • Identidade do Objeto
  • Representação de Objetos na UML
  • Princípios Básicos da Orientação a Objetos
  • O que é Abstração?
  • Exemplos de Abstrações
  • O que é Encapsulamento?
  • O que é Modularidade?
  • Exemplo de Modularidade
  • O que é Hierarquia?
  • O que é uma Classe?
  • Representação de uma Classe na UML
  • Relacionamento entre Classes e Objetos.
  • O que é um atributo?
  • O que é uma Operação?
  • Atributos e Operações
  • O que é Polimorfismo?
  • Exemplo de Polimorfismo
  • O que é uma Interface?
  • Representação de Interfaces
  • O que é um Pacote?
  • O que é um Subsistema?
  • O que é um Componente?
  • Subsistemas e Componentes
  • O que é uma Associação?
  • Papéis em Associações
  • O que é Multiplicidade?
  • Exemplo de Multiplicidade
  • O que é Agregação?
  • Agregação e Composição
  • O que é Navegabilidade?
  • Relacionamentos: Dependência
  • O que é uma Generalização?
  • Exemplo de Herança Simples
  • Exemplo de Herança Múltipla
  • O que é Herdado?
  • O que é Realização?
  • Exemplos de Realização
  • O que são Estereótipos?
  • Exemplo de Digrama de Classes
  • Construindo um Diagrama de Classes