Curso Online de Sinopse de Teoria Geral do Estado
5 estrelas 2 alunos avaliaram

Curso Online de Sinopse de Teoria Geral do Estado

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DISCIPLINA CONCEITOS DA DISCIPLINA OBJETO – MÉTODOS E FONTES SOCIEDADE E ESTADO ORIGEM DO ESTADO ELEMENTOS CONSTITU...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 8 horas

Por: R$ 80,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DISCIPLINA
CONCEITOS DA DISCIPLINA
OBJETO – MÉTODOS E FONTES
SOCIEDADE E ESTADO
ORIGEM DO ESTADO
ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO ESTADO
ESTADO, PODER E DIREITO
FORMAS DE ESTADO
FORMAS DE GOVERNO
SISTEMAS DE GOVERNO

TSS - Troubleshooting Strategist; Consultor em Pesquisa Institucional (E-mec/Inep); Educador e Professor; Palestrante, Autor e Advogado, OAB/MG 94.245. Consultor na área de TSS: Troubleshooting Strategy em Desenvolvimento Educacional, Incremento Profissional, Treinamentos Motivacionais, Recursos Humanos, Neurolinguística, Coaching e Mentoring para colaboradores, profissionais e estudantes, com sólida vivência como palestrante, elaborando e ministrando cursos diversos na formação de líderes, por uma busca constante pela excelência em resultados de curto, médio e longo prazos. http://2013ricardoaugusto.wix.com/svrge


- Adriana Ribeiro De Oliveira

- Suelen Claudiane Lopes Reis

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • SINOPSE DE
    TEORIA GERAL DO ESTADO

  • EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DISCIPLINA
    CONCEITOS DA DISCIPLINA
    OBJETO – MÉTODOS E FONTES
    SOCIEDADE E ESTADO
    ORIGEM DO ESTADO
    ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO ESTADO
    ESTADO, PODER E DIREITO
    FORMAS DE ESTADO
    FORMAS DE GOVERNO
    SISTEMAS DE GOVERNO

  • EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DISCIPLINA

    A TGE é uma disciplina que reúne conhecimentos jurídicos, filosóficos e visa ao aperfeiçoamento do Estado.
    Aristóteles é considerado fundador da ciência do Estado, já que escreveu um tratado sobre o Estado, denominado de “Política”. Também Platão escreveu sobre o Estado em sua obra “República”.

  • EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DISCIPLINA
    Na Idade Média, diversos autores, assim como Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino produziram estudos sobre o Estado, mas foi no século XVI que Maquiavel, em sua obra “O Príncipe” lançou os fundamentos da política como arte de governar os Estados, depois vieram autores como Hobbes, Locke, Montesquieu e Rousseau, sustentando a existência do poder político na própria natureza humana. Finalmente, no século XIX e que se desenvolveu, especialmente na Alemanha, um trabalho de sistematização da ciência política defendido por Georg Jellinek, a quem se deve a criação de uma TGE, como disciplina autônoma, tendo por objeto o conhecimento do Estado.

  • CONCEITOS DA DISCIPLINA
    "É a ciência geral que integra em sua síntese os princípios fundamentais das diversas ciências sociais, jurídicas e políticas que têm por objetos o Estado considerado em relação a determinados momentos históricos, e estuda o Estado de um ponto de vista unitário, em sua evolução, organização, funções e mais típicas formas, com o intuito de determinar-lhe as leis de formação, o fundamento e a finalidade". Alessandro Groppali.

  • CONCEITOS DA DISCIPLINA
    "A TGE é a ciência geral que, na análise dos fatos sociais, jurídicos e políticos do Estado, unifica esse tríplice aspecto e elabora uma síntese que lhe é peculiar, para estudá-lo e explicá-lo na origem, na evolução e nos fundamentos de sua existência“, Aderson de Menezes.

  • OBJETO – MÉTODOS E FONTES
    Quanto ao seu objeto, de maneira ampla, é o estudo do Estado sob todos os aspectos, incluindo a origem, a organização, o funcionamento e as finalidades.
    É o estudo do Estado em geral, do Estado como fato social, ou seja, é a ciência que investiga e expõe os princípios fundamentais da sociedade política, denominada Estado, sua origem, estrutura, forma e finalidades.
    Com relação ao método de estudos, podemos citar o indutivo, o dedutivo e o analógico. No entanto, a predominância do aspecto jurídico e a orientação sociológica e política.

  • SOCIEDADE E ESTADO

    Os agrupamentos primários

    O homem é um ser social e, portanto não sobrevive sozinho, para sobreviver precisa se associar, unir-se aos seus iguais.

    Assim sendo, vemos que os agrupamentos primários são aqueles onde existe uma associação, mas que ainda não apresentam um fim, não estão submetidos a um poder, não visam o bem comum.

  • SOCIEDADE E ESTADO

    Origem da sociedade - Origem natural da sociedade

    O antecedente mais remoto da afirmação de que o homem é um ser social por natureza encontra-se no séc. IV aC, em Aristóteles. Para este só o indivíduo de natureza vil ou superior ao homem, viveria isolado. Nesta mesma ordem de ideias, temos inúmeros autores medievais como São Tomás de Aquino, os quais entendem que o homem é, por natureza, animal social e político e precisa viver em multidão.

  • SOCIEDADE E ESTADO

    Origem da sociedade - Origem natural da sociedade

    Autores modernos se filiam a essa mesma corrente e entendem que o homem é induzido fundamentalmente por uma necessidade natural, porque o associar-se com outros é condição essencial de vida, pois só desta maneira poderá conseguir satisfazer as suas necessidades. Assim, para os autores que defendem essa teoria a sociedade é produto da conjugação de um simples impulso associativo natural e da cooperação da vontade humana.

  • SOCIEDADE E ESTADO

    Origem da sociedade - Origem natural da sociedade

    Opõe-se a esse pensamento o Contratualismo. Os contratualistas entendem que a sociedade é somente o produto de um acordo de vontades, um contrato hipotético celebrado pelos homens. A esse respeito, predomina aceitação no sentido de compreender ser a sociedade resultante de uma necessidade natural do homem, sem excluir a participação da vontade humana.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 80,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail: