
Curso Online de Bioquímica Médica
Conteúdos sobre biomoléculas e metabolismo relacionados a doenças crônicas não transmissíveis e redução do risco destas.
Continue lendo
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):


-
Bioquímica Médica
- Carboidratos
-
Bioquímica Médica
-
Duas principais funções são relacionadas aos carboidratos. A primeira é a energética, em que as moléculas são convertidas em energia para os trabalhos celulares, armazenada em nosso organismo sob a forma de ATP. O carboidrato pode ser armazenado para posterior utilização. Nas plantas este processo ocorre nos amiloplastos e a forma armazenada é o amido. Já nos animais armazena-se o glicogênio no fígado e nos músculos.
-
Outra função importante dos carboidratos é a estrutural, em que polímeros insolúveis funcionam como elementos estruturais e de proteção nas paredes celulares bacterianas e vegetais e nos tecidos conjuntivos de animais.
-
Ainda atuam como lubrificante e participam do processo de reconhecido e coesão entre células, participam da composição dos ácidos nucleicos e quando covalentemente ligados a proteínas ou lipídeos podem atuar na sinalização para determinação da localização intracelular ou destino metabólico de compostos.
-
O glicogênio hepático é importante no processo de controle de glicemia, e o glicogênio muscular é a grande fonte energética durante o movimento muscular. O glicogênio está localizado no retículo endoplasmático liso das células hepáticas e musculares.
-
As glicosaminoglicanas estão presentes nos espaços extracelulares, como uma matriz gelatinosa que embebe o colágeno e outras proteínas, particularmente os tecidos conjuntivos. Tanto a sua carga elétrica quanto a sua estrutura macromolecular colaboram com o seu papel de lubrificar, formando soluções de alta viscosidade e elasticidade pela grande absorção de água.
-
A produção de glicose a partir de esqueletos de carbono é necessária, uma vez que em alguns tecidos, como nos testículos, as hemácias e a medula renal utilizam exclusivamente a glicose para a produção de ATP. Portanto, na falta de glicose no sangue esses tecidos morreriam. Além disso, o cérebro também utiliza grandes quantidades de glicose diariamente, provenientes da dieta ou produzidas via gliconeogênese. A diferença é que o cérebro também pode usar como fonte de energia os corpos cetônicos que são convertidos em acetil-CoA e levados para o ciclo de Krebs.
Dalpai, Débora Bioquímica médica para iniciantes [recurso eletrônico / Débora Dalpai, Alethéa Gatto Barschak ; ilustrações. -
Sob condições anaeróbicas, o piruvato é convertido em lactato, sob ação da enzima lactato desidrogenase (LDH), e também ocorre a oxidação de NADH a NAD+. Essa oxidação é necessária, uma vez que NAD+ é um substrato sem o qual a glicólise cessaria
-
O diabéticos têm 3 a 5 vezes mais risco de desenvolver doença cardiovascular do que indivíduos não diabéticos. Cerca de 80% dos diabéticos tem como causa de morte as doenças cardiovasculares.
Pagamento único

Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Carboidratos
- Lipídios
- Aminoácidos
- Porfirinas
- Proteínas
- Enzimas
- Metabolismo I
- Ácidos Nucleicos e Introdução à Genômica Nutricional
- Metabolismo II
- Nutrição e Cicatrização
- Carcinogênese
- Obesidade
- Aterosclerose
- Atividade Física e Saúde
- Osteoporose