Curso Online de Guia Prático de Mamografia
3 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de Guia Prático de Mamografia

Noções de Mamografia

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Noções de Mamografia

Técnica em Radiologia


- Vanessa Galvão Dos Santos

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Guia Prático de Mamografia

    Guia Prático de Mamografia

  • Introdução:

    Introdução:

    A mamografia de rotina, conhecida em alguns países como "screening", é o exame das mamas realizado com baixa dose de raios x em mulheres assintomáticas, ou seja, sem queixas nem sintomas de câncer mamário. A mama é comprimida rapidamente enquanto os raios x incidem sobre a mesma. A imagem é interpretada por um radiologista especialmente treinado para identificar áreas de densidades anormais ou outras características suspeitas.

  • Os paciente que procuram o exame de Mamografia podem ser divididos em dois grupos:

    1º. Os que tem algum sintoma, como por exemplo, dores e nódulos ;

    2º. Os que chamados de assintomáticos, isto é, que não possuem nenhum sintoma, mas procuram o exame de forma preventiva para a detecção precoce do câncer de mama.

  • O que devemos observar é como esta o psicológico desta paciente através de uma conversa prévia antes da realização do exame. Muitas pacientes já chegam a sala de exames esperando sentir muita dor, com vergonha de expor uma parte tão intima e ansiosa pelo diagnóstico.

    Por isso devemos esclarecer a respeito de todos os procedimentos que serão feitos e procurar deixar a paciente a vontade para questionar.

  • Objetivo

    Objetivo

    O objetivo da mamografia é detectar o câncer enquanto ainda muito pequeno, ou seja, quando ele ainda não é palpável em um exame médico ou através do auto-exame realizado pela paciente. Descobertas precoces de cânceres mamários através da mamografia, aumentam muito as chances de um tratamento bem-sucedido. Um exame anual de mamografia é recomendado para todas as mulheres acima de 40 anos. Resultados registrados pela American Cancer Society, em uma recente avaliação em oito clínicas escolhidas aleatoriamente, demonstraram que houve 18% menos mortes em decorrência de câncer mamário entre mulheres com 40 anos ou mais que haviam feito mamografia periodicamente. Os benefícios da mamografia quanto a uma descoberta precoce e a possibilidade do tratamento do câncer mamário são muito significativos, compensando o risco mínimo da radiação e o desconforto que algumas mulheres sentem durante o exame.

  • Mamografia diagnóstica

    Mamografia diagnóstica

    A mamografia diagnóstica, por sua vez, é o exame de raios x das mamas realizado quando há a suspeita da existência de uma anomalia, sendo que massas e microcalcificações são as duas mais comuns. Esta suspeita se inicia quando há a descoberta de uma lesão palpável (nódulo), por exemplo por meio de auto-exame ou após o estudo de uma área previamente identificada em uma mamografia de rotina. A mamografia diagnóstica pode mostrar que a anomalia (lesão) tem uma grande probabilidade de ser benigna (não cancerosa) ou que características suspeitas de malignidade (câncer) podem ser observadas, e neste caso, normalmente é recomendada então uma biópsia (amostra do tecido). 

  • O que esperar de um exame de mamografia

    O que esperar de um exame de mamografia

    O exame de mamografia é obtido através de um aparelho chamado mamógrafo. No exame, a mama é comprimida para que seu achatamento possibilite a redução das doses de raios-x, a uniformização dos tecidos, além de manter a mama imóvel. A dose de radiação é bem baixa e a exposição aos raios x é rápida. Neste estágio, também é possível a tomada de imagens especiais, com a ampliação da imagem. 

  • POSIÇÃO: a correta posição da mama durante a mamografia é extremamente importante para assegurar que a imagem mostre todo o tecido mamário e também a axila (região abaixo do braço). O técnico se certificará de que toda a mama esteja situada sobre a película de raios x e que nada bloqueie os raios x (como, por exemplo, uma jóia, o ombro ou a mama oposta). 
    COOPERAÇÃO DO PACIENTE: o técnico deverá lhe informar todas as etapas da mamografia para assegurar sua inteira participação e cooperação durante o exame. Durante a exposição aos raios x, você deverá permanecer absolutamente imóvel e prender a respiração para evitar a possibilidade de distorcer a imagem em função da movimentação.  

    COMPRESSÃO: a compressão é necessária para imobilizar a mama e uniformizar o tecido da mama, permitindo uma melhor imagem. A compressão da mama pode às vezes causar algum desconforto, mas leva pouco tempo. Assim, você sente a compressão, mas não uma dor significativa. Se sentir dor, informe ao técnico.

  • Conceitos preliminares da Mamografia

    Conceitos preliminares da Mamografia

    MAMOGRAFIA = A mamografia é um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas. Homens e mulheres podem desenvolver câncer de mama. A mamografia de rotina é a melhor oportunidade de detectar precocemente qualquer alteração nas mamas antes até que o paciente ou médico possam notá-las ou apalpá-las. De acordo com o FDA, órgão americano de vigilância sanitária, a mamografia pode detectar um câncer de mama até dois anos antes de ele ser palpável. A mamografia é, ainda, o mais eficaz método de diagnóstico para a detecção de câncer de mama, quanto mais precoce a remoção do tumor na fase inicial, a estratégia é mais eficiente na redução da taxa de mortalidade das pacientes e melhor qualidade de vida.

  • MAMOPLASTIA = A mamoplastia redutora é uma cirurgia estética com a finalidade de reduzir o tamanhos dos seios para que esses fiquem mais proporcionais. A cirurgia ainda suspende os seios e retira o excesso de pele e tecido mamário existentes. A mamoplastia de aumento é uma cirurgia estética com a finalidade de aumentar o tamanho dos seios através da aplicação de prótese. O resultado da mamoplastia de aumento deve ser uma melhor harmonia entre a forma e o volume dos seios pelo aumento e suspensão nos casos de seios caídos.  MAMOTOMIA = É um tipo de biópsia de mama. A mamotomia é realizada por um aparelho de estereotaxia digital. A grande diferença entre a mamotomia e a biópsia tradicional (core biópisa) é que ao invés de usar uma agulha acoplada a uma pistola automática a mamotomia utiliza um moderno sistema de sucção a vácuo que permite uma retirada maior de fragmentos aumentando a probabilidade do diagnóstico. A principal indicação da mamotomia é na investigação das microcalcificações. 

  • Mamografia Digital

    Mamografia Digital

    Um dos recentes avanços do estudo da mama  é a Mamografia Digital (computadorizada)
    Esta se assemelha à convencional por usar raios X na produção das imagens, porem o sistema é equipado com receptor digital e um computador (estação de trabalho). O radiologista visualiza a imagem em um monitor de alta resolução que permite alterar a orientação, brilho, contraste e magnificar uma região de interesse, se necessário, sendo possível laudar o exame com maior precisão.Os procedimentos são os mesmos, porem mais rápidos e a paciente recebe menor dose de raios X, com maior qualidade diagnóstica e menor número de repetições de exposições durante o exame. É bom lembrar que a compressão da mama continua sendo necessária para ambos os métodos, uma vez que somente a mamografia pode detectar um câncer de mama até dois anos antes de ele ser palpável, e é a compressão ideal que trará o resultado satisfatório para o exame.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Guia Prático de Mamografia
  • Introdução:
  • Objetivo
  • Mamografia diagnóstica
  • O que esperar de um exame de mamografia
  • Conceitos preliminares da Mamografia
  • Mamografia Digital
  • Anatomia da mama
  • Posicionamento e considerações técnicas