Curso Online de Agentes Ambientais
4 estrelas 23 alunos avaliaram

Curso Online de Agentes Ambientais

A questão ambiental ganhou nas últimas décadas, um espaço social relevante, fazendo-se presente no cotidiano das pessoas e das instituiçõ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 40 horas

Por: R$ 27,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

A questão ambiental ganhou nas últimas décadas, um espaço social relevante, fazendo-se presente no cotidiano das pessoas e das instituições. No mundo de hoje, já se coloca a necessidade de refletir e de agir sobre os impactos e ameaças que pesam sobre a qualidade de vida no planeta Terra. Considerando a educação ambiental uma ação multidisciplinar, o curso procura aprofundar a consciência cívica e a responsabilidade social dos cidadãos, assim como subsidia-los com fundamentação teórica a fim de capacitá-los como cidadãos e agentes multiplicadores e facilitadores de controle ambiental.

Engenheiro Civil, graduado na Universidade Federal do Ceará (UFC) no ano de 2005, com pós-graduação Lato Sensu no Curso de Gestão e Direito de Trânsito na FALC, curso de extensão universitária em Meio Ambiente, curso de extensão universitária em Higiene e Segurança do Trabalho, curso de extensão em CAD, curso de extensão em orçamentos públicos e planejamento estratégico e vários outros curso na área da tecnologia, tendo experiência em gerenciamento e planejamento estratégico de obras de engenharia civil de alta complexidade técnica de segurança em trabalhos em altura e em projetos de arquitetura, cálculo estrutural, instalações hidro-sanitárias. Experiência voltada na elaboração de orçamentos, laudos técnicos, inspeções prediais, avaliações de imóveis e perícias na área da engenharia civil.


"Sem dúvidas muito bom! Esse eu recomendo."

- Andreia Sanches Batisti

- Antão Aparecido Martins França

- Simone Reis Dos Santos

- Felipe De Souza Martins

- José Luís Neves Batista

- Thiago Ferraz Nogueira

- Aecio Alves Freire

- David Evangelista

- Rafael Aragão De Souza

- Francisca Lopes Da Silva

- JoÃo Carlos Da Silva Moura

- Rafael Peixoto Nolasco

"curso bom mas com muita leitura seria bom se colocassem alguns videos para ajudar a prender a atenção do aluno fixar mais o assunto faço cursos pelo senasp e eles usam essa tecnica e funciona muito bem."

- Rodrigo Rosa Do Desterro

"Muito bom e bem explicada, estou satisfeito com os resultados e conhecimentos que adquiri com o curso, apenas gostaria que o curso fosse em vídeo aula."

- Ruy José Da Silva

- Luiz Carlos Oro

- Sonedy Santana Gomes De Oliveira

- Delso Jose Francisco

- José Braz Da Silva

- Jocirene Dos Santos Da Silva

- Simião Alves Ferreira Netto

- Erivan Francisco Silva

"poderia ter menos conteudo...muita assuntos coisa que não precisa ter . o curso poderia ser mais ojbetivo e mais resumido"

- Vanessa Carine Silva Medrado

- Ronilson Richardson Fragoso De Souza

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • AGENTES AMBIENTAIS

    BEM-VINDO AO CURSO

  • APRESENTAÇÃO

    APRESENTAÇÃO

    A questão ambiental ganhou nas últimas décadas, um espaço social relevante, fazendo-se presente no cotidiano das pessoas e das instituições. No mundo de hoje, já se coloca a necessidade de refletir e de agir sobre os impactos e ameaças que pesam sobre a qualidade de vida no planeta Terra.

  • APRESENTAÇÃO

    APRESENTAÇÃO

    Hoje, a questão ecológica não pode ficar fora da agenda de qualquer pessoa ou organização minimamente comprometida com o meio ambiente e a qualidade de vida. A gestão ambiental, casamento entre ecologia e negócios, é uma realidade cujos efeitos econômicos tornam-se cada vez mais profundos e impactantes. A necessidade de preservar as condições de vida no planeta nos coloca num caminho sem volta. Portanto, é premente que se inicie uma revisão completa das concepções de progresso que nortearam os modelos de desenvolvimento social e econômico nos últimos séculos. A definitiva opção pelo desenvolvimento sustentável baseado na gestão ambiental tem, além do fator econômico, um determinante humano.

  • APRESENTAÇÃO

    APRESENTAÇÃO

    Considerando a educação ambiental uma ação multidisciplinar, o curso procura aprofundar a consciência cívica e a responsabilidade social dos cidadãos, assim como subsidiá-los com fundamentação teórica a fim de capacitá-los como agentes multiplicadores e facilitadores de controle ambiental.
    Com os recentes dados publicados acerca do clima pelo IPCC, faz-se urgente um trabalho de educação formal com o objetivo de preparar Agentes Ambientais para monitorar o meio ambiente do seu entorno geográfico e divulgar boas práticas de preservação e conservação do planeta.

  • OBJETIVOS DO CURSO

    OBJETIVOS DO CURSO

    Contribuir para a melhoria da compreensão pública sobre mudanças climáticas, educação ambiental e responsabilidade social e ambiental.
    Conscientizar e informar a sociedade sobre a importância da educação ambiental para a melhoria das condições de vida no planeta Terra.
    Socializar experiências de educação ambiental bem sucedidas.
    Podendo se matricular todo e qualquer cidadão, residente em qualquer região do país ou exterior, independente do grau de escolaridade, nacionalidade, idade, sexo ou etnia.

  • Metodologia

    Metodologia

    O curso é composto de módulos, com conteúdos específicos sobre os temas do curso. O aluno deverá escolher onde, quando e como estudar, de acordo com suas conveniências.
    Para um bom desempenho e maior eficiência nas atividades de aprendizagem é importante adotar algumas rotinas e procedimentos como:
    Ler os módulos refletindo acerca dos conceitos, idéias e exemplos apresentados pelos autores. Recomenda-se que seja realizada uma primeira leitura de todo o texto, para ter uma idéia geral do que se trata. Uma segunda leitura pode ser mais acurada. Procure sempre identificar os conceitos mais relevantes e as idéias chaves que o(s) autor(es) apresentam.

  • MÓDULO I

    MÓDULO I

    A IMPORTÂNCIA DOS AGENTES AMBIENTAIS

  • RESUMO DO MÓDULO

    Este módulo introduz o estudo sobre a importância do conhecimento acerca de conceitos que norteiam o tema mudanças climáticas visando fundamentar a atuação de agentes ambientais. Para tanto, procura analisar a evolução histórica das Conferências do Clima (COP), destacando os principais resultados obtidos em cada uma e os entraves causados por países que encontram dificuldades de assumir compromissos de redução dos agentes poluentes.
    Neste percurso, a Eco-92 e o Protocolo de Kyoto de 1998 representam marcos importantes na evolução das políticas ambientais para proteção do Planeta.
    No que se refere a COP 15, seu principal objetivo era aprovar um novo acordo climático que reduziria substancialmente as emissões de GEE após 2012, quando termina o primeiro período de compromissos do Protocolo de Kyoto. Mereceram destaque as metas brasileiras, pois o governo federal decidiu ser mais ousado na proposta que apresentou em Copenhague, incluindo metas específicas para diminuir emissões Amazônia, no cerrado, na agropecuária, na área de energia e na siderurgia.
    Porém o resultado prático da COP 15 foi considerado um dos maiores fracassos da diplomacia mundial. Mas, por outro ela serviu para mobilizar milhões de pessoas em todo o mundo.

  • RESUMO DO MÓDULO

    Porém o resultado prático da COP 15 foi considerado um dos maiores fracassos da diplomacia mundial. Mas, por outro ela serviu para mobilizar milhões de pessoas em todo o mundo.
    Organizações de todos os setores da sociedade produziram ações relacionadas ao evento que demonstraram o desejo de construção de uma sociedade mais sustentável do que a atual, culminando em 2010 com a COP 16, que apesar de algumas ressalvas, os resultados, assim como a transparência nas negociações foram saudados por ambientalistas. Se destaca a participação do Brasil, visto o mesmo ter aprovado um decreto que regulamenta a política nacional de mudanças climáticas, sendo o primeiro país a apresentar um cenário concreto de redução de emissões.
    Paralelamente a isso, se espera que população mundial tenha a consciência que a solução virá através do uso de diferentes e avançadas tecnologias, que devem ter o seguinte tripé: energia, transporte e engenharia.
    Por fim, em 2011, as esperanças do planeta estarão centralizadas em Durban, na África do Sul, onde será realizada a COP 17. Mas é sempre válido lembrar que cada um de nós precisa fazer a própria parte, todos os dias.

  • OBJETIVOS DESTE MÓDULO

    Explicitar a importância da atuação de agentes ambientais para contenção das mudanças climáticas.
    Analisar a evolução histórica das Conferências do Clima (COP) e promover uma reflexão crítica sobre os resultados da COP 16.
    Discutir as atuais metas brasileiras frente aos diferentes setores econômicos.
    Destacar as principais tecnologias disponíveis na atualidade para proteção dos ecossistemas e populações humanas frente às mudanças climáticas.

  • Introdução

    As constantes e significativas agressões ao meio ambiente repercutem diretamente na vida das pessoas. Torna-se cada vez mais urgente e necessária atingir uma integração harmônica entre o homem e a natureza. Este curso se propõe a discutir temas que despertarão a reflexão crítica sobre problemas socioambientais do Brasil, procurando sensibilizar os leitores para a importância do engajamento e atuação como agentes ambientais. O propósito é gerar uma grande mobilização comunitária para multiplicar novos conhecimentos para o maior número de pessoas que estão preocupados com o presente e o futuro do nosso planeta.
    Nesse sentido, a formação de agentes ambientais é um passo fundamental para alicerçar um mundo melhor. Mas o que faz um agente ambiental? Agentes ambientais são representantes da sociedade civil em ações de fiscalização do meio ambiente e deve, dentre outras tarefas:


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 27,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Curso de Agentes Ambientais
  • 1 - Apresentação
  • 2 - Objetivos
  • 3 - Metodologia
  • 4 - Principais resultados das conferências
  • 5 - Protocolo de Kyoto
  • 6 - A COP 16 em síntese
  • 7 - Política Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC)
  • 8 - Tecnologias de preservação ambiental
  • 9 - Usando tecnologia para combater as mudanças climáticas: engenharia
  • 10 - A participação popular na busca de soluções
  • 11 - Instrumentos constitucionais a disposição do cidadão
  • 12 - Educação ambiental na sala de aula
  • 13 - Uma teia ambiental
  • 14 - O ambientalismo como movimento social
  • 15 - A importância da Lei Nº 6.938/81
  • 16 - SISNAMA - Sistema Nacional do Meio Ambiente
  • 17 - CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente
  • 18 - O SINIMA - Sistema Nacional de Informação sobre o Meio Ambiente
  • 19 - A história do CONDEMA, SISNAMA e SINIMA
  • 20 - Sociedade, meio ambiente e educação
  • 21 - Síntese histórica da conscientização ambiental
  • 22 - O LIXO
  • 23 - Biomas Brasileiros
  • 24 - Unidade de Conservação
  • 25 - Objetivo e importância da criação das Unidades de Conservação
  • 26 - Áreas de Preservação Ambiental (APP)
  • 27 - Florestas: as guardiãs das águas
  • 28 - Águas e cidades
  • 29 - Coleta Seletiva e Reciclagem
  • 30 - Coleta Seletiva x Reciclagem
  • 31 - Reciclagem: aspecto energético
  • 32 - Considerações Finais
  • 33 - Referências