Curso Online de Cuidador de Idosos
Existem vários conceitos de envelhecimento, variando de acordo com a visão social, econômica e principalmente com a independência e quali...
Continue lendoAutor(a): Solleny Alice Oliveira
Carga horária: 80 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
CUIDADOR DE IDOSOS
-
Capacitação em Cuidador de Idosos
Curso Online - ENVELHECIMENTO
-
TEORAS DO ENVELHECIMENTO BIOLÓGICO
Teoria do Erro da Síntese Proteica;
Teoria do Desgaste;
Teoria Genética;
Teoria Neuroendócrina;
Teoria dos Radicais Livres;
Teoria Imunitária;
Teoria da Atividade. -
ENVELHECIMENTO
O envelhecimento populacional é uma resposta à mudança de alguns indicadores de saúde, especialmente a queda da fecundidade e da mortalidade e o aumento da esperança de vida.
Não é homogêneo para todos os seres humanos, sofrendo influência dos processos de discriminação e exclusão associados ao gênero, à etnia, ao racismo, às condições sociais e econômicas, à região geográfica de origem e à localização de moradia.
O envelhecimento pode ser compreendido como um processo natural, de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos. O que, em condições normais, não costuma provocar qualquer problema. -
No entanto, em condições de sobrecarga como, por exemplo, doenças, acidentes e estresse emocional, pode ocasionar uma condição patológica que requeira assistência - senilidade.
Cabe ressaltar que certas alterações decorrentes do processo de senescência podem ter seus efeitos minimizados pela assimilação de um estilo de vida mais ativo.
Definir envelhecimento é algo muito complexo, biologicamente é considerado um processo que ocorre durante toda a vida.
O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades.
O mundo está envelhecendo. -
Caracterizou-se o envelhecimento natural como “a progressiva incapacidade de manutenção do equilíbrio homeostático em condições de sobrecarga funcional”.No nosso corpo, os mecanismos mantenedores da homeostase, desde os mais simples aos mais complexos, compõem-se fundamentalmente de sensores.
Para manter o corpo em equilíbrio, por exemplo, existem os responsáveis pela detecção do desequilíbrio, os encarregados da modulação da resposta (centros reguladores), e os efetores que são capazes de executar as correções necessárias.
Durante o envelhecimento, ocorrem alterações do número e da sensibilidade dos sensores, do limiar de excitabilidade dos centros reguladores e da eficiência dos efetores, facilitando principalmente as quedas, que são muito frequentes nos idosos. -
Existem vários conceitos de envelhecimento, variando de acordo com a visão social, econômica e principalmente com a independência e qualidade de vida do idoso.
A população de baixo poder aquisitivo envelhece mais cedo, resultado de uma diversidade de fatores biopsicossociais.
O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial.
Há um crescimento mais elevado da população idosa com relação aos demais grupos etários.
No Brasil vivem hoje cerca de 18 milhões de idosos, o que representa 9,9 % do total de brasileiros. -
A população dos “muito idosos” também aumenta em ritmo acelerado: é hoje o segmento populacional que mais cresce no Brasil.
Envelhecimento é um processo contínuo, lento, no qual ocorrem modificações no organismo em vários aspectos, que determinam diminuição da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente.
Ocasionando maior fragilidade frente aos processos patológicos tornando-o mais suscetível às doenças, que terminam por levá-lo à morte.
O envelhecimento, aspiração de qualquer sociedade, só representará uma conquista social quando for traduzido por uma melhor qualidade de vida. -
Estima-se para o ano de 2050 que existam cerca de dois bilhões de pessoas com sessenta anos e mais no mundo.
A maioria delas vivendo em países em desenvolvimento.
Devemos considerar que todas as alterações que ocorrem com a pessoa idosa sejam decorrentes de seu envelhecimento natural, o que pode impedir a detecção precoce e o tratamento de certas doenças.
Tratar o envelhecimento natural como doença a partir da realização de exames e tratamentos desnecessários, originários de sinais e sintomas que podem ser facilmente explicados pela senescência.
No Brasil, países em desenvolvimento, é a pessoa que tem 60 anos ou mais e nos países desenvolvidos aquele com 65 anos ou mais. -
O maior desafio na atenção à pessoa idosa é conseguir contribuir para que, apesar das progressivas limitações que possam ocorrer, elas possam redescobrir possibilidades de viver sua própria vida com a máxima qualidade possível.
Essa possibilidade aumenta na medida em que a sociedade considera o contexto familiar e social e consegue reconhecer as potencialidades e o valor das pessoas idosas.
Portanto, parte das dificuldades das pessoas idosas está mais relacionada a uma cultura que as desvaloriza e limita.
Todo cidadão tem direito ao acesso a serviços adequados às necessidades de saúde individuais e coletivas.
É nesse contexto que um novo olhar volta-se para a Saúde do Idoso como uma das atuais prioridades das Políticas Públicas de Saúde.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Cuidador de Idosos
- Envelhecimento
- Importância do Cuidado
- Categorias de Cuidador
- Função do Cuidador
- Estatuto do Idoso
- Memória
- Depressão
- Lazer do Idoso
- Idoso Acamado
- Movimentação
- Sexualidade na Terceira Idade
- Hipertensão
- Desidratação
- Doença de Parkinson
- Alzheimer
- Queimadura
- Diabetes
- Pé Diabético
- Hipoglicemia
- Queda
- Acidente Vascular Encefálico
- Incontinência Urinária
- Retenção Urinária
- Infecção do Trato Urinário
- Final Natural da Vida
- Cuidados com a Higiene
- Banho no Leito
- Banho Simples na Cama
- Banho de Aspersão
- Higiene Bucal
- Medicação
- Alimentação
- Diarreia
- Urgência e Emergência
- Sangramento
- Convulsão
- Desmaio
- Engasgo
- Manobra Heimlich
- Lesão por Pressão
- Família
- Comunicação
- Higienização das Mãos