Curso Online de ORANDO COM A BÍBLIA
4 estrelas 8 alunos avaliaram

Curso Online de ORANDO COM A BÍBLIA

Este é um curso prático da Lectio Divina, a leitura orante da Bíblia, muito usado pelos monges da antiguidade e que é considerado uma ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este é um curso prático da Lectio Divina, a leitura orante da Bíblia, muito usado pelos monges da antiguidade e que é considerado uma grande fonte de bençãos e conhecimento sobre o que Deus fala e quer para nossa vida.
Faça a experiência, você verá os maravilhosos frutos em sua vida.

Aproveite também a promoção do Curso "O Reino de Deus" e " Os Desafios da Evangelização no Mundo de Hoje"que até o dia 31/12/2011 está pela metade do preço, apenas R$ 20,00.

Um grande abraço e que Deus te abençoe.

Valterlande Nascimento, 53 anos, casado, filho de 25 anos, Gestor Educacional, Empreendedor Digital e Coach.


"é uma meio de conhecer mais a Deus e sua infinita misericórdia...o curso ajuda muito .."

- Tatiana

- Patrícia Costa De Souza

- Raimundo Regivan Campos Maciel

"Gostei muito. Vale a pena"

- Adriano Lazarini Souza Dos Santos

"muito bom pelo fato de que ele é muito importante para quem não possui bagagem na vivencia da leitura orante são passos muito importantes que levam a uma verdadeira oração. Digo isso pelo fato de que sou seminarista e já utilizava essa pratica. Porém serviu para mim recordar bem os passos e repassar em curso. desde já agradeço."

- Adelcir Thiago Welter

"mas acredito que poderia ter havido algumas mensagens contidas no livro sagrado para poder despertar no leitor o interesse por essa maravilha, que é a Bíblia."

- Antonia Rita De Cássia Leite Mororó

- Prilson Miguel Do Nascimento

"No momento considero bom pois, ainda não conclui o curso."

- Suzana Chaves

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • LECTIO DIVINA

    lectio divina

    a leitura orante da sagrada escritura


  • Lectio Divina

    lectio divina


    a lectio divina é um alicerce fundamental para a vivência do nosso carisma. pela palavra do deus vivo recebemos o salutar alimento espiritual, que nos dará sustento para a nossa missão, no dia-a-dia. somos convidados, através da leitura, meditação e oração, à subirmos ao "monte tabor" e, pela contemplação, transformar-nos n'aquele que contemplamos.       "o homem não só reflete o que contempla, mas transforma-se naquilo que contempla. contemplando, somos transfigurados na imagem que contemplamos. portanto, contemplando cristo, nós nos tornamos semelhantes a ele, conformamo-nos a ele, consentimos que seu mundo, seus propósitos e seus sentimentos se imprimam em nós, que substituam nossos pensamentos, propósitos e sentimentos, que nos façam semelhantes a ele" (cantalamessa, raniero. o mistério da transfiguração. edições loyola. são paulo, 2001).

  • O que significa Lectio Divina?

    o que significa lectio divina?

    a palavra latina lectio em sua primeira acepção significa ensinamento, lição. num segundo sentido, derivado, lectio também pode significar um texto ou um grupo de textos que transmitem tal ensinamento.              a lectio divina é um exercício da escuta pessoal da palavra de deus. funciona como uma escada de quatro degraus espirituais: leitura, meditação, oração, contemplação (atualmente devido a necessidade de se conciliar a oração e a ação foi inserido mais um degrau: o da ação). sendo que os degraus são mais para a compreensão, pois o senhor, na liberdade do seu espírito, pode elevar à oração e à contemplação no momento que lhe aprouver. é preciso, portanto, estar aberto à ação do espírito santo: "buscai na leitura e encontrareis na meditação; batei pela oração e encontrareis pela contemplação" (monge guido ii, idade média).               para os monges do deserto, o contato com a palavra é contato com o fogo que queima, chama violentamente à conversão. o contato com a escritura não é um método de oração; é um encontro místico. logo, a lectio é o desejo de permitir-se ser desafiado e transformado pelo fogo da palavra de deus.

  • Como iniciar a Lectio Divina

    como iniciar a lectio divina

    oração inicial: comece invocando o espírito santo:              "vinde, espírito santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. enviai, senhor, o vosso espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra. oremos: ó deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do espírito santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. por cristo senhor nosso. amém."
    “ou pode ser outra oração espontânea ou canto/hino ao espírito santo, que vai nos ajudar nesta tarefa da leitura orante da bíblia.”

  • Primeiro degrau: a leitura

    primeiro degrau: a leitura

    leitura (lectio) ler somente um capítulo por dia. ler é o primeiro passo para amar. ninguém ama o que não conhece. ler, pronunciar bem as palavras, se possível em voz alta, não de maneira superficial
    o que o texto diz? - preste atenção em todos os detalhes: o ambiente, o desenrolar dos fatos, os personagens, os diálogos, a reação das pessoas; procurando perceber os seus sentimentos, os pontos mais importantes, as palavras mais fortes, sublinhando o trecho que mais te chamou atenção. é importante que você identifique tudo isto com calma e atenção, faça a narração da cena como se a estivesse vendo.     esse degrau é o que exigirá maior esforço de sua parte. não é momento de procurar direcionamentos para sua vida, mas para perceber o que o texto fala de forma genérica. a leitura em meia voz ajudará a perceber melhor cada detalhe, pois você estará usando mais um sentido.

  • Segundo degrau: a meditação

    segundo degrau: a meditação

    meditação (meditatio)

    meditar: ruminar, dialogar, atualizar
                 
    o que o texto me diz? - momento de se colocar de forma pessoal diante da palavra. é hora de "ruminar", saborear a palavra. "quão saborosas são para mim vossas palavras! são mais doces que o mel à minha boca" (sal 118,103).           tudo o que você encontrar na leitura deve agora ser questionado com sua vida, através do espírito santo. não é preciso deter-se no texto todo como na leitura, mas naquilo que o espírito santo tiver suscitado. confronte a sua vida com a palavra, deixando se impregnar pelos sentimentos que o espírito faz surgir em nós: alegria, confiança, arrependimento...
    meditação é o esforço para atualizar o texto para a nossa realidade pessoal e social. dialogar com o texto, com deus, fazendo perguntas, trazer o texto para dentro do horizonte da nossa vida. procurar resumir tudo numa frase, de preferência do próprio texto bíblico. levar esta frase na memória para ruminar durante o dia.
    assim, não só ouvimos o texto mas o experimentamos. (heb 4,12-13) (mc 7,8-13)

  • Terceiro degrau: a oração

    terceiro degrau: a oração

    oração (oratio)
                  o que o texto me faz dizer?  
    a oração brota como fruto da meditação. os sentimentos nos levam a dar uma resposta a deus. naturalmente brotam o louvor, uma súplica, uma oração penitencial, a oferta, a adoração ou até revolta, imprecação (ex.: jô, jeremias e tantos salmos) o que o espírito suscitar.
    quando fica claro pela meditação o que deus pede, chega a hora de se perguntar: e agora o que vou dizer a deus? aceito o desafio de viver a sua palavra ou não? (lc 1,38 atitude de maria).

  • Quarto degrau: a contemplação

    quarto degrau: a contemplação

    contemplação (contemplatio)
          
    o que a palavra faz?

     é o próprio deus agindo. é um deliciar-se com a ação de deus que toma a sua oração e leva você ao coração d'ele. a contemplação não é fruto dos seus esforços, é pura graça de deus.              como disse santa teresa: "quereis saber se estais adiantadas na oração? olhai se na vossa vida tem virtudes". é pelos frutos de conversão que reconhecemos se estamos orando de verdade.              “contemplar é sentir que deus é essa verdade que tanto procuramos. é elevar-se em júbilo, louvor e gratidão. é sentir-se dentro da atmosfera divina, saboreando o seu amor, a sua paz, a sua presença.

  • Quinto degrau: a ação

    quinto degrau: a ação

    a ação: os frutos da palavra em nós
    como disse no início este quinto degrau não fez parte da lectio divina em seus modo inicial, somente muito tempo depois foi introduzido este degrau.
    depois de ler, meditar, orar e contemplar, é chagada a hora da semente que caiu em terra boa brotar e dar seus frutos. precisamos colocar em prática a palavra de deus que nos encheu de esperança e alegria. o mundo as pessoas que convivem conosco precisam perceber que estamos sendo transformados pela palavra. e isso só é possível de ser visto se testemunharmos não só com palavras, mas com gestos concretos. por isso o agir é conseqüência daquilo que ouvimos e experimentamos de deus ao fazer a leitura orante da bíblia. se não colocarmos em prática aquilo que aprendemos de deus, todo o nosso esforço será como um tesouro escondido no fundo do mar. terá o seu valor e será belo por si mesmo, mas ninguém poderá usá-lo.

  • Os dez passos de preparação para a Lectio Divina

    os dez passos de preparação para a lectio divina

    esse método de leitura orante da bíblia, não dever ser iniciado sem que haja uma boa preparação. esse é um fator muito importante para um bom desempenho. escolher um lugar adequado, silenciar, limpar o pensamento, entrar em sintonia com deus, são algumas das ações que iremos aprender daqui para frente

    vá em frente não desista. este aprendizado vai mudar a sua maneira de se relacionar com a palavra de deus.

  • Primeiro passo

    primeiro passo

     procure um lugar agradável e acomode-se e com os olhos fechados respire profundamente e devagar várias vezes, sentindo toda a tensão saindo do corpo e deus ocupando o lugar central do seu ser. coloque-se na presença d'eie, dando alguns minutos para que a "poeira" de seus pensamentos e suas ações se assente um pouco. respire paz, tranqüilidade, harmonia, segurança... inspire, insegurança, medo, tensão...


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • LECTIO DIVINA
  • Lectio Divina
  • O que significa Lectio Divina?
  • Como iniciar a Lectio Divina
  • Primeiro degrau: a leitura
  • Segundo degrau: a meditação
  • Terceiro degrau: a oração
  • Quarto degrau: a contemplação
  • Quinto degrau: a ação
  • Os dez passos de preparação para a Lectio Divina
  • Primeiro passo
  • Segundo passo
  • Terceiro passo
  • Quarto passo
  • Quinto passo
  • Sexto passo
  • Sétimo passo
  • Oitavo passo
  • Continuação do oitavo passo
  • Nono passo
  • Décimo passo
  • Roteiro para estudo
  • Um até breve