Curso Online de Biotecnologia: Células-Tronco

Curso Online de Biotecnologia: Células-Tronco

Este curso tem como objetivo expandir seu conhecimento na área biotecnológica, mostrando que as células-tronco apresentam a propriedade d...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso tem como objetivo expandir seu conhecimento na área biotecnológica, mostrando que as células-tronco apresentam a propriedade de auto-renovação, ou seja, gerar cópias idênticas a si mesma. Além disso, podemos afirmar que o uso clínico das células-tronco apresenta-se como uma esperança para tratamento e a curas de diversas doenças. O curso contém textos em slides, vídeos explicativos, gravuras e uma pequena avaliação.


Formação: Biologia Especialista em: Biotecnologia e Meio Ambiente Professor: Ciências e Biologia Experiência como Tutor do Curso de Licenciatura em Biologia.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Células-Tronco

    células-tronco

    professor: sandoval amorim

  • Seja bem vindo!

    seja bem vindo!

    leia os slides com muita atenção;
    esse é apenas um curso de aperfeiçoamento com finalidade de enriquecer seu conhecimento cientifico;
    tenha um excelente curso.

  • Novas promessas da medicina

    novas promessas da medicina

    há dois tipos de células-tronco: as células-tronco adultas (cta) e as células tronco embrionáriasco (cte). as cta mais facilmente disponíveis e comumente utilizadas na clínica são as células-tronco presentes na medula óssea e no sangue de cordão umbilical.

  • Novas promessas da medicina

    novas promessas da medicina

    as cte são definidas por sua origem, e são derivadas do estágio de blastócito do embrião. a cte é normalmente utilizada, em alguns países, a partir dos blastócitos gerados em clínicas de fertilização, onde o casal doa, para a pesquisa com fins terapêuticos, os blastocistos não utilizados para a fertilização in vitro. o bastocisto corresponde às células entre o quarto e quinto dia dias após a fecundação, mas antes ainda da implantação no útero, que ocorre a partir do sexto dia. o blastocisto corresponde cerca de 150 células.

  • CLASSIFICAÇÃO DA CÉLULAS-TRONCO

    classificação da células-tronco

    a maior importância da terapia celular através do uso das células-tronco está na sua capacidade de plasticidade que é a propriedade de uma célula originar diferentes tipos celulares. assim, as ct de um tipo de tecido podem originar tipos celulares de tecidos diferentes, em uma nova localidade ou novo órgão. desta forma, as ct podem ser classificadas como totipotentes, pluripotentes, multipotentes ou unipotentes.

  • CLASSIFICAÇÃO DA CÉLULAS-TRONCO

    classificação da células-tronco

    células:
    totipotente
    pluripotente
    multipotente
    oligopotente
    unipotente

  • CLASSIFICAÇÃO DA CÉLULAS-TRONCO

    classificação da células-tronco

    totipotentes, aquelas células que são capazes de diferenciarem-se em todos os 216 tecidos que formam o corpo humano, incluindo a placenta e anexos embrionários. as células totipotentes são encontradas nos embriões nas primeiras fases de divisão, isto é, quando o embrião tem até 16 - 32 células, que corresponde a 3 ou 4 dias de vida;

  • CLASSIFICAÇÃO DA CÉLULAS-TRONCO

    classificação da células-tronco

    pluripotentes ou multipotentes, aquelas células capazes de diferenciar-se em quase todos os tecidos humanos, excluindo a placenta e anexos embrionários, ou seja, a partir de 32 - 64 células, aproximadamente a partir do 5º dia de vida, fase considerada de blastocisto. as células internas do blastocisto são pluripotentes enquanto as células da membrana externa destinam-se a produção da placenta e as membranas embrionárias;

  • CLASSIFICAÇÃO DA CÉLULAS-TRONCO

    classificação da células-tronco

    oligotentes, aquelas células que se diferenciam em poucos tecidos;
    unipotentes, aquelas células que se diferenciam em um único tecido.
    constitui um mistério para os cientistas a ordem ou comando que determina no embrião humano que uma célula-tronco pluripotente se diferencie em determinado tecido específico, como fígado, osso, sangue etc. porém em laboratório, existem substâncias ou fatores de diferenciação que quando são colocadas em culturas de células-tronco in vitro, determinam que elas se diferenciem no tecido esperado. um estudo está sendo desenvolvido pela usp para averiguar o resultado do contato de uma célula-tronco com um tecido diferenciado, cujo objetivo é observar se a célula-tronco irá transformar-se no mesmo tecido com que está tendo contato. as células-tronco da pesquisa foram retiradas de cordão umbilical.

  • Quanto a sua natureza, podem ser:

    quanto a sua natureza, podem ser:

    adultas, extraídas dos diversos tecidos humanos, tais como, medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta etc. (estas duas últimas são consideradas células adultas, haja vista a sua limitação de diferenciação). nos tecidos adultos também são encontradas células-tronco, como medula óssea, sistema nervoso e epitélio. entretanto, estudos demonstram que a sua capacidade de diferenciação seja limitada e que a maioria dos tecidos humanos não podem ser obtidas a partir delas.

  • Quanto a sua natureza, podem ser:

    quanto a sua natureza, podem ser:

    embrionárias, só podem ser encontradas nos embriões humanos e são classificadas como totipotentes ou pluripotentes, dado seu alto poder de diferenciação. estes embriões descartados (inviáveis para a implantação) podem ser encontrados nas clínicas de reprodução assistida ou podem ser produzidos através da clonagem para fins terapêuticos.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Células-Tronco
  • Seja bem vindo!
  • Novas promessas da medicina
  • CLASSIFICAÇÃO DA CÉLULAS-TRONCO
  • Quanto a sua natureza, podem ser:
  • Podem ser obtidas:
  • As células podem ser utilizadas:
  • O uso clinico das células-tronco
  • O que é Clonagem Reprodutiva?
  • Principal diferença das técnicas de Clonagem Terapêutica e Reprodutiva
  • Vantagens e limitações da Clonagem Terapêutica para a obtenção de células-tronco
  • Referencial Bibliográfico