Curso Online de Implantando a Responsabilidade Social em empresa

Curso Online de Implantando a Responsabilidade Social em empresa

Objetivo: Apresentar os conteúdos básicos necessários para a implementação de um projeto de Responsabilidade Social Empresarial Públic...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

De: R$ 140,00 Por: R$ 95,00
(Pagamento único)

Mais de 40 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Objetivo: Apresentar os conteúdos básicos necessários para a implementação de um projeto de Responsabilidade Social Empresarial

Público alvo: profissionais atuantes na área, estudantes do tema e demais profissionais interessados.

Conteúdo:

1. Conceito e história da Responsabilidade Social Empresarial
2. Panorama atual da Responsabilidade Social
3. Mentoring para dirigentes e lideranças
4. Diagnóstico de RSE
5. Mapeamento de oportunidades
6. Benchmarking Setorial
7. Mapeamento de Stakeholder
8. Plano de ação
9. Elaboração e/ou avaliação de projetos
10. Elaboração de Relatórios ou Balanço Social

Formada em Serviço Social, especialista em Gestão de Políticas Sociais, docente em cursos de graduação e pós graduação de diferentes instituições em disciplinas como Avaliação de programas e projetos sociais, Planejamento Social, Terceiro Setor e Sustentabilidade. Possui mais de cinco anos de experiência em organizações do Terceiro Setor e em projetos de Sustentabilidade, Investimento Social, Responsabilidade Social e Voluntariado. Atualmente consultora em temas relacionados à Sustentabilidade, Terceiro Setor e Responsabilidade Social e seus desdobramentos e exerce também a função de coordenadora da área de Desenvolvimento Sustentável de um banco. Possui artigos relacionados aos temas descritos e atualmente desenvolve pesquisa na área de Sustentabilidade com vistas à obtenção do título de mestrado em Administração de empresas.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • implantando a responsabilidade social em empresas

    ( c ) souza, 2010

  • implantando a responsabilidade social em empresas

    objetivo: apresentar os conteúdos básicos necessários para a implementação de um projeto de responsabilidade social empresarial

    público alvo: profissionais atuantes na área, estudantes do tema e demais profissionais interessados.

    conteúdo:

    1. conceito e história da responsabilidade social empresarial
    2. panorama atual da responsabilidade social
    3. mentoring para dirigentes e lideranças
    4. diagnóstico de rse
    5. mapeamento de oportunidades
    6. benchmarking setorial
    7. mapeamento de stakeholder
    8. plano de ação
    9. elaboração e/ou avaliação de projetos
    10. elaboração de relatórios ou balanço social

    ( c ) souza, 2010

  • aula 1. conceito e história da responsabilidade social empresarial

    - o conceito de responsabilidade social empresarial foi lançado no conselho
    empresarial mundial para o desenvolvimento sustentável em 1998, na holanda:
    “responsabilidade social corporativa é o comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo”.

    o conceito é trazido para o brasil no mesmo ano através da criação do instituto ethos de empresas e responsabilidade social e ganha outro perfil baseado na ética, cidadania, transparência e qualidade nas relações da empresa:
    ‘’responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais”.

    ( c ) souza, 2010

  • aula 1. conceito e história da responsabilidade social empresarial

    a partir do conceito de responsabilidade social apontado pelo instituto ethos, é possível destacar algumas diretrizes para as elaboração de ações de responsabilidade social:

    - apoio ao desenvolvimento da comunidade onde atua;
    - preservação do meio ambiente;
    investimento no capital humano (bem estar do funcionários e seus dependentes)
    ambiente saudável e agradável de trabalho;
    - comunicações transparentes;
    - retorno aos acionistas;
    - sinergia dos parceiros;
    - satisfação dos clientes e/ou consumidores;

    ( c ) souza, 2010

  • aula 1. conceito e história da responsabilidade social empresarial

    anterior a formalização do conceito, a responsabilidde social empresarial possuia características filantrópicas e de caridade. a maioria das empresas colaboravam com projetos e/ou movimentos sociais como forma de se redimir pelo lucro obtido através da exploração dos recursos naturais e humanos da sociedade.
    uma vez que a empresa ganhou tanto dinheiro, porque não dividir um pouco desse montante com algum tipo de ação que promova o bem ao próximo?

    o primeiro avanço identificado na história da responsabilidade social é a passagem dessa característica caridosa para uma ação mais planejada e controlada.

    ( c ) souza, 2010

    filantropia/
    caridade

    ação planejada/controlada

  • ( c ) souza, 2010

    podemos apontar alguns fatores essenciais que contribuiram para este primeiro avanço:

    1. carências sociais do país: esse é um período marcado por acontencimentos que resultam na ampliação da pobreza no brasil.

    2. crescimento do terceiro setor: em decorrência desses acontecimentos vislumbramos o crescimento do terceiro setor como forma de dar respostas a problemática da pobreza.

    3. ação social dos concorrentes: muitas empresas, influenciadas por este movimento no mundo corporativo, se sentem obrigadas a realizar algum tipo de ação para se equipararem aos seus concorrentes.

    4. divulgação dos meios de comunicação: uma vez praticado no meio empresarial, e por vezes até mesmo a pedido das próprias empresas, os meios de comunicação começam a dar maior visibilidade a essas ações.

    aula 1. conceito e história da responsabilidade social empresarial

  • ( c ) souza, 2010

    podemos apontar alguns fatores essenciais que contribuiram para esta mudança:

    5. expectativa dos colaboradores: as empresas se preocupam em divulgar internamente as ações sociais desenvolvidas com o principal objetivo de mostrar a seu funcionário que ela compactua e acompanha as mudanças e evoluções do mercado. os funcionários por sua vez, elegem a responsabilidade social como um indicador para avaliar a empresa em que ele trabalha, portanto, passa a cobrar e sugerir ações desse tipo.

    6. expectativa das comunidades: uma vez publicizada a atuação social das empresas, as comunidades começam a serem procuradas por estas para serem beneficiadas por suas ações sociais e essa procura cria expectativas e consequentemente, quando não atendidas geram cobranças e reivindicações.

    aula 1. conceito e história da responsabilidade social empresarial

  • ( c ) souza, 2010

    o segundo avanço observado na área é bastante recente e é representado pela passagem do conceito de responsabilidade social empresarial para o conceito de desenvolvimento sustentável ou ainda sustentabilidade.

    este segundo avanço é caracterizado pela implementação de ações baseada no tripé social, ambiental e econômico.

    os principais fatores desse segundo avanço são:

    diferencial de mercado: a adoção de ações sociais agrega valor a imagem da empresa e consequentemente de seu produto, sendo assim, essas ações deixaram de ser executadas como forma de se igualar a concorrência e passaram a ser estratégia para se diferenciar dos concorrentes.

    envolvimento de stakeholders: as empresas além de serem cobradas pelos colaboradores e comunidade, começaram a ser cobradas por clientes, fornecedores, acionistas, etc. também em decorrência da valorização de imagem de marca e produto.

    aula 1. conceito e história da responsabilidade social empresarial

  • ( c ) souza, 2010

    3. co-responsabilidade: quanto maior a visibilidade adquirida com ações de responsabilidade social maior também a cobrança como co-responsáveis pelas ações realizadas. ou seja, se a empresa apoia algum projeto que venha a se envolver em fraudes, desvios, etc, as empresas passam a ser apontadas como co-responsáveis.

    4. controle governamental e civil: uma vez ampliada a quantidade de ações sociais empresariais criou-se a necessidade de elaborar mecanismos de controle e apuração/avaliação dessas ações, até mesmo para compravar sua existência, além de efetividade, eficácia e eficiência.

    aula 1. conceito e história da responsabilidade social empresarial

  • ( c ) souza, 2010

    a evolução do conceito e história da responsabilidade social empresarial pode ser assim resumida:

    aula 1. conceito e história da responsabilidade social empresarial

    antes: empresa vilã

    depois: empresa cidadã

    preços abusivos
    demissões
    lucros exorbitantes
    exploração de recursos naturais

    vantagens competitivas
    fidelidade dos clientes
    disposição de fornecedores
    desempenho de colaboradores

  • ( c ) souza, 2010

    o que é hoje???

    compromisso da empresa com relação a sociedade. uma vez que se apropia e utiliza recursos que não lhe pertence, tem obrigação de prestar contas sobre seu desempenho.

    a responsabilidade social empresarial hoje possue diferentes estágios:

    aula 2. panorama atual da responsabilidade social


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 95,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail: