Curso Online de Indicadores na Gestão.
5 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de Indicadores na Gestão.

O curso propõe-se ao entendimento , interpretação dos conceitos, construção de Indicadores de medição e aplicação na Gestão Organizacional.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 8 horas

Por: R$ 80,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso propõe-se ao entendimento , interpretação dos conceitos, construção de Indicadores de medição e aplicação na Gestão Organizacional.

Competências: Planejamento organizacional / estratégico / tático e operacional, Desenvolvimento de Projetos (conhecimentos de PMBOK e BSC), Mapeamento, análise e otimização de Processos. Sistemas e Métodos, Definição e monitoramento de indicadores (eficiência, eficácia e efetividade). Desenvolvimento de sistemas de informação (TI), Consultoria Interna, Gestão, Treinamento e Docência, Fácil redação. Escolaridade: Administração Estratégica (pós-graduação-especialização) no Instituto de Ensino Superior Camões (CEDAEM)-Curitiba-PR (fev/2006 a jun/2007) completo. Engenharia de Produção - Universidade Mackenzie - SP (1982) - completo. Ciência da Computação - Universidade Mackenzie - SP (1978) - completo. Cursos extracurriculares: Cursos EAD nos sites Next Generation / TI Masters / SEBRAE (2006) Tecnologia da Informação (Governança, BI, SCM, CRM, Empreendedorismo). Cursos de Planejamento Organizacional (nov/2003) ministrado pela MC - Reengenharia em Belém - PA (2003/2004). Modelagem Organizacional p/ Ação e Controle Estratégico - 160 h. Gerenciamento de Projetos - (PMBoK ) - 80 h. PROJECT - Programação e acompanhamento de projetos - 40 h.


"Material excelento com exemplos práticos de mensuração de indicadores. Ótimo curso para auxiliar nas minhas atividades na instituição pública que trabalho."

- Maria Katharina De Pádua Lopes

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • “o que não se mede não se administra, o que não é mensurável, torne-o mensurável”. (galileu galilei , 1564-1642)

    wagner herrera

    indicadores na gestão

  • Apresentação

    este curso é sonorizado e sua condução é manual, permitindo o acompanhamento e avanço conforme a disponibilidade e vontade do aprendiz.
    tópicos:
    introdução
    contextualização
    eficiência, eficácia e efetividade
    categorias
    construção
    indicadores financeiros
    indicadores – ativos intangíveis
    facilitar a assimilação pela apresentação de conhecimentos específicos que ao final somarão o conhecimento do tema em sua totalidade.

    apresentação

  • introdução

    as civilizações descobriram muito cedo a necessidade de medir, interpretar, comparar, computar medidas para tomar decisões sobre leituras e avaliações de objetos e eventos como o tempo, consumo, distância, pressão, temperatura, peso, etc.
    em tempos mais recentes, a sociedade percebeu a conveniência de medir fenômenos sociais: demográficos, religiosos, étnicos, comerciais, agrícolas, financeiros, econômicos, políticos, etc., que auxiliem na leitura e entendimento do complexo panorama social.

  • “o número, à medida que quantifica, é o princípio da ordem e da harmonia. a realidade é absolutamente objetiva e comensurável e o uso dos números para explicá-la evita o dissenso e a controvérsia.”
    (pitágoras de samos, séc. vi a.c. – filósofo e matemático grego, fundador da escola pitagórica)

    citação

  • Contextualização

    “o que não se pode medir não se pode administrar”. (peter drucker)

    contextualização

  • informações resultantes da medição de um evento repetitivo com critérios pré-definidos, com o objetivo de mostrar o resultado / evolução para orientar as decisões e ações pertinentes.

    os resultados obtidos pela organização na busca de seus objetivos são expressos por indicadores que tornam esses resultados passíveis de comparações e demonstram o grau de sucesso no atingimento desses objetivos.

    nos slides seguintes, algumas definições por entidades mundiais sobre indicadores...

    indicadores

  • “(...) uma medida, geralmente quantitativa, que pode ser usada para ilustrar e comunicar um conjunto de fenômenos complexos de uma forma simples, incluindo tendências e progressos ao longo do tempo”. (european environment agency - eea, 2005).
    “um indicador fornece uma pista para uma matéria de largo significado ou torna perceptível uma tendência ou fenômeno que não é imediatamente detectável. um indicador é um sinal ou sintoma que torna algo conhecível com um razoável grau de certeza. um indicador revela, dá evidência, e a sua significância estende-se para além do que é atualmente medido a um grande nível de interesse do fenômeno” (engineering task force – ietf, 2005).

    indicadores

  • “(...) uma ferramenta de avaliação entre outras; para captar-se todo o seu sentido, devem ser interpretados de maneira científica e política. devem, com a devida frequência, ser completados com outras informações qualitativas e científicas, sobretudo para explicar fatores que se encontram na origem de uma modificação do valor de um indicador que serve de base a uma avaliação” (organização de cooperação e desenvolvimento econômico - ocde, 2002).
    “(...) parâmetro, ou valor calculado a partir dos parâmetros, fornecendo indicações sobre ou descrevendo o estado de um fenômeno, do meio ambiente ou de uma zona geográfica, de uma amplitude superior às informações diretamente ligadas ao valor de um parâmetro.” (ocde, 2002).

    indicadores

  • representação:
    os indicadores podem ser expressos em números puros ou associados à unidades de medidas, percentuais, percepções ou eventos que indiquem uma mudança qualitativa ou quantitativa de uma situação específica.

    indicadores

  • definições:
    parâmetros ou padrões:
    são referenciais desejáveis que confrontam, balizam o resultado expresso pelo indicador.
    índices:
    indicador sintético, resultado de um conjunto de indicadores agregados que medem um panorama complexo.
    o importante no estabelecimento de uma medição é a resposta que se quer investigar, analisar e corrigir.

    indicadores

  • temos a necessidade constante de comparar e avaliar objetos, seres, eventos, processos do cotidiano nos vários ambientes que vivemos para constatar, posicionar e/ou comparar desempenhos ou resultados de evoluções ou expectativas:
    sociais: idh, pnud ...
    econômicos: ipc, pib, igp´s...
    financeiros: tr, selic, dollar,..
    fenômenos naturais: umidade chuva, pressão, temperatura...

    indicadores


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 80,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Apresentação
  • Contextualização
  • Eficiência, Eficácia e Efetividade
  • Categorias de Indicadores
  • Construção de Indicadores
  • Indicadores Financeiros
  • Indicadores de Ativos Intangíveis