Curso Online de INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA

Curso Online de INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA

Seja bem vindo ao curso Inteligência estratégica. Modalidade online

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 8 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Seja bem vindo ao curso Inteligência estratégica.

Modalidade online

Desenvolvimento de cursos online. São mais de 1200 cursos apresentados em diversas áreas de formação.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Inteligência estratégica

  • Seja bem vindo

    Ao curso

    Inteligência estratégica

  • Modalidade online

    Curso livre.

    Curso destinado aos profissionais atuantes na área de gestão.

  • Inteligência competitiva

    Inteligência competitiva é uma forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, mas também dos clientes e do mercado como um todo, analisado tendências e cenários, e permitindo um melhor processo de tomada de decisão no curto e longo prazo.
    O objetivo da inteligência competitiva é ampliar as condições de competitividade de uma empresa, reorientando seu modelo de negócios, suas metas, planejamentos, etc.

  • Através dela, os fragmentos de informação oriundos de diferentes fontes são trabalhados de maneira estratégica permitindo antecipar-se às tendências de mercado, propiciando a evolução do nosso negócio em comparação com nossos concorrentes. Com a utilização da inteligência competitiva, temos reais condições de detectar e avaliar ameaças e oportunidades (SWOT) e definir qual será nossa estratégia competitiva.
    As conclusões obtidas através deste processo permitem à empresa saber se ela de fato continua competitiva e se existe sustentabilidade para o seu modelo de negócios. Dentro de uma era de competitividade baseada em conhecimento e inovação, a inteligência competitiva permite que as empresas possam efetivamente exercer a proatividade, ao invés de esperar para reagir aos fatos, o que acontece com frequência no mundo dos negócios.

  • Muitas empresas obtêm informações sobre seus clientes e concorrentes de maneira informal, através da imprensa, da conversação com seus clientes, clientes da concorrência, representantes, etc. Esta prática é reativa pois estas empresas só tomam conhecimento dos fatos relevantes quando eles já estão em andamento ou já aconteceram. A inteligência competitiva se dedica a um modelo preditivo de administração, procura prever e antecipar-se aos movimentos da concorrência, além de oportunizar as condições oferecidas pelas tendências e cenários observados.
    Apenas para que tenhamos uma idéia, as 500 maiores empresas americanas têm uma área ou um profissional dedicados especificamente a monitorar os movimentos da concorrência, aprendendo com seus erros e acertos, e observando as entrelinhas de suas ações para preverem para onde se movimenta a estratégia deles e não serem pegos de surpresa.

  • Algumas das vantagens de nos dedicarmos à Inteligência Competitiva, independente do tamanho na nossa empresa são:
    Minimizar surpresas advindas dos concorrentes.
    Identificar oportunidades e ameaças.
    Obter conhecimento relevante para formular nosso planejamento.
    Aprender com os erros, acertos e apostas da concorrência.
    Compreender que tipo de impacto nossas ações estratégicas terão sobre nossos concorrentes
    Compreender a repercussão de nossas ações no mercado.
    Rever e realinhar nossa estratégia.
    Garantir meios para uma maior sustentabilidade do nosso negócio.

  • Empresas que utilizam com maestria a inteligência competitiva aprendem mais rápido e implantam mudanças e inovações com mais eficácia que seus concorrentes. Estas empresas são percebidas como visionárias pelo mercado. Os clientes percebem que elas os entendem e ''advinham'' o que eles desejam, apresentando inúmeras vezes, algo surpreendente que os encanta, sobre o qual eles nem haviam pensado (inovação).
    As melhores empresas do mundo se dedicam a aplicar a inteligência competitiva para ampliar sua competitividade e a sustentabilidade de seu modelo de negócios. O que você tem feito a este respeito?

  • Lembre-se que, diferente da máxima espiritual, no mundo dos negócios, os últimos serão sempre os últimos!
    ''Não há possibilidade de descanso para uma empresa em uma economia altamente competitiva.'' (Alfred P. Sloan Ex-Presidente da General Motors)

  • INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA

    Envolve o estabelecimento do direcionamento estratégico, análise do contexto e ambiente, definição do foco estratégico e alinhamento tático . Também, considera a execução da estratégia integrada à rotina e a avaliação dos resultados e aprendizados, de forma a consolidar o ciclo da gestão estratégica.A aplicação dessa inteligência tem como objetivo o melhor entendimento da organização, o estabelecimento de um direcionamento para o futuro, adequados às expectativas dos grupos de interesse, e o engajamento das pessoas para a mobilização estratégica.

  • De forma sintetizada, podemos definir a inteligência estratégica como uma parte das ciências administrativas, que é o resultado da combinação de diversas ferramentas para fazer análises de dados. As informações consolidadas a partir desses estudos são fundamentais para as tomadas de decisões do negócio.
    A origem desse conceito vem do ambiente militar. No contexto das organizações, ele usa recursos humanos e tecnológicos para fazer diagnósticos precisos em diversas áreas dos negócios. No cenário macro, a sua aplicabilidade é feita no contexto financeiro e econômico, ou seja, no desempenho da empresa.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Inteligência estratégica
  • Inteligência competitiva
  • INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA
  • DECISÃO E INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA
  • INTELIGENCIA COMPETITIVA E ESTRATÉGICA
  • INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA ANTECIPATIVA (IEA)
  • GESTÃO E CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NA EMPRESA