Curso Online de MICROGESTÃO FINANCEIRA
5 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de MICROGESTÃO FINANCEIRA

Neste curso aprenderemos sobre: Princípios da Gestão Financeira; Aplicação da Gestão Financeira ao Empreendedor Individual; Matemática...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Neste curso aprenderemos sobre:
Princípios da Gestão Financeira;
Aplicação da Gestão Financeira ao Empreendedor Individual;
Matemática Financeira
Exemplos de aplicação da Matemática Financeira
Exercícios de Avaliação

TSS - Troubleshooting Strategist; Consultor em Pesquisa Institucional (E-mec/Inep); Educador e Professor; Palestrante, Autor e Advogado, OAB/MG 94.245. Consultor na área de TSS: Troubleshooting Strategy em Desenvolvimento Educacional, Incremento Profissional, Treinamentos Motivacionais, Recursos Humanos, Neurolinguística, Coaching e Mentoring para colaboradores, profissionais e estudantes, com sólida vivência como palestrante, elaborando e ministrando cursos diversos na formação de líderes, por uma busca constante pela excelência em resultados de curto, médio e longo prazos. http://2013ricardoaugusto.wix.com/svrge


- Glaucia Maria Martins

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • RICARDO AUGUSTO,
    Educador/Professor, Advogado, Doutor em Educação – Corllins University; MBA em Direito Empresarial – FGV, Especialista em Direito Público e Privado – UNIGRANRIO/PRAETORIUM, Especialista em Docência Superior em Petróleo, Comércio Exterior e Logística – FAESA; Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais – UMSA.

    MICRO
    GESTÃO FINANCEIRA

  • Neste curso aprenderemos sobre:
    Princípios da Gestão Financeira;
    Aplicação da Gestão Financeira ao Empreendedor Individual;
    Matemática Financeira
    Exemplos de aplicação da Matemática Financeira
    Exercícios de Avaliação

  • Princípios da Gestão Financeira

    Sendo um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa, a gestão financeira tem por objetivo do gestor financeiro é aumentar o valor do patrimônio líquido do negócio, por meio da geração de lucro líquido resultante das atividades do empreendimento.

    Necessário se faz, portanto, um sistema de informações gerenciais que permita ao gestor financeiro conhecer a situação econômica da empresa de modo a tomar as decisões mais adequadas, suas principais funções da gestão financeira são análise e planejamento financeiro; captação e aplicação de recursos financeiros; crédito e cobrança; caixa; contas a receber; contas a pagar; e contabilidade.

  • Princípios da Gestão Financeira

    As ferramentas mais importantes para a análise e planejamento são o fluxo de caixa, o demonstrativo de resultado e o balanço patrimonial. Várias empresas de pequeno porte, o proprietário coloca a organização em segundo plano, dando prioridade às operações diárias de produzir e vender. Não raro se vê pequenos empresários que não conhecem os valores exatos a receber no dia. Para obter essa informação com precisão, perde-se muito tempo buscando informações anotadas em diversos lugares. Há, contudo, empresário que não tem controle de caixa e que permita apurar se todos os recebimentos e pagamentos estão corretos e se o saldo em caixa confere com as entradas e saídas de recursos.

  • Princípios da Gestão Financeira

    Casos desastrosos como o apresenntado acima, levam o empreendedor que não anota e não conhece corretamente as despesas, a conclusão da total impossibilidade de se projetar valores a gastar, planejar reduções e controlar para que as despesas não saiam dos limites estipulados, ou seja, torna-se impossível a uma empresa sobreviver sem que haja uma boa organização das informações necessárias à gestão financeira do negócio.

  • Princípios da Gestão Financeira

    Destarte, é imprescindível que o empreendedor mantenha:

    Fluxo de caixa: indica os recebimentos e os pagamentos a serem realizados e apura o saldo disponível de caixa na data efetiva de recebimento ou pagamento;

    Demonstrativo de resultados: indica o volume de vendas, o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis, as despesas fixas, e apura o lucro líquido por meio do regime de competência no momento em que esses eventos ocorrem, independentemente de seu recebimento ou pagamento;

    - Balanço patrimonial: indica os valores do ativo, do passivo e apura o valor do patrimônio líquido da empresa.

  • Aplicação da Gestão Financeira ao Empreendedor Individual

    Seja rigoroso na atualização dos dados financeiros. Evite fazer as coisas pela metade. Cobre do funcionário eventuais erros e discordâncias dos valores encontrados;

    Diariamente, escolha um dos controles (por exemplo, contas a pagar) e confira se todos os lançamentos estão de acordo com os documentos (por exemplo, notas fiscais) que os geraram;

    Estime um valor mensal de lucro, em reais, considerado bom para a remuneração do capital;

  • Aplicação da Gestão Financeira ao Empreendedor Individual

    É importante observar que o planejamento pode ser feito com metas para outros prazos – como para o trimestre ou semestre – e que, para que o planejamento financeiro funcione, é preciso estabelecer metas realistas, que possam ser alcançadas;

    - Caso tenha computador, elabore planilhas de Controle de Caixa, de Controle de Conta Corrente, de Contas a Receber e de Contas a Pagar de forma organizada.

  • Aplicação da Gestão Financeira ao Empreendedor Individual

    Demonstrativo de resultados facilita a gestão financeira
    Analise o impacto de cada conta ou produto no resultado da empresa
    Conhecer o resultado final obtido nas operações da empresa é a mais importante informação financeira para a gestão do negócio. Para ter esse controle, a melhor ferramenta é o demonstrativo de resultados.

    Por meio do demonstrativo de resultados é possível conhecer com exatidão a realidade econômica e financeira da empresa, especialmente porque ele responde a algumas das perguntas mais importantes em se tratando de gestão de negócios: qual foi o balanço? Houve lucro ou prejuízo?

    Fazer esta avaliação é importante, visto que se é possível medir o resultado obtido também será projetar com segurança vendas, redução dos custos e melhoria ou aumento das margens, para que o negócio seja ainda mais lucrativo. Em suma, a avaliação é a verdadeira administração pró-resultados.

  • Aplicação da Gestão Financeira ao Empreendedor Individual

    Quando a empresa não tem um demonstrativo indicando o comportamento dos negócios, as decisões são tomadas sem consistência e normalmente baseadas apenas na situação diária do caixa, o que impede o planejamento a médio e longo prazo. Portanto, a implantação de um demonstrativo de resultados é fundamental para a boa gestão financeira dos negócios.

    Deve ser implementado um demonstrativo de resultados mensal, que inclua, em reais e em porcentagem, a margem de contribuição, os custos fixos, o resultado operacional e o resultado líquido. Com esse controle, será possível saber o que aconteceu com a empresa em cada mês, dando uma idéia do que acontecerá com o caixa em curto prazo.

  • Aplicação da Gestão Financeira ao Empreendedor Individual

    Acompanhe rigorosamente os custos fixos, para que não saiam do controle. Lembre-se: os custos crescem proporcionalmente ao dinheiro disponível, ou seja, quando há dinheiro, ocorre um relaxamento e se gasta mais, muitas vezes sem necessidade. Por isso, com os demonstrativos dos meses anteriores, devem ser verificados os custos fixos que estão crescendo (a porcentagem do faturamento).

    Identifique com clareza o resultado da empresa (lucro operacional) através do demonstrativo de resultado. Para se saber se o negócio é vantajoso, pode-se comparar com taxas de outros investimentos o valor relativo do lucro em relação ao investimento total e atualizado da constituição da empresa. Neste caso, deve-se ter uma expectativa de taxa de lucro superior ao melhor investimento do mercado ou pelo menos três vezes maior que a melhor taxa de aplicação financeira de curto prazo.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Princípios da Gestão Financeira;
  • Aplicação da Gestão Financeira ao Empreendedor Individual;
  • Matemática Financeira
  • Exemplos de aplicação da Matemática Financeira
  • Exercícios de Avaliação