Curso Online de Departamento Pessoal.

Curso Online de Departamento Pessoal.

Como sabemos, cada vez mais, as empresas trabalham num ambiente altamente competitivo. Essa competição faz com que as organizações busque...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas

De: R$ 40,00 Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 40 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Como sabemos, cada vez mais, as empresas trabalham num ambiente altamente competitivo. Essa competição faz com que as organizações busquem se diferenciar da concorrência, a fim de conquistar espaços de mercado. Num contexto, onde máquinas processos e informações são de acesso a todos, o que acaba se tornando um enorme diferencial são os colaboradores da empresa, os funcionários envolvidos, as mentes criativas que fazem as coisas acontecerem. Por isso, o Departamento Pessoal e o gerenciamento de pessoas se tornaram questões-chaves no sucesso de qualquer empresa. Neste curso, procuramos dar um enfoque prático dos processos que envolvem a contratação e manutenção do funcionário dentro da empresa, com explicação das rotinas de contratação e folha de pagamento. O aluno terá a condição-base para se desenvolver dentro dessa área tão importante no contexto da organizaçao.

*Graduado em Gestão da Segurança Pública *MBA Segurança Privada Safety & Security *Cursando Atualmente Graduação em Segurança Privada *Certificado pela Policia Federal para ministrar cursos em centros de formação de vigilantes,mais de 10 anos na área de segurança Privada,professor conteudista e Tutor de cursos online em vários site de EAD,dezenas de cursos na área de Segurança. Sócio e Diretor de Ensino da Roseg Treinamentos site EAD de cursos de segurança. Informações e Duvidas: defensere@hotmaiil.com



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.
  • Apresentação.

    apresentação.

    como sabemos, cada vez mais, as empresas trabalham num ambiente altamente competitivo. essa competição faz com que as organizações busquem se diferenciar da concorrência, a fim de conquistar espaços de mercado. num contexto, onde máquinas processos e informações são de acesso a todos, o que acaba se tornando um enorme diferencial são os colaboradores da empresa, os funcionários envolvidos, as mentes criativas que fazem as coisas acontecerem. por isso, o departamento pessoal e o gerenciamento de pessoas se tornaram questões-chaves no sucesso de qualquer empresa. neste curso, procuramos dar um enfoque prático dos processos que envolvem a contratação e manutenção do funcionário dentro da empresa, com explicação das rotinas de contratação e folha de pagamento. o aluno terá a condição-base para se desenvolver dentro dessa área tão importante no contexto da organização.

  • Relação de trabalho.

    relação de trabalho.

    1 – o homem e o trabalho
    desde a auto-subsistência do homem primitivo, passando pela troca, pelo mercantilismo, pela escravidão e pela industrialização, as condições de trabalho evoluíram e hoje encontramos a influência de uma tecnologia tão avançada que possibilita ao homem atender não só à sobrevivência, como também aos seus desejos mais sofisticados.
    homem primitivo > troca > mercantilismo > escravidão > industrialização

    o artesanato da idade média apresenta a primeira forma bem caracterizada de organização do trabalho, em que eram claras as figuras do artesão, oficial e aprendiz. a década de trinta (30) foi o início da normalização do trabalho, da forma que conhecemos hoje. essa normalização foi feita por meio de decretos que regulamentavam:

    . criação do departamento nacional do trabalho
    . férias
    . honorários de trabalho

  • . carteira profissional
    . trabalho do menor
    . ministério do trabalho
    . vara federal do trabalho

    em 1° de maio de 1943: promulgação do decreto-lei número 5.452, em vigor até os dias de hoje, e que aprovou a consolidação das leis do trabalho (clt).
    em 1988: com a constituição federal de 1988, alguns direitos dos trabalhadores foram confirmados, outros foram alterados e outros foram criados. veja na tabela a seguir:

  • as leis trabalhistas estão inseridas dentro de uma hierarquia em que as de nível superior são mais abrangentes, definindo direitos e deveres mínimos para as partes, e as de nível inferior são mais específicas. uma lei inferior não pode contrariar uma lei superior.
    . constituição federal: norma jurídica máxima que consubstancia uma enormidade de direitos para os trabalhadores, frutos de reivindicações.
    . clt: complementada por leis e decretos emanados posteriormente.
    . doutrina: conjunto de pareceres do juristas, isto é, estudiosos de direito.
    . jurisprudência, súmulas e enunciados: conjunto uniforme de sentenças proferidas pelos juízes.
    . norma coletiva de trabalho: resultante de negociação entre empregados, representados por sindicatos, e empregadores.
    . regulamento interno da empresa
    . contrato individual de trabalho

  • os órgãos fiscalizadores e os sindicatos exercem um importante papel na relação de trabalho, como veremos abaixo:
    o papel do sindicato: a existência dos sindicatos tem como objetivo principal a defesa dos interesses dos empregados. eles atuam por categorias de ramo de atividade e por base territorial.
    órgãos fiscalizadores: as empresas estão sujeitas a fiscalizações e consequentes punições ( multas e interdições ), caso o poder fiscalizador verifique alguma infração às leis trabalhistas.

  • 2 – relações humanas no trabalho.

    de nada vale o avanço tecnológico e a modernização do trabalho, se não houver a preocupação com o bem-estar físico e mental do trabalhador. hoje as empresas estão atentas para esse problema. veja o que vem sendo feito pelas empresas nesse sentido:
    . criação de modernas técnicas de seleção
    . aplicação de técnicas de integração do funcionário
    . treinamento
    . avaliação de pessoal
    . programas de promoção de saúde e qualidade de vida
    . preocupação e promoção contra maus hábitos: álcool, fumo, dietas inadequadas, entre outros.
    seguem 10 dicas importantes de comportamento:

    fale com as pessoas. nada há tão agradável e animado quanto uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia, quando precisamos mais de sorrisos amáveis;

  • sorria para as pessoas;
    chame as pessoas pelo nome. a música mais suave para muitos ainda é ouvir o seu nome;
    seja amigo e prestativo. se você quiser ter amigos, seja amigo;
    seja cordial, fale e aja com toda a sinceridade: tudo o que você fizer, faça com prazer;
    seja generoso em elogiar e cauteloso ao criticar. os líderes elogiam, sabem encorajar, dar confiança e elevar os outros;
    procure apresentar um excelente serviço. o que realmente vale em nossa vida é aquilo que fazemos para os outros.
    ser profissional é:
    . fazer o trabalho com qualidade
    . zelar pelos recursos e instrumentos da empresa
    . agir com responsabilidade.

  • não ser profissional é:
    . mentir;
    . colocar o ganho em primeiro lugar;
    . utilizar truques persuasivos em benefício próprio;
    . fazer a caveira dos colegas e outras formas de politicagem barata;
    . fingir que não vê ou percebe algo, pra fugir da responsabilidade.

    a disciplina é a chave para o sucesso. o indivíduo bem disciplinado cumpre seus propósitos no momento certo e centraliza as energias naquilo que realmente é importante para a realização de seus projetos.

  • todo profissional deve ter ética, isto é, cuidar com zelo e sigilo das informações do seu setor. não pode ser diferente, pois o profissional de departamento pessoal deve:

    . atender bem aos seus clientes internos e externos
    . não divulgar de maneira nenhuma informações confidenciais
    . garantir que todos os trabalhos sejam feitos em tempo hábil e com qualidade
    . trabalhar de acordo com a legislação trabalhista.

  • Estrutura de Recursos Humanos.

    estrutura de recursos humanos.

    1 – os recursos humanos dentro da empresa
    para funcionar, a empresa deve ter:
    - pessoas: os empregados em geral, que constituem a mão-de-obra da empresa.
    - recursos materiais: a matéria prima utilizada, os móveis da empresa.
    - instalações físicas: os móveis (prédio) onde está localizada a empresa.
    - recursos financeiros: o capital para compra de novos materiais e pagamento de empregados.

    ong – organização não governamental: essas empresas buscam objetivos sociais e contribuem para minimizar as desigualdades sócio-econômicas, além de serem grandes geradoras de emprego e de renda, fazendo crescer e desenvolver a região onde estão inseridas.

    2 – a abrangência dos recursos humanos
    a abrangência da estrutura de recursos humanos dentro da empresa vai além das rotinas de funcionamento, pois existem outras obrigações relativas ao pessoal para que a empresa tenha um total controle e gerenciamento dos recursos humanos.

  • 3 – recrutamento e seleção de pessoal

    setor muito importante na empresa. recebe a informação das áreas sobre as vagas disponíveis e o perfil que o candidato deve ter para ser aprovado. mediante essas informações, o setor começa o processo de busca do profissional no mercado, para seleção. ( contratação de novos funcionários).

    4 – departamento de pessoal

    departamento responsável pela administração de todos os procedimentos que envolvam os empregados. responsável ainda pelos procedimentos de folha de pagamento ( cumprimento das leis trabalhistas ).

    5 – serviço social e benefícios

    responsável pela assistência social e acompanhamento dos empregados e familiares, administrando os benefícios concedidos pela empresa. veja exemplos:


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Apresentação.
  • Relação de trabalho.
  • Estrutura de Recursos Humanos.
  • Contrato de trabalho.
  • Rotinas de Admissão.
  • Jornada de Trabalho.
  • Folha de pagamento - Cálculo de proventos.
  • Descontos.
  • Recibos de Pagamento/holerites.
  • Férias.
  • Rotinas de Desligamento.