Curso Online de Segurança com Equipamento de Proteção Individual - NR 6
5 estrelas 10 alunos avaliaram

Curso Online de Segurança com Equipamento de Proteção Individual - NR 6

Os equipamentos de proteção individual, denominado usualmente de EPI(s), é todo dispositivo de uso individual utilizado pelos trabalhador...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 12 horas

Por: R$ 23,79
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Os equipamentos de proteção individual, denominado usualmente de EPI(s), é todo dispositivo de uso individual utilizado pelos trabalhadores, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a sua saúde. O objetivo principal deste Curso de Segurança com EPI - NR 6 é apresentar, de maneira clara e objetiva, as definições mais importantes, os principais tipos de EPI(s) utilizados, as obrigações, o Gerenciamento do uso do EPI, a NR 6 na íntegra, bem como muitas informações, comentários e interpretações sobre a NR 6 - Equipamentos de Proteção Individual.

Graduada em Construção Civil, possui cursos de extensão universitária nas áreas de: Gestão Ambiental pela UECE, Segurança do Trabalho pela UFC, possui vários cursos: de técnico(a) em Edificações, técnico(a) de Culinária na Espanha, Curso de A&B, técnicas manipulação de alimentos e bebidas, Curso de emissão de bilhetes aéreo internacional e nacional, Curso de Espanhol, possui experiência voltada na área de segurança em trabalhos da construção civil e técnicas construtivas. Atualmente trabalhando como Professora de Turismo em cursos de nível técnico.


- Marta Da Silva

"Gostei muito deste curso, foi muito proveitoso e interessante!"

- Ana Beatriz De Morais

- Felipe Acioly Araujo

"Excelente, muito detalhes importantes!"

- Everson Ouvidor Oliveira

"ÓTIMO PARA CONHECIMENTO,E PARA AMPLIAR O CURRÍCULO.ABRAÇO."

- Jose Ademir Dalponte

- Jylder Pereira Do Nascimento

"otimo muito completo"

- Giliardi José Felippe

- Ana Carolina De Carvalho

"Deveria aprofundarmais, e ter vidios de da utilização dos EPI's."

- Edir Soares Da Cunha

- Daiana Silva De Oliveira

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • NR 6- Segurança com Equipamento de Proteção Individual

    Bem vindo ao curso!

  • Apresentação

    Apresentação

    A Revolução Industrial veio alterar o cenário e gerar novos e graves problemas. Ao lado dos lucros crescentes e da expansão capitalista aumentavam paradoxalmente a miséria, o número de enfermos e mutilados e deficientes físicos permanentes, órfãos e viúvas, nos sombrios e precários ambientes de trabalho.

  • Apresentação

    Apresentação

    Essas más condições no ambiente de trabalho desencadearam vários movimentos sociais que influenciaram os políticos e legisladores a introduzir medidas legais.
    As primeiras leis de acidente de trabalho surgiram na Alemanha, em 1884, estendendo-se logo a vários países da Europa, até chegar ao Brasil por meio de decreto Legislativo n.º 3.724 de 1919.

  • Apresentação

    Apresentação

    Com a criação da OIT (Organização Internacional do Trabalho) pelo Tratado de Versailles, as normas sobre proteção à saúde e integridade física do trabalhador ganharam força, contribuindo bastante na prevenção na prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
    A Constituição Federal (do Brasil), promulgada em 1988, também ampliou os dispositivos relativos à matéria, entre as quais, destaca-se:
    “Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
    XXII – redução dos riscos inerentes do trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;
    XXIII – adicional de remuneração para atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei;
    XXVIII – seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa.”

  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo principal deste Curso de NR 6 é apresentar as definições mais importantes, os principais tipos de EPIs utilizados, as obrigações, o Gerenciamento do uso do EPI, a NR 6 na íntegra, bem como vários comentários sobre os Equipamentos de Proteção Individual.

  • Introdução

    Introdução

    Segurança do Trabalho pode ser entendido como um conjunto de medidas e ações aplicadas para prevenir acidentes nas atividades das empresas, preservando a integridade física do trabalhador e os bens materiais da Empresa.

  • Introdução

    Introdução

    A Segurança do Trabalho é a ciência que atua na prevenção dos acidentes do trabalho decorrentes dos fatores de risco operacional. Sob o ponto de vista legal, acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho (art. 19 da Lei n.º 8.213/93). Esse é um conceito em sentido restrito, pois a Lei n.º 8.213/91 estabeleceu outras hipóteses que se equiparam ao acidente do trabalho, como, por exemplo, ato de sabotagem, acidente no trajeto, entre outros.

  • Introdução

    Introdução

    O equipamento de proteção individual, denominado usualmente pela sigla EPI, é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde dos trabalhadores (subitem 6.1, NR – 06). A NR-06 define também o equipamento conjugado de proteção individual como sendo todo aquele composto por vários dispostos que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. (Subitem 6.2)

  • Introdução

    Introdução


    Os EPIs constituem medida de controle de grande aplicação no controle de risco, especialmente o coletivo, seja durante sua execução ou mesmo quando ele não puder ser aplicado. Ademais, constituem medida imprescindível nas situações de emergência.

  • Introdução

    Introdução

    Os EPIs constituem importante medida de prevenção de acidentes e doenças de trabalho, contudo, sua adoção deve ser feita após esgotadas todas as alternativas de controle coletivo. A NR-06 exige que o empregador forneça aos empregados EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

    Sempre que as medidas de ordem gral não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes de trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
    Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;
    Para atender a situação de emergências.

  • Introdução

    Introdução

    O uso dos EPIs só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade, ou seja, quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a atenuação dos riscos e não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,79
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Segurança com Equipamento de Proteção Individual - NR 6
  • 1 - Apresentação
  • 2 - Objetivos
  • 3 - Introdução
  • 4 - Obrigações quanto ao EPI
  • 5 - Certificado de aprovação
  • 6 - Competência do ministério do trabalho
  • 7 - Seleção dos EPIs
  • 8 - EPI Para proteção da cabeça
  • 9 - EPI para proteção dos olhos e face
  • 10 - EPI para proteção auditiva
  • 11 - EPI para proteção respiratória
  • 12 - EPI para proteção do tronco
  • 13 - EPI para proteção do corpo inteiro
  • 14 - EPI para proteção contra quedas com diferença de nível
  • 15 - Gerenciamento do uso do EPI
  • 16 - Resumo - Equipamento de proteção individual - EPI
  • 17 - Conclusão