Curso Online de História do Cinema I
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Curso Online de História do Cinema I

Esse trabalho apresenta as principais características, diretores e filmes do período que vai de 1920 a 1970 na Europa. Expressionismo Al...

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Esse trabalho apresenta as principais características, diretores e filmes do período que vai de 1920 a 1970 na Europa. Expressionismo Alemão (1930), Realismo Russo (1920), Neo-realismo italiano (1950) , Nouvelle Vague (1960), Novo Cinema Alemão 1970)

Jornalista formado pela UFSM em 2008, fluência em Inglês, Espanhol e Francês. Bolsista do projeto PET(Programa de Educação Tutorial) coordenado pelo MEC que visa a formação de qualificada de jovens talentos universitários e trabalha com ensino, pesquisa e extensão.


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  • História do Cinema

    história do cinema

    expressionismo alemão (1930), realismo russo (1920), neo-realismo italiano (1950) , nouvelle vague (1960), novo cinema alemão (1970)

  • História do Cinema Expressionismo Alemão

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  • História do Cinema

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    expressionismo alemão refere-se a um conjunto de movimentos criativos relacionados que emergem na alemanha antes da i guerra mundial e alcança seu ápice em berlim, durante os anos de 1920.  o desenvolvimento do expressionismo na alemanha foi apenas uma parte do movimento maior da arte expressionista do norte e centro europeu. o expressionismo como um movimento incluiu: o teatro, a arquitetura, a música, a pintura e a escultura. a arquitetura expressionista, em particular, é o movimento icônico que trazer as emoções internas do indivíduo para a esfera pública, e consequentemente, mais se aproximou aos conceitos do cinema alemão. podemos comprovar isso, com um ícone do cinema expressionista metrópolis de fritz lang que tem formação como arquiteto, e impressiona aos espectadores com as acentuadas e monumentais formas geométricas.  na pintura, o expressionismo surgiu, aproximadamente, em 1905, em dresden com o grupo die brücke (a ponte) e dissolve-se mais tarde em munique com o grupo der blaue reiter (o cavaleiro azul). o teatro foi elemento muito importante do movimento expressionista na alemanha, com os dramaturgos como: georg kaiser e ernst toller que sofrem a influência de frank wedekind. 

  • História do Cinema

    história do cinema

    o cinema expressionista alemão é, provavelmente, o elemento mais conhecido do movimento. durante o período de recuperação depois da i guerra mundial, a indústria do cinema alemão foi modelo para o recém criado cinema hollywoodiano. outras características marcantes no cinema alemão do início do século xx são: o marcante contraste da fotografia e exagero na maquiagem e na atuação dos personagens.  os cineastas do estúdio alemão universum film ag desenvolveram seu próprio estilo usando o mise en scène e o simbolismo como métodos para desenvolver um significado mais profundo aos filmes.  dois gênero foram influenciados especialmente pelo expressionismo alemão: o filmenoir e o filme de terror. os diretores como: fritz lang, billy wilder, otto preminger, alfred hitchcock, e michael curtiz introduziram o estilo expressionista aos dramas do crime dos anos de 1940, influenciando a produção cinematográfica em diante.

  • História do Cinema

    história do cinema

    dos primeiros filmes do expressionismo alemão como: gabinete do dr. caligaris (1919), nosferatu (1922), metropólis (1926), o que importa a essas obras é revelar o que está atrás do inconsciente humano. o inconsciente era obtido através de uma série de efeitos visuais como: jogo de luz e sombra, movimentos de câmeras, distorção estéticas dos cenários através de uso de lentes.  na verdade, o expressionismo alemão mostra-se como única resposta estética ao fim da i° guerra mundial e de uma europa devastada e em ruínas e que acabava de descobrir as obras freudianas.  o expressionismo alemão é influência direta dos primeiros filmes de suspense de alfred hitchcock (da produção britânica), isto é, da primeira fase do cineasta. e também dos flime noir da década de 1930 e 1940, de hollywood. neste sentido, podemos enumerar as obras: janela indiscreta (1954),um corpo que cai (1958) nos quais hitchcock exercita uma série de sofisticados estratégias de cenas (efeito mcguaffin) para obter certos efeitos do público: como o jogo de sentimentos de culpa, medo e ressentimentos. 

  • História do Cinema

    história do cinema

    em relação aos clássicos do gênero noir (se é possível dizer em gênero em tempos pós-modernos) falcão maltês , é o filme que inaugura o noir norte-americano que se constitui no estilo dominante em filmes policiais e de mistério. além disso, das influências do novo cinema alemão estão os ciclo de filme de almodovar por sua atenção ao universo feminino e pelo uso do gênero melodrama.

  • História do Cinema Realismo Russo

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  • História do Cinema

    história do cinema

    a rússia sacudida por uma revolução em 1917, e o estabelecimento gradual das reformas foi acompanhada por um grande número de experimentações no campo artístico, com vanguardas ocupando terreno na pintura, na literatura, no teatro e na cinematografia. no caso do cinema, eisenstein enxerga na montagem, o modo como se associam duas ou mais imagens no cinema, um elemento substancial na construção de novos significados. contra a linearidade, o artista russo escolheu o simbolismo, a alteração abrupta de direções de olhares e de ritmos, o choque de valores plásticos, o conflito, naquilo que ele definiu como montagem dialética. com isso, pretendia que o espectador compreendesse o conteúdo não apenas pelo que é narrado, mas também pelo modo como é narrado.  a rússia também foi o primeiro país a escrever uma extensa produção teórica sobre o cinema, através de ensaios críticos de eisenstein e de inúmeros artigos de dziga vertov. a partir desse dois grandes diretores a estética cinematográfica russa sugeriu e definiu os padrões que influenciaram realizadores no mundo todo.

  • História do Cinema

    história do cinema

    a rússia também influenciou o modelo econômico cinematográfico que predominaria na europa,isto é, o alto investimento do estado na produção de filmes. entretanto, havia a dura censura e o controle dos meios de produção.  a estrutura burocrática e lenta do modelo russo e a consolidação do poder stalinista na união soviética tornaram o cinema soviético sujeito a um controle quase total do estado. embora, o russo fosse a língua dominante nos filmes durante a era soviética, o cinema da rússia englobou filmes da armênia, da geórgia, da ucrânia , e, em menor grau, da lituânia, da bielo-rússia e da moldávia. os filmes que recebiam incentivos estatal retratavam grandes acontecimentos sociais e políticos da época, e forte cunho nacionalista. todavia, a partir dos anos de 1960, houve uma pequena abertura da temática na cinematografia russa. surgiram filmes que começaram a ser reconhecidos fora do bloco soviético.

  • História do Cinema

    história do cinema

    o cinema russo tem sua importância depositada nas consecutivas vanguardas que sacudiram a europa no final do século xix e início do século xx. o principal movimento que vai moldar a cinematografia russa será o construtivismo.  o construtivismo russo foi um movimento estético-político iniciado na rússia a partir de 1919, como parte do contexto dos movimentos de vanguarda no país, de forte influência na arquitetura e na arte ocidental. ele negava uma "arte pura" e procurava abolir a idéia de que a arte é um elemento especial da criação humana, separada do mundo cotidiano.  a arte, inspirada pelas novas conquistas do novo estado operário, deveria se inspirar nas novas perspectivas abertas pela máquina e pela industrialização servindo a objetivos sociais e a construção de um mundo socialista.  o termo arte construtivista foi introduzida pela primeira vez por malevich para descrever o trabalho de rodchenko em 1917. o construtivismo como movimento ativo durou até 1934, tanto na união soviética como na república de weimar, as suas proposições inovadoras influenciam fortemente toda a arte moderna.  caracterizou-se, de forma bastante genérica, pela utilização constante de elementos geométricos, cores primárias, fotomontagem e a tipografia sem serifa. o construtivismo teve influência profunda na arte moderna e no design moderno. a bauhaus e o suprematismo serão fortemente influenciadas pelo construtivismo

  • História do Cinema Neo-realismo italiano

    história do cinema neo-realismo italiano


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