Curso Online de Picasso
4 estrelas 46 alunos avaliaram

Curso Online de Picasso

Conheça Picasso: Trata-se de um curso com as principais características e obras de um dos maiores mestres da pintura do século XX.As fas...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Conheça Picasso:
Trata-se de um curso com as principais características e obras de um dos maiores mestres da pintura do século XX.As fases azul e rosa, a fase pré-cubista,cubista, clássica,política, tudo isso permeado com a história da vida do pintor.
Neste curso você irá conhecer os amores, as fases da pintura do artista e as imagens de suas obras mais famosas, além de fotografias de família e outras curiosidades picantes....
São 50 slides que contém textos e imagens explicativas em linguagem fácil e acessível a todos.
Cada 5 slides correspondem a 01 hora/aula, que você poderá utilizar como material para ministrar aulas,expor aos seus amigos, ou simplesmnte estudar para concursos e vestibular.
Boa Sorte!
Professora Eliana Angélica.

Eliana Angélica Peres D'Alessandro Formada em Sociologia desde 1989. Especialista em cultura e arte UNESP 2002. Mestre em Artes Visuais UNESP 2006. Atuou como professora de Sociologia de 1989 a 2010. Pintora e escultora desde os 09 anos de idade. Autora de diversos artigos e livros ligados à política, sociologia, história e arte. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Identidade e Diversidade Cultural do IA/UNESP,em cultura e arte paulista.


- Maria Helena Forini Barboza

- Elaine Fontes De Oliveira

- Maria Eva Nogueira

- Wesley Domingos Francisco De Souza

"esse curso você adquiri mais conhecimento sobre esse grande artista gostei muito.aprendi muita coisa sobre ele,sobre sua pintura e cada significado de cada uma delas.obrigado vale apena fazer esse curso vocês não vão se arrepender."

- Luciangela Marques

- Luzimer Maria De Souza Marchezi

- Miriam Ferrer

- Anna Jorgia Loiola Sales

- Karime Massignan Grassi Vieira

"MUITO BOM"

- Wania Lúcia Kosinink

- Maria Da Soledade Oliveira Paes Landim

- Luana Carpanelli Ferreira Da Silva Françozo

- Helbet Teixeira Crispim

- DÂmares Santos De Oliveira

"gostei, so ñ aprendi muito do curso"

- Andressa Silva Nascimento Santos

"Muito bom... Adorei... Ótimo..."

- Antonio Edgar Marques

"Gostei muito..."

- Magda J. Andrade De Barros

"muito interessante"

- Nayane Nanami Sato Miyanaga Schafer

- Sergio Raimundo Loureiro Silva

"por favor no entiendo mucho no se portugues si me envian la información en español estaria mejor gracias."

- Maritza Sanipatin

"muinto bom otimo gostei muinto"

- Idiane Da Silva

- Luciene Amorim Pereira

"Gostei muito! Aprendi a identificar as características principais de suas pinturas de acordo com o momento pessoal do pintor que refletia isso detalhadamente em suas obras.Compreendi melhor sua vida e o pq que é considerado um mestre."

- Noemi Dos Santos Bezerra

- Gitânia Klein De Lima

"Olá! ótimo o curso."

- Teresinha Kunz

- Claudia Francisca Da Silva Resende

- Escia Boaventura

- Renan Costa De Oliveira

- Denise Alves Pereira Campos Leão

"gostei do curso aprendi bastante em pouco tempo"

- Janete Sarti De Lima Pontes Pedroso

- Sergio Wanderley De Oliveira

- Elizângela Nogueira Moretti

- Rosilane Macedo Ferreira

- Elisiane Fraga Dos Santos Lopes

"Gostei do curso e recomendo a oferecerem de outros artistas importantes para nossa História da Arte pois enriquece nosso conhecimento."

- Ellen De Lourdes Peliciari

"Otimo"

- Patricia Bezerra Tavares

"Eu fiquei interessada pelo curso porque tinha tido uma aula de história da arte na graduação de pedagogia. Foi o meu primeiro curso de artes. Achei muito bom, aprendi bastante com ele, pretendo fazer outros."

- Neide Aparecida Rabelo

"Muito bom fácil de entender gostei muito"

- Emerson Felicio Abilio

"O curso relata a vida de Picasso e de alguns de seus quadros. Mas a enfase, é na vida amorosa de Picasso, o qual teve vários relacionamentos e cada um deles teve relação direta com sua obra."

- Nayara De Matos José Teixeira

- Priscila Reno Oliveira Pisa

"muito bom"

- Vânia Da Silva Macedo

- Sabrina Toledo Medeiros

"PELA EXPERIÊNCIA QUE TENHO EM ARTE , TENHO A OPINIÃO DE QUE PARA O ENTENDIMENTO DO ARTISTA PICASSO ,DE INICÍO,ESTA BOM MAS PARA UM APROFUNDAMENTO MAIOR PRECISA-SE DE MUITA PESQUISA ,MAS É INTERESSANTE ESSES CURSOS ,POIS MUITAS PESSOAS PRECISAM APRENDER PELO MENOS UM POUCO ,E AQUI TEM -SE ESSA EXPERIÊNCIA QUANDO SE FAZ COM PACIÊNCIA E DEDICAÇÃO.ABRAÇOS."

- Anderson Rocha Antonio

"Bom, as lâminas são muito carregadas de texto. Precisa tornas mais acessível com a ajuda de fluxogramas ou mapas conceituais. A leitura se torna cansativa demais. Seria interessante diluir esse conteúdo todo em mais lâminas e fazer uma divisão em temáticas mais determinada, como por exemplo: Nível I (enumerar e desenvolver os assuntos; Tópico II (idem) etc. Entre cada tópico propor um exercício, uma pesquisa, sugerir uma página da web, enfim, fazer o estudante se sentir estimulado a aprender e saber que essas lâminas não esgotam o assunto. Além do mais não há: Áudio; Vídeo; Recurso de interatividade etc. No mais é isso! Espero ter ajudado com as criticas e sugestão!"

- Jailton Gomes Da Silva

"o Conteúdo é bom, em partes, poderia se ater menos em cronologia e tentar ressaltar mais da identidade deste artista tão peculiar. As imagens são muito ruins e poucas e o power point deixa muito a desejar."

- Desiree Silveira

"Gostei muito, pude aprender mais sobre a vida e obras de Picasso achei muito interessante obrigada."

- Joice Da Silva Barbosa

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • PICASSO

    1

    picasso

    fique por dentro da vida,dos romances,curiosidades e da obra do grande mestre da pintura até guernica.

  • Mini Currículo da autora:

    2

    mini currículo da autora:

    eliana angélica peres d’alessandro

    formada em sociologia desde 1989.

    especialista em cultura e arte unesp 2002.

    mestre em artes visuais unesp 2006.

    atuou como professora de sociologia de 1989 a 2010.

    pintora e escultora desde os 09 anos de idade.

    autora de diversos artigos e livros ligados à política, sociologia, história e arte.
    atualmente é pesquisadora do laboratório de identidade e diversidade cultural do ia/unesp,em cultura e arte paulista.

    veja outros cursos da autora:
    https://www.buzzero.com/elianaangelica/curso-online-arte-guerra,reflexoes----.html

  • Picasso - um bebê e uma caixa de biscoitos

    3

    picasso - um bebê e uma caixa de biscoitos

    com pablo picasso, por mais criativos que seus pais fossem jamais imaginariam que ele pudesse,não só aprender com maestria a arte de seu tempo, mas também subvertê-la transformando-a num fazer artístico completamente novo, o cubismo.
    picasso nasceu em 25 de outubro de 1881, às 20 horas e 15 minutos, em um casarão branco ao sul da cidade espanhola de málaga, numa noite de lua cheia e brilhante. como seria sua trajetória? existe um comentário que destaca o seu nascimento complicado, tendo sido forçado a respirar por um tio, que soprou fumaça de um charuto em seu nariz. esta é também uma tradição espanhola usada na situação do nascimento, inclusive para desejar que o menino seja mais másculo, um homem de verdade.
    filho de josé ruiz blasco e de maria picasso lopez, recebeu um solene nome, conforme a tradição espanhola, de pablo diego josé francisco de paula juan nepomuceno maria de los remédios cipriano de la santíssima trinidad ruiz y picasso. maria,sua mãe, era do tipo andaluz, de cabelos e olhos muito negros, como os do filho. já o pai, josé, que também era andaluz, mas de tipo físico do extremo oposto, lembrava um inglês, pois era alto, magro e de cabelos muito ruivos. na sua família, havia membros bem representativos fisionômica e culturalmente do que era a espanha naquela época. era como um tecido de pedras disparatadas de um muro antigo, com padres, artistas, professores, juízes, pequenos funcionários e nobres falidos.esse era o retrato da própria espanha, com influência dos mouros ao sul, e dos vikings ao norte, com as marcas de um passado de invasões e de conquistas, num período das grandes navegações e de derrotas provocadas pelas invasões. no sangue de maria e josé, estava presente toda a ascendência da espanha, e pablo picasso era a síntese de séculos e mais séculos de uma rica existência do povo espanhol. seu pai era pintor e professor de desenho. especializado em decorar salas de jantar. seus temas preferidos eram os pássaros, em especial, os pombos, que desenhava com extrema perfeição.

  • Foto da mãe e do pai de Pablo Picasso, 1895 Fonte: IZQUIERDO, Paula (2003) Obra sem título de Dom José Ruiz Blasco. Fonte: BERNADAC, M.L. E BOUCHET, P. (1986)

    4

    foto da mãe e do pai de pablo picasso, 1895 fonte: izquierdo, paula (2003) obra sem título de dom josé ruiz blasco. fonte: bernadac, m.l. e bouchet, p. (1986)

  • O Picador, 1889 Fonte: BERNADAC, M.L. E BOUCHET, P. (1986)

    5

    o picador, 1889 fonte: bernadac, m.l. e bouchet, p. (1986)

  • Rituais de passagem Da criança para o adulto: a chamada “alternativa” De um homem triste para um novo homem: “da fase azul à fase rosa”. “A alternativa”

    6

    rituais de passagem da criança para o adulto: a chamada “alternativa” de um homem triste para um novo homem: “da fase azul à fase rosa”. “a alternativa”

    josé, pai de pablo picasso, aos poucos foi lhe entregando os seus pincéis e solicitando ao filho que terminasse alguns dos seus trabalhos. numa tarde, o pai deixou uma grande natureza morta com pombos para o filho terminar e, quando voltou, achou os pombos inteiramente prontos, os seus pés pareciam tão vivos que o pai, no calor da emoção, deu paleta, pincéis e tintas a pablo reconhecendo o talento do filho como maior do que o seu. a partir daquele momento, não iria mais pintar.
    essa passagem dos pincéis para o filho teve uma importância muito grande, foi o momento da “alternativa” do jovem picasso. na tradição espanhola, os meninos passavam pela chamada “alternativa”, isto é, pelo momento em que o aprendiz de toureiro tornava-se um verdadeiro toureiro, capaz de matar seu touro.
    pablo conhecia as touradas de longo tempo, tanto quanto conhecia os pombos, motivo que jamais abandonou, como se verifica em suas pinturas mais antigas, nas quais os pombos são muito representados. desde pequeno, ia com o pai assistir às touradas. elas transmitiam-lhe uma paixão explosiva pela arena e vibrante, seja pelo touro sempre selvagem e enfurecido, seja pelo sangue e pelos gritos de olé, que acompanham o corpo teso do toureiro ao enfrentar seu espetáculo de vida e morte.
    em 1891, o pai assumiu o posto de professor de desenho em la coruña, cidade fria da costa noroeste da espanha. sua família contava, também, com mais duas meninas, concepción e lola. passados alguns meses da chegada da família à cidade de la coruña, a pequena concepción morreu de difteria.

  • Figura 4 - Foto, Picasso e sua irmã Lola, 1888 Fonte: BERNADAC, M.L. E BOUCHET, P. (1986)

    7

    figura 4 - foto, picasso e sua irmã lola, 1888 fonte: bernadac, m.l. e bouchet, p. (1986)

  • Barcelona

    8

    barcelona

    em 1895, quando a família de picasso passou por madrid, dom josé levou o filho ao museu do prado, onde manteve contato pela primeira vez com obras deslumbrantes de velásquez, zurbarán, goya e outros, verdadeiros tesouros da cultura espanhola.
    no início do ano letivo, a família mudou-se para o norte, para barcelona, onde dom josé foi nomeado professor na escola de belas artes. barcelona é uma cidade histórica, capital da catalunha. picasso por ela se apaixonou, pela efervescência cultural e pelo clima mais agradável, se comparado com o de la coruña.
    la lonja era a escola de belas artes em que seu pai lecionava, uma velha academia de tradições rígidas onde o procedimento didático era antigo, pois realizavam intermináveis cópias dos moldes de gesso.
    picasso acabava de completar 14 anos e, por insistência do pai, prestou concurso de seleção para ingressar na escola onde o pai trabalhava. a idade mínima exigida para o ingresso na escola era 16 anos, mas, após o concurso, o júri ficou maravilhado com o bom desempenho de picasso.

  • Foto de Pablo Picasso aos 15 anos, em 1896 Fonte: BERNADAC, M.L. E BOUCHET, P. (1986)

    9

    foto de pablo picasso aos 15 anos, em 1896 fonte: bernadac, m.l. e bouchet, p. (1986)

  • A menina descalça, 1895. Fonte: BERNADAC, M.L. E BOUCHET, P. (1986)

    10

    a menina descalça, 1895. fonte: bernadac, m.l. e bouchet, p. (1986)

  • Da “Fase azul à fase rosa”.

    11

    da “fase azul à fase rosa”.

    em 1900, aos 19 anos, picasso foi para paris e, nessa sua primeira experiência no exterior, instalou-se em montmartre. apesar de não falar o francês, ficou deslumbrado com a cidade.
    depois de poucos meses, picasso já conhecia os museus de paris, como o de luxembourg e o do louvre, onde observou exaustivamente as obras de ingres, delacroix, degas, toulouse-lautrec, van gogh, gaughin e também manteve contato com as artes egípcia e fenícia, de pouco interesse na época.
    entretanto, um mês depois, estava de novo em barcelona com seu amigo casagemas, que o acompanhou na ida a paris e voltou para a espanha um pouco antes de picasso.
    depois dessa visita, casagemas regressou a paris antes de picasso, pois estava deprimido e decidido a declarar seu amor a germaine pichot, uma prostituta cujo verdadeiro nome era laure gargallo. a literatura informa que o jovem padecia de problemas sexuais, ao que tudo indica, impotência. na volta, ele viu-se louco ao ser desprezado pela mulher e deu um tiro na sua têmpora diante dela, em pleno café clichy, em paris.
    segundo brigitte leal, em seu livro picasso total, de 1996, a recordação desse fato “atormentava picasso até o ponto de, possivelmente, nascer nele um horror e um desprezo acerca das mulheres” 2.
    nas suas pinturas dessa época, surgiram prostitutas com aspecto macilento, caricaturizadas, vivendo em sujos e tenebrosos hospitais, acometidas freqüentemente de enfermidades venéreas.
    na primavera de 1901, quando acabava de completar 20 anos, picasso iniciou um período que coincidiria com uma nova fase em sua pintura. num novo endereço, no boulevard clichy, ele alugou um pequeno quarto onde vivia e pintava. ali iniciou a fase azul que, na ocasião, disse ser a “cor de todas as cores”


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • PICASSO
  • Mini Currículo da autora:
  • Picasso - um bebê e uma caixa de biscoitos
  • Foto da mãe e do pai de Pablo Picasso, 1895 Fonte: IZQUIERDO, Paula (2003) Obra sem título de Dom José Ruiz Blasco. Fonte: BERNADAC, M.L. E BOUCHET, P. (1986)
  • O Picador, 1889 Fonte: BERNADAC, M.L. E BOUCHET, P. (1986)
  • Rituais de passagem Da criança para o adulto: a chamada “alternativa” De um homem triste para um novo homem: “da fase azul à fase rosa”. “A alternativa”
  • Figura 4 - Foto, Picasso e sua irmã Lola, 1888 Fonte: BERNADAC, M.L. E BOUCHET, P. (1986)
  • Barcelona
  • Foto de Pablo Picasso aos 15 anos, em 1896 Fonte: BERNADAC, M.L. E BOUCHET, P. (1986)
  • A menina descalça, 1895. Fonte: BERNADAC, M.L. E BOUCHET, P. (1986)
  • Da “Fase azul à fase rosa”.
  • Foto de Pablo Picasso em frente ao Bateu Lavoir, 1907 Fonte: IZQUIERDO, Paula (2003
  • A morte de Casagemas, 1901 Fonte: Carsten Peter Warncke (1999)
  • Fase azul
  • A Vida, 1903. Museum of Art, Cleveland Fonte: Carsten Peter Warncke (1999)
  • Maternidade Fonte: Carsten Peter Warncke (1999)
  • Fase Rosa
  • Família de Saltimbancos, 1905. Fonte: Spence, David (1997)
  • Foto de Fernande Olivier, 1905, Paris. Fonte: IZQUIERDO, Paula (2003)
  • Fernande
  • Gertrude Stein
  • Gertrude
  • Um novo homem e uma nova arte: Nasce o Cubismo.
  • Figura 16 - Lês demoiselles d’Avignon, 1907 Fonte: Carsten Peter Warncke (1999)
  • CUBISMO
  • Eva
  • Foto de Eva Gouel (Marcelle Humbert) e simultaneamente, Mulher de Camisa na Cadeira, 1913, O Pintor e Sua Modelo, 1914 Fonte: IZQUIERDO, Paula (2003)
  • Guitarra, 1912, Paris, Museu Picasso Fonte: Carsten Peter Warncke (1999)
  • Uma esposa, um filho, tudo novo de novo
  • Olga
  • Retrato de Olga numa poltrona, 1917. Fonte: IZQUIERDO, Paula (2003
  • Sleeping peasants, 1919 Fonte: Carsten Peter Warncke (1999)
  • Maternidade Fonte: Carsten Peter Warncke (1999)
  • Olga
  • A dança, 1925. Fonte: BERNADAC, M. L, BOUCHET, P. (1986)
  • Guitarra Fonte: Carsten Peter Warncke (1999)
  • O amadurecimento do artista: De “O Minotauro a Guernica”.
  • O Minotauro
  • Foto de Marie Thérèze Walter com seu cachorro Dolly, 1930 Fonte: IZQUIERDO, Paula (2003)
  • Cabeça de Mulher, 1931. Busto de Mulher, 1931. Fonte: BERNADAC, M. L, BOUCHET, P. (1986)
  • Minotauromaquia, 1935 Fonte: BERNADAC, M. L, BOUCHET, P. (1986)
  • Marie Thérése
  • Mulher adormecida com persianas, 1936 Fonte: Carsten Peter Warncke (1999)
  • Dora Maar
  • Foto de Picasso com Dora Maar, Golfe Juan, 1937 Fonte: IZQUIERDO, Paula (2003)
  • Guernica
  • Guernica, 1937 Fonte: BERNADAC, M. L, BOUCHET, P. (1986)
  • Francoise Gilot e Jacqueline Roque
  • Bibliografia