Curso Online de A TECNICA DO MAESTRO
4 estrelas 5 alunos avaliaram

Curso Online de A TECNICA DO MAESTRO

ESTE CURSO E PARA REGENTES QUE QUEIRAM SE TORNAR GRANDES MAESTROS COM TECNICAS PARA DESENVOLVER A SUA FUNÇAO.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 2 horas

De: R$ 50,00 Por: R$ 30,00
(Pagamento único)

Mais de 250 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

ESTE CURSO E PARA REGENTES QUE QUEIRAM SE TORNAR GRANDES MAESTROS COM TECNICAS PARA DESENVOLVER A SUA FUNÇAO.

MUSICO PROFISSIONAL REGISTRADO NA ORDEN DOS MUSICOS DO BRASIL ,PROFESSOR DE CANTO: EM TECNICA VOCAL,CANTO CORAL E FISIOLOGIA DA VOZ. COMEÇOU SEUS ESTUDOS AOS 16 ANOS PELO C.S.L (SP) PROFESSOR DE MUSICA COM ESPECIALIDADE EM: BATERIA,BAIXO,VIOLAO,TECLADO , REGENCIA,TROMPETE. MAESTRO DE VOZ E PROFESSOR DE MUSICALIZAÇAO INFANTIL DA P.M.C. PROFESSOR DO PROGETO APRENDA MUSICA E PROFESSOR E LIDER DA ESCOLA DE MUSICA SANSBEL.


- Gildo Da Silva Gomes

- Anisio Vicente Da Silva Junior

- Felipe Antonio Machado

- Adriano Tiago Pisetta

"as informações obtidas pelo curso foi rasuavelmente boa,"

- Zaqueu Jonatas

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.
  • A TECNICA DO MAESTRO

    a tecnica do maestro

    autor:valquimar belmonte

  • INDICE

    indice

    a tecnica do maestro
    a marcaçao do pulso
    a intencidade
    as articulaçoes
    as entradas e cortes
    o fraseado
    a concepçao da forma
    regente e regencia musical

  • A Técnica do Maestro

    a técnica do maestro

    a figura do maestro ou regente ainda é envolta numa atmosfera de magia e mistério. e, se é verdade que para a realização de um concerto seja necessário um toque mágico, 99% do trabalho depende de muito conhecimento, uma boa técnica e um profundo estudo prévio das partituras.
    é importante salientar que, embora a técnica da regência tenha evoluído, fundamentando-se hoje em critérios objetivos, o ponto decisivo é que haja uma comunicação efetiva entre maestro e músicos. isso quer dizer que é possível um maestro, mesmo sem um bom preparo técnico de regência, conseguir bons resultados graças a uma intimidade com os músicos, com a qual cria-se um "código" de comunicação entre eles. esse código, porém, só tem eficácia local.

  • quando o regente possui uma técnica clara e refinada, pode trabalhar à frente de qualquer grupo, conseguindo transmitir suas idéias musicais a todos os músicos, conhecidos ou não, através de seus gestos.
    vamos analisar os princípios básicos da técnica empregada pelo maestro na arte de traduzir pensamentos musicais através de gestos e expressões. os níveis da regência podemos dizer que o ato de reger acontece em vários níveis distintos

  • 1. no mais imediato, os gestos do maestro devem indicar ao músico quando e como tocar.
    2. num segundo nível, ele deve frasear o discurso musical, conseguindo dar a cada frase sua inflexão adequada, destacando-a dos acompanhamentos.
    3. do ponto de vista mais elevado, ele deve ser capaz de articular a forma da música, conseguindo estruturar o jogo formado entre a apresentação, desenvolvimento e conclusão dos temas musicais presentes em cada obra

  • infelizmente, a grande maioria do regentes não ultrapassa o primeiro nível, muitos sendo capazes apenas de indicar o quando, sem mais nenhuma indicação expressiva; são os chamados "batedores de compasso". esses poderiam ser facilmente substituídos por um metrônomo, como no filme "ensaio de orquestra" do diretor italiano federico fellini.
    vamos analisar em detalhes cada um desses níveis.

  • A marcação do pulso musical

    a marcação do pulso musical

    a primeira coisa que os gestos do regente devem indicar é a pulsação do ritmo. o tempo musical não transcorre imutável e constante (pelo menos até einstein surgir) como o cronológico. ele pulsa e varia como nosso coração.
    assim, bater os compassos é um gesto pulsante. por mais lento e legato que um trecho possa ser, os braços do maestro nunca traçam um desenho frio no espaço, mas pulsam com vida de um tempo a outro

  • embora até uma criança possa imitar a aparência dos gestos do regente, conseguir um gesto que seja ao mesmo tempo vivo e preciso não é uma tarefa tão simples. seu domínio exige uma trabalho consciente e dedicado, similar ao do bailarino para andar com leveza e graciosidade.

  • A intensidade

    a intensidade

    uma das características do som que é fundamental para a expressão musical é a intensidade, ou seja: os contrastes entre forte e piano. o maestro deve com seus gestos conseguir indicar claramente para cada naipe ou músico individual a intensidade com que eles irão tocar. seus gestos devem ser capazes de destacar as idéias, que são os personagens do discurso musical, dos seus acompanhamentos, que são os cenários

  • alguns compositores, como mozart, por exemplo, orquestram suas obras com uma técnica semelhante à dos pintores. assim, uma única frase pode começar num oboé, passar para um clarinete e terminar num fagote. cabe ao maestro sincronizar e equilibrar essas passagens, de forma que, para o ouvinte, a idéia musical da frase não se perca em meio ao colorido dos timbres dos diversos instrumentos

  • As articulações

    as articulações

    as diferentes articulações: staccato, legato, detaché e marcato, por exemplo, são uma forma de se obter diferentes texturas sonoras. os gestos do maestro devem ser capazes de indicar claramente essas diferentes articulações, recriando um tecido sonoro vivo para a expressão musical


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 30,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • A TECNICA DO MAESTRO
  • INDICE
  • A Técnica do Maestro
  • A marcação do pulso musical
  • A intensidade
  • As articulações
  • As entradas e os cortes
  • O fraseado
  • A concepção da forma
  • Regente e regência musical