Curso Online de Contrabaixo - afinações alternativas.

Curso Online de Contrabaixo - afinações alternativas.

Curso indicado para baixistas já iniciados ,onde é mostrada a afinação alternativa Fa#-Ré-Lá-Mí,onde acordes e harpejos são de fácil exec...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 9 horas

Por: R$ 60,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Curso indicado para baixistas já iniciados ,onde é mostrada a afinação alternativa Fa#-Ré-Lá-Mí,onde acordes e harpejos são de fácil execução, proporcionando novas idéias musicais para o instrumento.Este curso não é indicado para iniciantes e sim para músicos que já dominam o instrumento.

Bacharel em Contrabaixo Acústico pela UFMG.Professor de baixo eletrico e acustico,musico de Mpb e jazz, compositor.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Contrabaixo Afinações alternativas

    Contrabaixo Afinações alternativas

    Sérgio Meira Bicalho

  • Objetivos

    Objetivos

    .O objetivo deste método não é substituir a afinação padrão do baixo elétrico e sim propor novas sonoridades interessantes ao ouvido e a ampliação do horizonte musical do instrumento . Aqui demonstrarei a afinação alternativa F#-D-A-E ,suas vantagens e desvantagens em relação ao sistema tradicional G-D-A-E ; Neste sistema o músico que o usar, verá principalmente a grande facilidade de se obter vários tipos de acordes ( no sentido literal ) e arpejos, além da fácil adaptação ao sistema escalar . O que muda nele é a aplicação do intervalo de terça maior entre as cordas ré e fa#,dando a impressão de amaciar o som do instrumento.

  • Nova afinação do braço do contrabaixo até a décima segunda casa

    Nova afinação do braço do contrabaixo até a décima segunda casa

  • Como afinar a corda Fa#

    Como afinar a corda Fa#

    A afinação é normal com harmônicos de quinta nas cordas Mi,Lá e Ré.Para afinar a corda fa# basta que depois da corda Ré afinada, toque os harmônicos na corda Ré e Fa# como no exemplo acima.

    O harmônico desta nota deve soar igual ao harmônico da quarta casa na corda ré.

  • Intervalos na nova afinação

    Intervalos na nova afinação

    Intervalo é a distância entre dois sons.
    Nesta afinação deve-se levar em conta a relação que a corda fa# faz com as outras cordas . Conta-se o intervalo a partir do som grave para o som agudo.

  • Neste método vamos focar nas três cordas (la ,re,fa# ) por serem aqueles que vão produzir os acordes harpejos e escalas do novo sistema.

    Neste método vamos focar nas três cordas (la ,re,fa# ) por serem aqueles que vão produzir os acordes harpejos e escalas do novo sistema.

  • Intervalos entre as cordas ré e fá#

    Intervalos entre as cordas ré e fá#

  • Segunda menor

    Segunda menor

  • segunda maior

    segunda maior

  • Terça menor

    Terça menor

  • Terça maior

    Terça maior


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 60,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Contrabaixo Afinações alternativas
  • Objetivos
  • Nova afinação do braço do contrabaixo até a décima segunda casa
  • Como afinar a corda Fa#
  • Intervalos na nova afinação
  • Neste método vamos focar nas três cordas (la ,re,fa# ) por serem aqueles que vão produzir os acordes harpejos e escalas do novo sistema.
  • Intervalos entre as cordas ré e fá#
  • Segunda menor
  • segunda maior
  • Terça menor
  • Terça maior
  • Quarta justa
  • Quarta aumentada ou quinta diminuta
  • Quinta justa
  • Intervalos entre a corda la e fa#
  • Quinta justa
  • Sexta menor
  • Sexta maior
  • Sétima menor
  • Sétima maior
  • Oitava justa
  • Intervalos entre a corda Mi e fa#
  • Sétima maior
  • Oitava justa
  • Nona menor
  • Nona maior
  • Décima menor
  • Décima maior
  • Exemplos
  • Modelo 1- Tríade Maior
  • Modelo 2- triade maior
  • Modelo 3- Triade maior
  • Modelo 1- Tríade menor
  • Modelo 2 – Tríade menor
  • Modelo 3- Tríade menor
  • Modelo 1-Tríade diminuta
  • Modelo 2- Tríade diminuta
  • Modelo1-Tríade Meio-diminuta
  • Modelo 2- Tríade meio-diminuta
  • Tríade Aumentada
  • Acorde quartal
  • Acorde Maior com sexta maior
  • Acorde maior com sexta menor
  • Acorde menor com sexta maior
  • Acorde menor com sexta menor
  • Tétrade com sétima maior
  • Tétrade com sétima menor
  • Modelo 1- Tetrade menor com sétima
  • Tétrade menor com sétima maior
  • Tétrade diminuta
  • Tétrade meio diminuta
  • Escalas
  • Escala maior-fundamental na corda lá.
  • Escala maior-fundamental na corda mi
  • Escala menor Natural-fundamental nas cordas la e mi
  • Escala menor harmônica- fundamental nas cordas la e mi
  • Escala menor Mélodica - fundamental nas cordas la e mi
  • Escala Pentatônica Maior
  • Escala pêntatonica menor
  • Outras escalas importantes
  • Escala de Blues
  • Modo Dórico
  • Modo Frígio
  • Modo Lídio
  • Modo Mixolidio
  • Modo Éolio
  • Modo Lócrio
  • Escala Hexafônica
  • Escala diminuta semitom-tom
  • Escala diminuta Tom -semitom
  • Tríades do tom de Do Maior
  • Tríades do tom de Do maior
  • Tríades de Dó Maior
  • Tríades de Dó menor Harmônica
  • Tríades de Do Menor Harmônica
  • Tríades de Dó menor Harmônica
  • Tríades de Dó menor Melódica
  • Somadas com as duas variantes das escalas menores teremos 756 acordes de três sons
  • Considerações Finais