Curso Online de Contrabaixo Fundamentos Melódicos
5 estrelas 2 alunos avaliaram

Curso Online de Contrabaixo Fundamentos Melódicos

Guia de escalas para contrabaixistas,com desenhos detalhados das notas.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas

De: R$ 40,00 Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 100 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Guia de escalas para contrabaixistas,com desenhos detalhados das notas.

Bacharel em Contrabaixo Acústico pela UFMG.Professor de baixo eletrico e acustico,musico de Mpb e jazz, compositor.


- Alex Ribeiro Telo

- Lincoln Rolemberg Da Silva

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.
  • Sérgio Meira Bicalho

    Contrabaixo

    Fundamentos Melódicos ESCALAS

  • Objetivos

    Objetivos

    .O objetivo deste método é apresentar ao aluno o uso das escalas, elemento melódico utilizado na construção de frases, improvisos ,temas etc.
    Mais uma vez utilizaremos o desenhos destas escalas para facilitar a memorização das mesmas. Neste método falaremos da estrutura das escalas ,suas notas formadoras principais, notas de passagem melódicas e as notas evitadas.

  • Escalas tonais

    Escalas tonais

    São as escalas que vemos mais normalmente na música de hoje em dia, elas são : Escala Maior , Escala Menor harmônica e Escala Menor melódica. Em cima destes tres modelos estruturamos todos os 12 sons utilizados na música ocidental e extraimos a maioria dos acordes utilizados.Na musica popular talvez 90 por cento de todas as musicas são escritas na escala maior e menor natural, em musica erudita e jazz, tocam-se todos os modos maior e menor, alem das escalas modais e átonais.

  • Graus da escala (sistema tonal)

    Graus da escala (sistema tonal)

    Cada nota de uma escala tem um nome e são usados algarismos romanos para defini-los.

    I - Tônica
    II – supertônica
    III – mediante
    IV – Subdominante
    V – Dominante
    VI – superdominante
    VII -Sensivel

  • Sistema tonal- Graus modais

    Sistema tonal- Graus modais

    Graus modais são aqueles que definem se uma escala é maior ou menor. São eles o terceiro grau e o sexto graus. Alem disto o terceiro grau prevalece sobre o primeiro no caso de escalas ambiguas (escala melódica) etc.

    Ex : Do –re mi- fa-sol-la –si- do. Escala de Dó Maior

    O terceiro e sexto graus são maiores dentro da escala. (Intervalos de terça maior e sexta maior).

  • Ex 1 : Do – re- mib – fa –sol –lab – sib –do. Dó menor .

    Esta escala já e do modo menor , pois possui na sua formação os intervalos de terça menor e sexta menor .

  • Ex 2: Dó –re – mib – fa –sol –la –si – do. Do menor melódica bachiana.

    Esta escala possui terça menor e sexta maior, como prevaleçe a terça na classificação ela é Menor.

  • Sistema tonal – graus Tonais

    Sistema tonal – graus Tonais

    Graus tonais são aqueles que fixam melhor a identidade da escala. São eles o primeiro (tonica),o quarto (subdominante) e o quinto (dominante).

    Ex: em Do maior > Do-re-mi-fa-sol-la-si-do

    Do menor > Do-re-mib-fa-sol-lab-sib-do

    Apesar dos modos serem diferentes(maior e menor),em ambas as escalas estas tres notas afirmam o centro tonal DÓ.

  • Notas do Acorde

    Notas do Acorde

    Dentro da escala, as notas do acorde (1-3-5-7) são aquelas que formam as notas das tríade e das tétrades.Estas notas possuem um caráter totalmente consonante com a harmonia tocada no momento,podendo-se “repousar”ou seja parar fixando os som destas notas por mais tempo,independente de ela ser a tônica ( 1> nota principal do acorde). Estas notas não produzem “choques” na hora do acompanhamento,então vamos dar preferência sempre a elas.

  • Ex: no Tom de Sol Maior : Sol-si-re-fa#>>G7+
    no Tom de do menor: do-mib-sol-sib>>Cm7

    Obs: Nas Tríades não devemos fixar a sétima do acorde na escala a ser tocada,por se tratar da sua formação (Fundamental, terça e quinta) a sétima soaria como tensão dissonante.
    Ex>> quando o acorde for “C”,não fixar o som si ou sib.Mas se o acorde for “C7+” ou “C7”,podemos sustentar as notas si ou sib, respectivamente .

  • Notas de Tensão.

    Notas de Tensão.

    São as notas dentro a da escala em que devemos “passar”por elas sem fixa-las muito tempo no ouvido,são as famosas “notas de passagem”da harmonia tradicional, são elas > (2-4-6),mas podem variar de uma escala para outra.As notas de tensão dependem da quantidade de notas dos acordes:menos notas de acorde ,mais notas de tensão e vice versa.Geralmente nos acordes de nona, décima e décima terceria,elas viram notas de acorde.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Objetivos
  • Escalas tonais
  • Graus da escala (sistema tonal)
  • Sistema tonal- Graus modais
  • Sistema tonal – graus Tonais
  • Notas do Acorde
  • Notas de Tensão.
  • Notas evitadas
  • Escala maior
  • Escala menor Natural
  • Escala menor Mélodica
  • Escala Menor Harmônica
  • Escalas Modais
  • Modo Dórico
  • Modo Frígio
  • Modo Lidio
  • Modo Mixolidio
  • Modo Lócrio
  • Escalas Pentatônicas
  • Escala pentatônica maior
  • Pentatônica Menor
  • Escalas exóticas
  • Escala de Blues
  • Escala de Bebop Dominante
  • Escala de Bebop maior
  • Escala Bebop menor -1
  • Escala Bebop menor- 2
  • Escala Espanhola
  • Escala Hexáfonica
  • Escala Diminuta
  • Escala Dom-Dim (dominante-diminuta).
  • Escala Lidia - Dominante
  • Escala alterada
  • Observações finais