Curso Online de contrabaixo para iniciantes

Curso Online de contrabaixo para iniciantes

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Carga horária: 4 horas

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Tecnico e eletronica e imfomatica manutencao de celulares. Autor de varios livros. Afiador de alicate de cuticulas a 15anos esta aprendir com meu avo e sigo ater tiver focas para segurar um alicate



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Sumário

    Sobre o autor, 3 Anatomia do Instrumento, 4 Aula 1 Noções básicas, 5
    Aula 2 Figuras ou valores, 12 Aula 3, 16
    Aula 4 Exercícios Psicomotores, 18
    Aula 5, 20
    Aula 6 Formação de Escalas, 22 Aula 7, 25
    Aula 8 Intervalos simples e compostos, 27
    Aula 9, 30
    Aula 10, 32
    Aula 11 Tônica e quinta, 35 Aula 12, 37
    Aula 13, 38
    Método Básico 1 Contrabaixo
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  • Sobre o autor

    Marcos Duprá é músico, arranjador e compositor.Tendo já tocado em diversas bandas com as quais já andou pelo interior afora. Nasceu em São Paulo e leciona há mais de 10 anos. Já foi professor em diversas escolas de música entre elas: Sintonia, Playmusic, Concertus, Conservatório Musical do Tucuruvi, etc... Também participa de projetos sociais, como o da Escola de Samba Unidos da Vila Maria.

    Sobre o método

    A intenção do presente trabalho é de suprir a necessidade de achar um material didático que tenha um avanço gradual. Que a teoria musical esteja amarrada com as músicas que estamos aprendendo, e assim coloquemos em prática a teoria aprendida.

    Para um bom desempenho é necessário que tenhamos disciplina. Lembre-se treinar todos os dias 20 minutos é melhor do que treinar 3 horas apenas num único dia da semana. Não pule fases. Os métodos estão baseados num esquema passo a passo, portanto achar que já sabe determinada matéria, ou que ela é desinteressante, pode ser problemático mais pra frente.

    No final do método há um dicionário de acordes, conforme você for aprendendo as músicas deve consultá-lo.

    As dúvidas ou críticas, aceitamos as críticas pois elas nos ajudam a melhorar, podem ser enviadas para o meu email: marcos.duprá@globo.com

    Bom estudo.

    Todos os direitos reservados e protegidos por lei.
    Nenhuma parte deste livro poderá ser reproduzida ou transmitida, sejam quais forem os meios: eletrônico, fotográfico, gravação ou quaisquer outros.
    Método Básico 1 Contrabaixo
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  • Anatomia do Contra-Baixo

    PONTE - UMA PEÇA MUITO IMPORTANTE DO BAIXO. EMBORA PAREÇA QUE SEJA APENAS UM APOIO PARA AS CORDAS, É ELA QUEM FAZ A TRANSFERÊNCIA DAS VIBRAÇÕES DAS CORDAS PARA A MADEIRA DO CORPO. EM ALGUNS BAIXOS, AS CORDAS NÃO SÃO PRESAS NA PONTE, MAS SIM DIRETAMENTE NO CORPO, VISANDO UM MELHOR APROVEITAMENTO DOS GRAVES.

    CAPTADORES TÊM A FUNÇÃO DE TRANSFORMAR A VIBRAÇÃO DAS CORDAS EM SOM. ATRAVÉS DE INDUÇÃO MAGNÉTICA, O SOM É CAPTADO E TRANSMITIDO PARA A SAÍDA. ENTRE OS VÁRIOS MODELOS DE CAPTADORES, OS MAIS COMUNS SÃO O JAZZ (PADRÃO JAZZ BASS), PRECISION E PIEZO.

    CORPO - RESPONSÁVEL DIRETO PELO TIMBRE DO INSTRUMENTO. ASSIM COMO NO VIOLÃO EXISTE A CAIXA
    ACÚSTICA, O CORPO DO BAIXO É QUEM VIBRA, DANDO SUSTAIN E GRAVE NECESSÁRIO
    AO BAIXO. É NO CORPO QUE SÃO FIXADAS AS CORDAS, O BRAÇO E A PARTE ELÉTRICA. O PESO DO CORPO INFLUI TAMBÉM NO EQUILÍBRIO DO BAIXO E NO CONFORTO DO INSTRUMENTO.

    MÃO - (PARTE ONDE SE PRENDEM AS CORDAS VIA TARRACHAS) - ALÉM DE SERVIR PARA FIXAÇÃO DAS TARRACHAS TEM MUITA INFLUÊNCIA NO EQUILÍBRIO DO INSTRUMENTO. EXPERIMENTE TOCAR NUM BAIXO COM MÃO E NUM SEM (COMO FACTOR, STEIBERG), E SINTA A DIFERENÇA!

    TARRACHAS - RESPONSÁVEL PELA AFINAÇÃO DO INSTRUMENTO, MERECE CUIDADOS ESPECIAIS QUANTO À MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO.

    BRAÇO - PARTE FUNDAMENTAL DO INSTRUMENTO, DEVE SER FIRME O SUFICIENTE E DE MADEIRA ESTÁVEL. REQUER CUIDADO QUANTO AO USO DO TIRANTE, QUE É INTERNO AO BRAÇO (CONFORME EXPLICAÇÃO ACIMA). SEMPRE QUE SE TROCAR AS CORDAS, CHECAR SE A CURVATURA DO BRAÇO É ACEITÁVEL, E SE NECESSÁRIO, ATUAR SUAVEMENTE O TIRANTE.

    TRASTES - SÃO AS PEQUENAS FAIXAS DE METAL QUE SE EXTENDEM AO LONGO DO BRAÇO, RESPONSÁVEIS PELA LIMITAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DAS NOTAS. EM ALGUNS CASOS, É POSSÍVEL RETIRAR OS TRASTES PARA QUE SE TENHA UM BAIXO TIPO FRETLEES, QUE POSSUI UM SOM CONTINUAMENTE À BASE DE "LIGADOS"; E LOGO EM SEGUIDA RECOLOCÁ-LOS. DESDE QUE SEJA BEM FEITO ESSE TRABALHO, CLARO! É BASEADO TAMBÉM NESSE FATOR, ALÉM DE OUTROS JÁ CITADOS ACIMA, QUE SE OBTÉM AS VARIAÇÕES SONORAS QUE COMPÕE O INSTRUMENTO.
    Método Básico 1 Contrabaixo
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  • Aula 1 - Noções básicas
    Leitura de cifras

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    Para começarmos esse curso, temos de aprender o uso das cifras, assim poderemos identificar o nome dos acordes. As cifras são os nomes que damos aos acordes, para isso precisamos saber os nomes das notas musicais que são:
    Para cada uma dessas notas damos o nome de uma letra, começando pela letra A que corresponde a nota Lá.
    D7 Ré com sétima
    C
    Em -
    F
    A7 -
    G4
    Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si
    A=lá ; B=si ; C=dó ; D=ré ; E=mi ; F=fá ; G=sol
    Portanto:

    A = Lá maior, a letra “A” corresponde a nota Lá, como ela está sozinha significa que o acorde é maior.

    Am = Lá menor, a letra “A” corresponde à nota Lá, e a letra “m” significa que o acorde é menor .

    A7=Lá com sétima, a letra “A” corresponde à nota Lá, e o nº 7 que o acorde é com sétima.

    Exercícios

    Descubra o nome dos acordes:
    Método Básico 1 Contrabaixo
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    www.cliqueapostilas.com.br

  • Noções básicas
    Nome das cordas

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    O nome das cordas soltas do contrabaixo, começando pela primeira corda, contando de baixo para cima são: 1º corda sol, 2º corda ré, 3º corda lá, 4º corda mi.
    Leitura tablatura

    Para lermos uma tablatura é como se o braço do contrabaixo estivesse de frente para nós, portanto, tome cuidado nesse caso com a primeira corda, corda sol, ela está em cima. Os números que aparecem na tablatura são as casas.No exemplo abaixo a corda usada é a terceira corda presa na terceira casa.
    Posição dos dedos mão esquerda

    Para mão esquerda usamos os seguintes dedos: polegar, indicador, médio e anular. Cada um deles recebe um número para designá-lo.
    Polegar = 1 ; indicador = 2; médio = 3; anular = 4 .
    Método Básico 1 Contrabaixo
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  • Posição dos dedos mão esquerda

    O polegar serve de apoio suave, atrás do instrumento. O sentido do polegar deve ser em forma de positivo.Os dedos devem pressionar as cordas, bem próximo dos ferrinhos (trastes).
    Posição dos dedos mão direita
    Os dedos estão indicados com suas iniciais; P= polegar, i= indicador, m= médio, a= anular.

    A mão direita é posicionada com naturalidade, de maneira que os dedos fiquem perpendiculares ás cordas.
    Método Básico 1 Contrabaixo
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  • Posição dos dedos mão direita

    A mão direita pode executar de duas maneiras usando palheta, nesse caso a palhetada deve ser basicamente alternada, ou usando o indicador e o médio, que devem alternar entre eles a execução na corda.
    Observe, na figura, que quando tocamos com os dedos, o dedo da mão direita, após tocar numa corda se apóia na seguinte. A letra “A” representa o ponto de partida, o dedo passa por “B”, tocando a corda em “C”, indo repousar em “D”, que é a corda que ele vai se apoiar.
    Dica
    Tome cuidado com as cifras que vêm escritas da seguinte maneira:

    Exemplo- C/G

    A primeira letra é o nome do acorde, a barra significa baixo, e a segunda letra o baixo a ser tocado. Portanto no exemplo acima devemos ler: Dó com baixo em Sol. Para o contrabaixo, principalmente nesse começo, a nota Sol teria mais valor que o resto do acorde.
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  • Afinando seu Contra-Baixo

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    Vamos falar de algo bem básico, mas que requer atenção, principalmente para você que está começando agora e não tem noção do que se trata: a afinação.

    Os acessórios mais importantes que você pode ter para afinar são seus ouvidos. Por isso eduque-os com paciência.

    Para afinar o baixo temos que primeiramente acertar uma das cordas através do "Diapasão", procure sempre manter seu instrumento no diapasão, esta é a melhor referência para seus ouvidos.

    Existem três tipos de diapasão:

    Diapasão de garfo - Emite a vibração da nota Lá. Como a terceira corda solta do baixo é justamente a nota Lá basta acerta-la com o diapasão e depois, usando-a como referência afinar as demais cordas.Você vai perceber que o diapasão emite um Lá bem agudo enquanto a corda Lá do baixo é bem grave, no começo é um pouco difícil acertar as mesmas notas em oitavas tão distantes por isso aí vai uma dica:

    DICA: Sem apertar a corda coloque o dedo suavemente sobre o traste à frente da quinta casa na corda Lá, isto produzirá um "Harmônico Natural". Este harmônico é a nota Lá também. Agora fica mais fácil de comparar com o diapasão.

    Diapasão de sopro - É um apito que emite o som da nota Lá na mesma altura da corda solta. Há também modelos com seis apitos, cada um emitindo o som de uma das cordas do violão.

    Diapasão eletrônico - Este aparelho capta o som da corda e indica se está na altura correta ou não, mostra através de um led ou uma seta se é preciso tencionar ou afrouxar mais a corda até chegar na altura exata. Apesar de muito útil para shows ao vivo, palcos escuros, etc. este diapasão não deve ser usado como desculpa de quem não consegue afinar o instrumento, qualquer pessoa pode treinar o ouvido a ponto de reconhecer quando as notas estão igualadas e, portanto afinadas.

    Após adquirir um diapasão tenha o hábito de sempre manter seu instrumento devidamente afinado de acordo. Como sabemos este instrumento geralmente tem quatro cordas que devem ser contadas de baixo para cima, ou da mais fina para a mais grossa: a primeira é a corda sol, a segunda é a corda Ré, a terceira é a corda Lá e a quarta é a corda Mi. Como percebemos cada corda solta leva o nome de uma nota musical, memorize-as.
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  • Supondo que você já tenha ajustado o som da terceira corda (Lá) com o diapasão a maneira mais comum de afinar o instrumento é igualando o som emitido quando se aperta a quinta casa de uma corda com o som da corda abaixo solta.

    Veja o gráfico abaixo e interprete como as cordas de seu instrumento devem ser afinadas:

    -
    Muita gente pode perguntar como ficaria no caso dos baixos de cinco ou de seis cordas. Simples. Vamos à resposta!

    O baixo de cinco cordas recebe uma corda mais grave, a corda SI. A ordem das cordas fica então "Sol, Ré, Lá, Mi e Si" e o processo de afinação é o mesmo: igualar o som da quinta casa com a corda abaixo solta.

    Em relação ao baixo de cinco cordas o de seis recebe mais uma corda aguda, é a corda Dó. Portanto a ordem das cordas será: Dó, Sol, Ré, Lá, Mi e Si.

    Há outras maneiras de se afinar o instrumento e uma delas é gerando um harmônico sobre o quinto traste de uma corda e igualando-o com o harmônico gerado no sétimo traste da corda abaixo. Não se pressiona a casa, basta encostar levemente o dedo bem em cima do traste indicado.

    Obs.: Nem todos os trastes produzem harmônicos naturais.
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  • Localização das notas no instrumento
    As notas indicadas são C = dó, D = ré, E = mi, F = fá , G = sol, A = lá.

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    Sustenido e bemol

    As notas musicais que conhecemos desde criança são:

    Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.

    Entre essas notas existem outras que recebem o nome de sustenido ou bemol. O sustenido é representado pelo símbolo “#”.O bemol por “b”. Teoricamente o sustenido é diferente do bemol, mas na prática são formas diferentes de representar a mesma nota. Ex.: Dó# = Réb

    Vamos entender isso melhor falando em voz alta todas as notas musicais a partir de Dó.

    Dó, Dó# ou Réb, Ré, Ré# ou Mib, Mi, Fá ,Fá# ou Solb , Sol ,Sol# ou Láb ,Lá ,Lá# ou Sib ,Si.

    Exercício

    Qual o nome das notas?
    C
    D
    E
    F
    G
    A
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  • Aula 2 - Figuras ou Valores

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    Nem todas as notas têm a mesma duração. Para representar as várias durações dos sons musicais, as notas são escritas sob formas diferentes. Abaixo as figuras musicais com os seus respectivos valores.

    Figura Pausa tablatura nome valor

    Semibreve
    4
    Mínima
    2
    Semínima
    1
    Colcheia
    1/2
    Semicolcheia
    1/4
    Fusa
    1/8
    Semifusa
    1/16

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