Curso Online de TEATRO - ARTES CÊNICAS

Curso Online de TEATRO - ARTES CÊNICAS

Descrição: As Artes Cênicas são o conjunto de técnicas utilizadas para criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos. O prof...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas

Por: R$ 38,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Descrição:

As Artes Cênicas são o conjunto de técnicas utilizadas para criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos. O profissional utiliza os movimentos corporais e voz para desenvolver e representar personagens que transmitem uma história, ideias ou sentimentos para o público.
Os interessados neste curso de graduação podem seguir carreira de ator, diretor, cenógrafo ou crítico.

Tópicos básicos do curso

01. Gênero Dramático
02. Expressão Corporal e Sonora
03. Jogo Teatral e Improvisação
04. Interpretação
05. Cenografia, tradição e preconceito
06. Direção Teatral
07. O Teatro e a sua energia oculta
08. Fonte surrealista
09. O vício de artista

José Vieira Cabral Nasceu no dia 25 de agosto de 1.960 em Xambrê, Paraná, viveu ali até os seus oito anos de idade e depois os seus pais se mudaram para Maringá no mesmo Estado. E aos 19 anos mudou-se para São Caetano do Sul, Região do Grande ABC, São Paulo, onde permanece até o presente momento. O Autor/produtor foi comerciante a maior parte de sua vida, mas também trabalhou como empregado em algumas Empresas: Foi Administrativo e Encarregado de obras Civis, tendo como formação (Mestria em Construção Civil) e, mais de 100 Cursos de diversas áreas. Como Escritor e pesquisador escreveu diversas Obras Literárias e Didáticas: É fundador da Livraria e Editora Virtual Cabral Veríssimo (seu nome artístico) e pertencente ao Clube de autores. O seu Site:(ciacabralverissimo.loja2.com.br), onde produz os seus Livros e Cursos online para a plataforma da (www.buzzero.com/autores/jose-cabral).



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • A profissão

    Quem se forma em Artes Cênicas pode seguir carreira nas seguintes áreas:
    Ator: Cria, interpreta e representa um personagem para peça teatral, novela, cinema, programa de TV, publicidade, etc.
    Diretor: Supervisiona e dirige a montagem de uma peça teatral, novela, cinema, programa de TV, web série, publicidade, etc.
    Cenógrafo: A partir do roteiro, cria um cenário para aquela produção artística.
    Crítico: Desenvolver críticas de artes relacionadas à representação.
    Dublagem: Faz a dublagem de personagens em filmes, seriados, games, animações, etc.
    Professor: Dá aulas de interpretação para o ensino fundamental ou médio.
    Produção: Providencia locais para os ensaios, busca patrocínios, administra orçamentos e os materiais necessários para a realização da apresentação. Viabiliza a exibição de peças ou espetáculos.
    Dramaturgia: Redige peças teatrais, seriados, novelas e filmes.

    Mercado de trabalho

    A maior quantidade de oportunidades e trabalho para quem se forma em Artes Cênicas está área estão no eixo Rio/São Paulo, onde ficam as maiores emissoras de TV do Brasil, de grandes teatros e produtoras.

  • Gênero Dramático

    O gênero dramático apreende a obra literária em verso ou prosa, mais conhecida como peça teatral. É feita para ser encenada por atores e construída de diálogos, seja eles para cinema, teatro ou televisão.
    Para que o público se simpatize com a obra alguns fatores devem ser considerados, como cenário, figurino (vestimentas), elenco, desempenho dos atores, gestos, além do próprio conteúdo da obra.

    Integram-se ao gênero dramático:

    Auto: representação que faz uso de alegoria pra fins místico, pedagógico ou moral. Geralmente são peças breves com tema religioso ou profano, ligadas aos mistérios e moralidades.
    Comédia: representação de algo inspirado na vida, a fim de criticar ou satirizar os costumes.
    Tragédia: representação de um fato trágico com o intuito de obter compaixão.
    Tragicomédia: é a mistura do trágico com o cômico, entretanto, já foi a junção do real com o imaginário.
    Farsa: peça teatral com características caricaturais e ridículas. Tem como objetivo criticar a sociedade e os costumes. Um grande autor a ser citado é Gil Vicente que ficou conhecido pelas suas inúmeras farsas, dentre elas, a Farsa de Inês Pereira, a Farsa do velho da horta.

  • 02. Expressão Corporal e Sonora

  • A psicóloga social Amy Cuddy, afirma que a nossa postura não só pode mudar a opinião dos outros sobre nós, mas também influencia a visão que temos de nós mesmos. Cuddy também identifica posturas poderosas e não poderosas, que podem ter impacto positivo ou negativo na nossa autoestima. Uma postura adequada pode contribuir em vários cenários, como entrevistas de emprego, por exemplo.

    Linguagem corporal e mentira

    Existem vários especialistas que se dedicam ao estudo da linguagem corporal, e podem identificar os verdadeiros sentimentos de uma pessoa, que muitas vezes não coincidem com o que a pessoa fala.

    O psicólogo estadunidense Paul Ekman é reconhecido como o maior especialista em expressões faciais. O seu trabalho influenciou a criação do seriado Lie to Me, onde um grupo treinado resolve vários crimes através da observação da linguagem corporal dos vários suspeitos. De acordo com alguns especialistas, existem 15 sinais da linguagem corporal para identificar uma mentira.

    Linguagem corporal e atração

    Charles Darwin foi um dos primeiros a abordar a linguagem corporal de alguns animais na altura de encontrar uma parceira. Os machos frequentemente cortejam as fêmeas, muitas vezes alterando o seu comportamento para aumentar as suas chances de "conquista".

  • Para os seres humanos, a linguagem corporal também tem um importante papel na sedução, porque a forma como um indivíduo se comporta vai alterar a capacidade de sedução. A linguagem corporal masculina e feminina também revelam a disponibilidade e interesse para um relacionamento amoroso ou envolvimento físico.

    Um homem que apresenta uma postura confiante e desinibida, provavelmente terá maior capacidade de atração. O sucesso de um flerte ou paquera está muitas vezes dependente da atitude e da capacidade de conseguir interpretar a linguagem corporal de uma pessoa. Por exemplo: se uma mulher está mexendo no cabelo enquanto fala com você, isso pode ser um sinal de interesse da parte dela. Se um homem olha várias vezes diretamente para você em um curto espaço de tempo, isso pode indicar que ele tem interesse.

    Relativamente à sedução, é importante referir que a linguagem corporal masculina é diferente da linguagem corporal feminina. Além disso, mesmo entre pessoas do mesmo gênero existem diferenças, porque personalidades diferentes resultam em formas distintas de linguagem corporal.

    Linguagem corporal e gestual

    É importante não confundir linguagem corporal com linguagem gestual. A linguagem gestual é mais objetiva, sendo que cada gesto tem um significado próprio, que foi estabelecido por convenção. Na linguagem corporal, uma certa postura ou gesto são mais subjetivos, podendo ou não revelar uma atitude mental ou física.

  • Como Ler os gestos dos outros

    conversar frente-a-frente com alguém, não é só o discurso e as palavras que importam, os nossos gestos e linguagem corporal também. Os especialistas dizem que, quando comunicamos a mensagem é transmitida na seguinte proporção:

    — 10% do que a pessoa realmente diz (verbal);
    — 40% do tom, velocidade e volume da voz (vocal);
    — 50% da sua linguagem corporal e facial (não-verbal).

    A linguagem corporal é uma forma de comunicação não-verbal e abrange principalmente gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos e proximidade entre locutor e interlocutor.

    Culturalmente um povo pode adotar gestos característicos que o identifique.
    Assim como acontece existirem significados diferentes para um mesmo gesto em diferentes culturas, cuidado com isto!

  • Descobre o que significam alguns gestos:

    Significado dos gestos com a cabeça:

    — Um sorriso sincero abrange todo o rosto (perceptível aos olhos), quando é falso geralmente só envolve os lábios;
    — Cabeça inclinada para um dos lados geralmente é sinal de interesse em algo ou alguém;
    — Baixar a cabeça pode ser considerado como falta de confiança. Se alguém baixa a cabeça quando elogiado, pode ser uma pessoa tímida.

    Significado dos gestos com a parte de cima do corpo:

    — Braços cruzados mostram que há uma espécie de barricada entre as pessoas, pode indicar insatisfação;
    — Movimentos com as mãos para cima e para fora podem significar positivismo ou abertura.

  • b) Preste atenção à posição da cabeça.

    Cabeças excessivamente inclinadas são ou um potencial sinal de afinidade, ou - se a pessoa sorri à medida que a sua cabeça se inclina - sinal de que ela está sendo brincalhona e talvez até flertando. (Note que pessoas com problemas de visão como a ambliopia também têm uma cabeça inclinada.)
    Cabeça baixa indica uma razão para esconder algo. Fique atento se alguém abaixar a cabeça. Se for ao receber um elogio, a pessoa pode ser tímida, envergonhada, retraída, pode estar mantendo distância da outra pessoa, estar em descrença ou absorta nos próprios pensamentos. Se for depois de uma explicação, a pessoa pode não ter certeza se o que ela disse foi correto ou pode estar refletindo.
    Note que, em algumas culturas, isso é um sinal de respeito.
    Cabeças empinadas significam que elas estão confusas ou em desafio, dependendo do olho, sobrancelha, gestos e boca. Pense como um cão ligeiramente ergue sua cabeça quando você faz um barulho esquisito. Em contrapartida, quando em conjunto com um sorriso, uma cabeça inclinada significa que a pessoa realmente gosta de você e está se divertindo muito com a conversa.

  • c) Olhe as pessoas nos olhos

    Pessoas que olham para os lados são muito nervosas, mentirosas ou distraídas. No entanto, se uma pessoa desvia o olhar do interlocutor, isso pode muito bem ser uma exposição de conforto ou indicar submissão. Olhar de soslaio geralmente significa que a pessoa está desconfiada ou não está convencida.
    Se alguém olha muito para o chão, provavelmente é tímido ou reservado. As pessoas também tendem a olhar para baixo quando estão chateadas ou tentando esconder algo emocional. As pessoas estão sempre pensando e sentindo emoções desagradáveis quando estão olhando fixamente para o chão.
    Algumas culturas acreditam que olhar alguém nos olhos é um sinal de desrespeito. Isso pode explicar por que alguém está evitando contato visual com você.
    Pupilas dilatadas significam que a pessoa está interessada. Tenha em mente, entretanto, que muitas drogas causam dilatação, incluindo álcool, cocaína, anfetaminas, MDMA, LSD e outros. Não confunda uma bebedeira com atração. Além disso, algumas pessoas têm pupilas permanentemente dilatadas (uma condição conhecida como midríase).
    Se o olhar parecer distante, geralmente indica que uma pessoa está em profunda reflexão ou não está ouvindo. (Nota: Olhos desfocados também podem ser um sinal de problemas de visão binocular.)

  • f) Verifique seus braços.

    Pessoas com braços cruzados estão se fechando à influência social. Embora algumas pessoas simplesmente cruzem os braços como um hábito, isso pode indicar que a pessoa é (ligeiramente) reservada, desconfortável com sua aparência (ou seja, autoconsciente e tentando cobri-la) ou está apenas tentando esconder algo em sua camisa. Se seus braços estão cruzados enquanto seus pés estão alinhados com os ombros ou mais afastados, esta é uma posição de resistência ou de autoridade.
    Se alguém repousa os braços atrás do pescoço ou na cabeça, a pessoa está aberta ao que está sendo discutido ou está apenas descontraída.
    Se suas mãos estão em seus quadris, eles podem estar esperando, estar impacientes ou apenas cansados.
    Se suas mãos estão fechadas ou cerradas, eles podem estar irritados, zangados ou nervosos.

  • g) Observe os pés

    Uma batida rápida, transferência de peso, risadas ou a movimentação dos pés na maioria das vezes significa que a pessoa está impaciente, animada, nervosa, assustada ou intimidada.
    Note, porém, que algumas pessoas com déficit de atenção balançam as pernas constantemente. Isso não quer dizer nada. É algo totalmente inconsciente e, ao mesmo tempo, excêntrico; a pessoa não pode parar. Algumas pessoas também o fazem por força do hábito.
    Se a pessoa está sentada e com os pés cruzados nos tornozelos, normalmente significa que ela está à vontade.
    Se, quando em pé, uma pessoa parece sempre manter os pés muito juntos, isso provavelmente significa que está tentando ser “adequada" de alguma forma. Às vezes, os pés juntos significam que a pessoa se sente mais submissa ou passiva.
    Se a pessoa propositalmente tocar seus pés com os dela, isso é sinal de paquera!
    Algumas pessoas podem apontar os pés para a direção onde querem ir ou, às vezes, para o que for de seu interesse. Então, se ela estiver apontando na sua direção, pode estar sinceramente interessada em você.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 38,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • As Artes Cênicas são o conjunto de técnicas utilizadas para criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos. O profissional utiliza os movimentos corporais e voz para desenvolver e representar personagens que transmitem uma história, ideias ou sentimentos para o público.
  • Os interessados neste curso de graduação podem seguir carreira de ator, diretor, cenógrafo ou crítico.
  • Tópicos básicos do curso
  • 01. Gênero Dramático
  • 02. Expressão Corporal e Sonora
  • 03. Jogo Teatral e Improvisação
  • 04. Interpretação
  • 05. Cenografia, tradição e preconceito
  • 06. Direção Teatral
  • 07. O Teatro e a sua energia oculta
  • 08. Fonte surrealista
  • 09. O vício de artista