Curso Online de Atividade Física e Saúde

Curso Online de Atividade Física e Saúde

A atividade física regular aumenta a sensibilidade das células à insulina, melhora o perfil de lipídios e lipoproteínas no sangue, red...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

A atividade física regular aumenta a sensibilidade das células à insulina, melhora o perfil de lipídios e lipoproteínas no sangue, reduz a pressão arterial e a adiposidade corporal, afeta favoravelmente fatores hemostáticos, melhora a função endotelial e pode reduzir a resposta inflamatória, diminui o risco de desenvolver doença cardíaca e, possivelmente, acidente vascular cerebral isquêmico e doença vascular periférica, alguns tipos de câncer, diminui também o risco de desenvolver osteoporose, síndrome metabólica e diabetes tipo 2, além de melhorar o controle metabólico de indivíduos com diabetes tipo 1 ou 2. Além disso, a atividade física colabora para a manutenção da capacidade funcional e uma vida independente na terceira idade. Também reduz sentimentos de depressão e ansiedade e promove o bem-estar psicológico e geral.

Mestre em alimentos e nutrição. Professor no ensino superior, médio e fundamental. Atualmente professor de biologia no ensino médio e graduando em Qualidade de Vida na Contemporaneidade. Licenciado em biologia e química, bacharel em bioquímica com ênfase no entendimento de ciências dos alimentos, fitoterapia e nutrição e ensino no decorrer da graduação. Especialista em nutrição clínica e esportiva, gerontologia e qualidade de vida e metodologia de ensino de biologia e química. Experiência como professor de ciências, biologia, química, bioquímica e alimentos. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1141431817967324. Alguns cursos online por mim cursados: Nutrição Funcional. Atualização em Nutrição Humana. Anatomia e Fisiologia Humana. Biologia Molecular. Saúde Pública. Imunonutrição. Desenvolvimento Humano e Educação. Docência e Prática de Ensino. Fundamentos de Bioquímica. Bioquímica Clínica. Biologia. Química Geral. Química. Conceitos em Biodiversidade. Microbiologia dos Alimentos. Higiene e Vigilância Sanitária de Alimentos. Agentes Tóxicos Naturais. Plantas Medicinais: Química e Atividade Biológica. Nutrição em Saúde Pública e, Tecnologia de Alimentos.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

  • A prática regular de exercícios físicos é uma estratégia preventiva primária, atrativa e eficaz, para manter e melhorar o estado de saúde física e psíquica em qualquer idade, tendo efeitos benéficos diretos e indiretos para prevenir e/ou retardar as perdas funcionais do envelhecimento, reduzindo o risco de enfermidades e transtornos frequentes na terceira idade.

  • Atividade física é definida como sendo qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética, que resulta num gasto energético acima dos níveis de repouso; enquanto que o exercício físico é uma subcategoria da atividade física, caracterizado pelo movimento corpóreo planejado, estruturado, repetido e com objetivos pré-estabelecidos, contribuindo o mesmo para a melhora ou manutenção de um ou mais componentes de aptidão física.

  • A atividade física regular aumenta a sensibilidade das células à insulina, melhora o perfil de lipídios e lipoproteínas no sangue, reduz a pressão arterial e a adiposidade corporal, afeta favoravelmente fatores hemostáticos, melhora a função endotelial e pode reduzir a resposta inflamatória, diminui o risco de desenvolver doença cardíaca e, possivelmente, acidente vascular cerebral isquêmico e doença vascular periférica, alguns tipos de câncer, diminui também o risco de desenvolver osteoporose, síndrome metabólica e diabetes tipo 2, além de melhorar o controle metabólico de indivíduos com diabetes tipo 1 ou 2. Além disso, a atividade física colabora para a manutenção da capacidade funcional e uma vida independente na terceira idade. Também reduz sentimentos de depressão e ansiedade e promove o bem-estar psicológico e geral.
    http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/bitstream/123456789/518/5/Fisiologia%20do%20Exerc%C3%ADcio.pdf

  • A prática regular de atividade física, preferencialmente orientada por um educador físico, pode contribuir para longevidade com qualidade de vida.

  • Atividade física: qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso.

    Aptidão física: capacidade de realizar trabalho muscular de maneira satisfatória.

    Exercício Físico é toda Atividade Física planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria e a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física.

  • A avaliação da aptidão aeróbia tem sido considerada o quinto sinal vital, além da frequência cardíaca, da frequência respiratória, da temperatura e da pressão arterial. A cada aumento da aptidão aeróbia, há menor risco de morbimortalidade.

  • A prática regular de exercícios físicos é apontada como uma das intervenções para a manutenção da saúde e prevenção de diversas doenças. A diminuição do risco de desenvolvimento de doenças coronarianas, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2, cânceres de cólon e mama, redução da pressão arterial, aumento da sensibilidade à insulina, controle do peso corporal, preservação da massa óssea, prevenção e melhora de transtornos depressivos e de ansiedade são alguns dos benefícios cientificamente comprovados da sua prática.

  • No que se refere à atividade física, a Estratégia Global da OMS recomenda que os indivíduos adotem níveis adequados de atividade física durante toda a vida. Nesse contexto, recomenda-se pelo menos 30 minutos de atividade física, regular, intensa ou moderada, na maioria dos dias da semana, senão em todos, a fim de prevenir as doenças cardiovasculares e o DM, além de melhorar o estado funcional nas diferentes fases da vida, principalmente nas fases adulta e idosa.

  • A prática regular de atividade física (AF) induz alterações desejáveis nos níveis plasmáticos de lipídeos, em especial, aumentando HDL e reduzindo TG, além de desencadear efeitos benéficos sobre o colesterol total e suas frações de baixa e muito baixa densidade (LDL e VLDL, respectivamente).

  • A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda para adultos (18-64 anos) pelo menos 150 min/semana de AF aeróbica moderada ou 75 min/semana de atividade aeróbica vigorosa ou uma combinação equivalente e atividades aeróbicas em ciclos de pelo menos 10 min de duração, para se obter benefícios sobre a saúde cardiovascular.

    A prática de AF vigorosa, mas não a moderada, tende a associar-se com mudanças mais positivas no perfil lipídico do que o tempo de AF isoladamente. 
    SILVA, Raquel Caroline da et al. Atividade Física e Perfil Lipídico no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil). Arquivos brasileiros de cardiologia, v. 107, n. 1, p. 10-19, 2016.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Benefícios da atividade física
  • Aminoácidos e proteínas na prática esportiva
  • Atividade física e saúde cardiovascular
  • Adaptações fisiológicas decorrentes da prática de atividade física
  • Importância da atividade física na terceira idade