Curso Online de Atividade Física e Saúde

Curso Online de Atividade Física e Saúde

Atividade física e possível redução do risco do desenvolvimento de certas patologias.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Atividade física e possível redução do risco do desenvolvimento de certas patologias.

Mestre em alimentos e nutrição. Especialista em nutrição clínica e esportiva, gerontologia e qualidade de vida e metodologia de ensino de biologia e química. Professor de ciências e biologia. Bacharel em bioquímica com ênfase no entendimento de ciências dos alimentos, fitoterapia, nutrição e ensino após cursar disciplinas eletivas referentes a estas áreas e fazer estágios no decorrer da graduação.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Atividade Física e Saúde

    Com relação às modificações fisiológicas decorrentes do treinamento aeróbio, três alterações cardiológicas normais podem ser identificadas. São elas: frequência cardíaca menor em repouso, consumo máximo de oxigênio maior e débito cardíaco mais elevado.

  • Atividade física é definida como 'o movimento dos músculos esqueléticos, resultando em gasto de energia que excede o estado de repouso', enquanto exercício é 'atividade física planejada, estruturada e repetitiva'. Portanto, o exercício é um subtipo de atividade física, mas a atividade física também inclui atividades cotidianas, como lavar o carro, fazer compras e aspirar. Isso significa que a recomendação de atividades diárias aumentadas pode reduzir as barreiras para as pessoas que desejam aumentar seus níveis de atividade física, mas não querem se exercitar. Estudos retrospectivos ou longitudinais em pesquisas sobre demência tendem a se concentrar na atividade física, enquanto estudos prospectivos com protocolos planejados e estruturados geralmente investigam o papel do exercício.

  • É indiscutível os benefícios da atividade física para a saúde. Além de ajudar no bem-estar físico, fazer exercícios contribui para a saúde mental. Isso significa uma melhoria na qualidade de vida e mais disposição para realizar as tarefas do cotidiano. Nesse sentido, a prática da atividade física contribui com a diminuição do risco de doenças, já que proporciona a redução dos níveis dos hormônios estressantes, como a adrenalina, a noradrenalina e o cortisol.

  • A saúde física e mental dos indivíduos, principalmente idosos, sofre interferência das atitudes destes de forma positiva ou negativa. Uma das maneiras de oportunizar uma melhoria da saúde e qualidade de vida é a partir das práticas corporais e de lazer, que podem ser apresentadas pelo profissional de Educação Física, tais como caminhadas, corridas, ginásticas e relaxamentos.

  • ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

  • Os estudos que abordam o assunto são unânimes com relação à importância da atividade física na terceira idade, uma vez que esta realizada constantemente traz benefícios incontestáveis para a longevidade com uma melhor qualidade. Alguns estudos relatam que a participação de idosos em programas de atividades físicas regulares promove melhoria das funções orgânicas e garante a manutenção da capacidade funcional e principalmente, a prevenção de doenças relacionadas ao sedentarismo.

  • Sabe-se que a prática regular de exercícios físicos tem impacto positivo na independência funcional, ansiedade e depressão, sociabilização e, com isso, há o aumento da expectativa de vida, independentemente do tipo de exercício realizado. Apesar dos benefícios biológicos diferenciados, tanto o exercício aeróbico quanto o exercício resistido são eficientes para a prevenção e controle de doenças crônico-degenerativas como doenças cardiovasculares, diabetes do tipo II, câncer, sarcopenia, entre outras.

  • Em relação às vantagens da prática de atividade física e lazer podemos afirmar: Controle de peso; Controle de pressão arterial; Controle de glicose; Aumento de resistência contra doenças; Aumento da autoestima; Alívio do estresse; Aumento do bem-estar; Estímulo a novas amizades.

  • Correção de postura; Reduz o colesterol ruim; Ajuda a combater a depressão e controla a hipertensão.

  • Bem-estar pessoal, benefícios associados, ao humor, estresse, ansiedade, depressão, sono, entre outros.

  • O efeito protetor do exercício físico regular de intensidade moderada, contra o estresse oxidativo está relacionado ao aumento da atividade do sistema antioxidante, por exemplo, através do aumento da expressão de enzimas antioxidantes e redução da expressão das enzimas pró-oxidantes.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
  • ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE
  • ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE CARDIOVASCULAR
  • INTRODUÇÃO À NUTRIÇÃO ESPORTIVA