Curso Online de Gerontologia

Curso Online de Gerontologia

Gerontologia é um ramo da ciência que se dedica a estudar o processo de envelhecimento do ser humano e seu impacto nos aspectos biológico...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 40 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Gerontologia é um ramo da ciência que se dedica a estudar o processo de envelhecimento do ser humano e seu impacto nos aspectos biológicos, fisiológicos, sociais, psicológicos e espirituais durante essa etapa.

Mestre em alimentos e nutrição. Especialista em nutrição clínica e esportiva, gerontologia e qualidade de vida e metodologia de ensino de biologia e química. Professor de ciências e biologia. Bacharel em bioquímica com ênfase no entendimento de ciências dos alimentos, fitoterapia, nutrição e ensino após cursar disciplinas eletivas referentes a estas áreas e fazer estágios no decorrer da graduação. No final de cada curso não há avaliação. Cursou, aprendeu bastante devido a meu compromisso de oferecer ensino de qualidade, não tem a preocupação e ansiedade em ser avaliado (a) um monte de conteúdos simultaneamente. No certificado é informado o número de dias em que o curso foi cursado e o tanto de horas que ele foi acessado, diante disto, não convém cursar muito rápido e em poucos dias.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Gerontologia

  • O envelhecimento populacional é uma realidade. A estimativa é de que a população mundial acima dos sessenta anos, que no ano 2000 era de 600 milhões, passe para 1,2 bilhões em 2025, e em 2050 chegue aos 2 bilhões, o que significa um salto de 10% para 21% do total desta população. Com destaque aos países em desenvolvimento, onde o crescimento será maior e mais rápido, estima-se que o número de idosos seja quadruplicado durante os próximos quarenta anos.

  • O envelhecimento é um processo contínuo, gradual e complexo, que compreende profundas alterações a nível fisiológico, cognitivo, psicológico e social. Entre os fatores fisiológicos associados ao envelhecimento, existe uma grande variedade de danos celulares e moleculares que contribuem para a alteração da composição corporal, devido a alterações hormonais, diminuição do apetite, problemas orais, disfagia, e outras patologias.
    PINTO, Ana Sofia Carvalho Marques. Envelhecimento saudável: o papel da alimentação e nutrição. 2021.

  • Gerontologia

  • Gerontologia a ciência que estuda o processo do envelhecimento humano, no aspecto biopsicossocial, área que lida com questões relacionadas a prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida.

  • Gerontologia é a ciência que estuda o processo de envelhecimento humano, não apenas em seus aspectos clínicos e biológicos, mas também as condições psicológicas, sociais, econômicas e históricas em que esse processo se dá. Tem caráter multi e interdisciplinar e conta com profissionais de todas as áreas do conhecimento para planejar, criar e organizar projetos que visam a atender às necessidades globais da pessoa idosa.

  • O gerontólogo é o profissional capaz de compreender o processo de envelhecimento e o cuidado ao idoso de forma integral, com requisitos-chave para conquistar excelentes resultados.

  • Entre as suas diversas áreas de atuação do gerontólogo, destacam-se a prevenção, que visa antever os possíveis problemas decorrentes da idade avançada, propondo ações que minimizem os desconfortos causados pelas doenças comuns dos idosos; a ambientação, que propõe a adequação ambiental para que os idosos possam se locomover com mais facilidade, visando uma melhor qualidade de vida; a reabilitação, que “propõe intervenções quando ocorreram perdas que são resgatáveis e, quando irreversíveis, orienta a criação de condições individuais e ambientais para uma vida digna e, por fim, nos cuidados paliativos, com propostas de intervenções que minimizem o sofrimento humano e promovam o bem-estar ao paciente e aos familiares, nos casos de doenças progressivas e irreversíveis.

  • A capacidade funcional é definida como atributos relacionados à saúde que permitem que as pessoas sejam ou façam o que com motivo valorizam. O indivíduo que tem capacidade física e mental preservadas e pode utilizar os diversos recursos oferecidos para minimizar e se adaptar as perdas inexoráveis do envelhecimento apresenta um envelhecimento bem-sucedido.

  • Durante o acompanhamento de indivíduos idosos são aplicadas escalas para avaliação da funcionalidade tanto para as atividades básicas de vida diária (ABVD), como tomar banho, alimentar-se, deitar e levantar da cama, ir ao banheiro, vestir-se e controlar esfíncteres como para as atividades instrumentais de vida diária (AIVD) que envolvem controle de finanças, preparo da refeição, ir a lugares sozinhos, fazer compras, telefonar, fazer tarefas domésticas e tomar medicamentos. Esta avaliação da funcionalidade permite um diagnóstico amplo da situação real de saúde daquele indivíduo e direciona as estratégias para ganho de independência.
    CASAROTTO, Andréia Athayde Firmiano et al. Estudo do polimorfismo no gene SIRT1 e sua associação com diferentes comorbidades de idosos atendidos no ambulatório de geriatria de um hospital universitário da região central do Brasil. 2018.

  • Há um erro comum de vincular doença a envelhecimento e acreditar que todos os idosos são debilitados. Isso não é verdade. As pessoas nessa faixa etária se tornam mais suscetíveis às doenças, por isso o trabalho dos gerontólogos e demais profissionais da saúde é prezar pela saúde física e mental delas, uma vez que esses aspectos terão impacto em sua qualidade de vida.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Gerontologia
  • Osteoporose
  • Violência Contra o Idoso
  • Nutrição e Estética
  • Envelhecimento Cutâneo
  • Atividade Física e Saúde
  • Importância do Consumo de Lipídios
  • Substâncias Bioativas e Saúde
  • Aspectos Cognitivos dos Idosos
  • Melhore sua qualidade de vida
  • Envelhecimento Bem Sucedido