Curso Online de jardinagem e paisagismo

Curso Online de jardinagem e paisagismo

Atualmente, grande parte dos brasileiros vive em grandes centros urbanos, repletos de estruturas de concreto e com o ar poluído. O modo d...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 2 horas

Por: R$ 25,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Atualmente, grande parte dos brasileiros vive em grandes centros urbanos,
repletos de estruturas de concreto e com o ar poluído. O modo de vida agitado e
inconstante dessas cidades, aliado à falta de contato com a natureza, contribui
significativamente para a piora da qualidade de vida de todos nós.


  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Introdução

  • Atualmente, grande parte dos brasileiros vive em grandes centros urbanos, repletos de estruturas de concreto e com o ar poluído. O modo de vida agitado e inconstante dessas cidades, aliado à falta de contato com a natureza, contribui significativamente para a piora da qualidade de vida de todos nós. Dessa forma, se apresenta como uma necessidade contemporânea um retorno ao contato com a natureza, com sua beleza e pureza. A existência de áreas verdes, não apenas em residências, mas dentro das casas e nos espaços urbanos públicos melhora a vida dos moradores das grandes cidades que, além de apreciarem um espaço harmônico, possuem um espaço de socialização em contato direto com a natureza. Daí vem a importância da jardinagem e do paisagismo, que são duas áreas do conhecimento voltadas para a composição de visuais inspirados na natureza, para que eles sejam agradáveis e harmônicos. Neste curso não temos a pretensão de esgotar o assunto, pois o paisagismo e a jardinagem são práticas antigas e ricamente detalhadas, com muitas informações importantes. Nosso objetivo aqui é expor os conceitos mais fundamentais relativos a essas duas práticas. Muitos pensam que construir um jardim harmonioso é tarefa dispendiosa, mas neste curso mostraremos como é possível montar um belo jardim sem que isso seja muito custoso para você. Serão mostrados todos os materiais e as etapas necessárias para a construção de um jardim, assim como as plantas que você pode escolher para compô-lo e os cuidados que precisa ter na manutenção. Você verá também como é importante realizar esse trabalho em parceria com um bom profissional, jardineiro e/ou paisagista.

  • Assim, esperamos que você aprenda os conceitos fundamentais sobre jardinagem e paisagismo, obtendo as ferramentas teóricas necessárias para a construção de um jardim. Queremos mostrar também que todos podem possuir um espaço verde belo e harmônico, independente do tamanho da área e dos recursos disponíveis, colaborando para a qualidade de vida tanto do proprietário do espaço quanto da comunidade próxima como um todo, que também será beneficiada pela sua presença.

  • O que é o paisagismo e a jardinagem

  • Na história da evolução humana, podemos dizer que desde sempre o homem teve sua existência ligada intimamente à natureza, pois precisa dela pra sobreviver. Com o desenvolvimento das sociedades, é sensível que o ser humano tem se distanciado da natureza, o que diminui a qualidade de vida de todos. De acordo com os relatos históricos, percebemos desde as primeiras grandes civilizações uma preocupação com a manutenção do equilíbrio entre o desenvolvimento da sociedade e a preservação da natureza. A civilização Suméria, por exemplo, construiu os Jardins Suspensos da Babilônia no século VI a.C., que são considerados uma das sete maravilhas do mundo antigo. No Brasil, o início do desenvolvimento do paisagismo se deu com a chegada da Família Real Portuguesa, em 1808, com o Rei Dom João VI. Devido à transferência da Corte para o Rio de Janeiro, a cidade foi urbanizada para recebê-la, e esse processo incluiu a criação de praças, parques e do Jardim Botânico para abrigar as espécies vegetais que o rei trouxe consigo. Depois de Dom João VI, os reis Dom Pedro I e Dom Pedro II deram continuidade ao desenvolvimento do paisagismo no Brasil, trazendo célebres paisagistas europeus para a implantação de diversos projetos paisagísticos, principalmente na capital do Império, Rio de Janeiro. Atualmente, o paisagismo impõe-se como uma necessidade fundamental para a sobrevivência e qualidade de vida dos moradores dos grandes centros urbanos, uma vez que serve para manter o equilíbrio do ecossistema, que é muito agredido pelo desenvolvimento das cidades.

  • A importância do paisagismo

  • O paisagismo é uma atividade muito importante na vida de todos, ainda que muitos não o reconheçam como tal. Podemos dizer que ele tem duas funções essenciais: a social e a ecológica. A função social do paisagismo se dá por meio da implementação de espaços que têm o objetivo de favorecer o convívio entre a população de uma região, como praças, parques e espaços públicos. Também podemos identificar a função social desta profissão quando pensamos que é por meio de um bom projeto paisagístico para uma grande cidade que a qualidade dos habitantes melhora, beneficiando a todos. Essas melhorias podem se dar através de um projeto que melhore a arborização da cidade e o ajardinamento, o que ajuda a diminuir o calor naquele espaço e os índices de poluição. Já o equilíbrio ecológico se mostra cada vez mais importante em um planeta que se preocupa crescentemente com a preservação da natureza. O equilíbrio ecológico depende cada vez mais do paisagismo, com seus projetos de implantação e manutenção de áreas verdes nas grandes cidades. Para que exerça essa função, é preciso que o projeto paisagístico não leve em consideração apenas a dimensão decorativa, mas, sim, que procure se adequar o máximo possível as necessidades do local em que ele será executado. Isso significa 8 incluir espécies de plantas que atraem pássaros e pensar no aumento da densidade das folhas, que são dois fatores essenciais para a promoção do equilíbrio do ecossistema. Atrair pássaros às áreas urbanas é importante, pois eles são responsáveis pela dispersão das sementes das plantas frutíferas e também enriquecem a paisagem das cidades. A densidade foliar, por sua vez, tem a função de oxigenar o ambiente urbano, cada vez mais poluído pela grande circulação de veículos e pela atividade industrial.

  • Jardinagem

  • A jardinagem é o trabalho de um profissional ou de um leigo para manter um local público ou privado de acordo com o plano paisagístico projetado para aquele lugar. Em outras palavras, é o processo de manter as plantas regadas, podadas e sadias, ou seja, a jardinagem é responsável pelo cultivo do jardim e pela garantia da sua existência. A prática da jardinagem é, na grande maioria dos casos, destinada a fins ornamentais, mas ela também pode ser aplicada com fins educativos, como no caso de um zoológico ou jardim botânico, assim como na urbanização de determinados espaços na cidade, como praças e parques. Dessa forma, podemos perceber como a jardinagem se relaciona intimamente com o paisagismo, uma vez que essas duas práticas caminham juntas. O paisagismo é responsável pela concepção do projeto paisagístico da área, ou seja, pela distribuição das plantas ornamentais, equilíbrio das cores e das espécies que serão utilizadas e adequação da utilização do espaço. A jardinagem entra no momento da implantação e da manutenção do projeto. Em outras palavras, as duas práticas são interdependentes, e uma estaria incompleta na ausência da outra.

  • Como contratar um bom jardineiro

  • Para ser um bom profissional desta área, é preciso que o jardineiro domine alguns conhecimentos básicos. Infelizmente, existem muitos jardineiros que não têm os saberes mínimos para exercer essa profissão, o que tem como consequência o prejuízo do jardim que deveria estar sendo cuidado. Para evitar que isso aconteça com o seu jardim é preciso que sejam tomados alguns cuidados no momento de contratar uma pessoa para cuidar dele. Vamos listar alguns passos, como sugestão, que você pode adotar no momento de escolher o prestador de serviços: a) Peça indicações a conhecidos sobre profissionais em que eles confiam e que já puderam verificar a qualidade do trabalho. b) Peça referências de seus últimos trabalhos para conferir a qualidade do serviço prestado. c) O bom jardineiro sabe lidar com as plantas de maneira segura, pois possui experiência com elas. Ele não tem a necessidade de fazer uso de artifícios verbais para “impressionar” o cliente. d) A maioria dos bons jardineiros não procura serviço de porta em porta, pois eles têm sua clientela fixa que já conhece a qualidade do serviço. e) Um bom profissional de jardinagem possui as próprias ferramentas, sempre bem conservadas. 10 Muitos dos chamados “maus jardineiros” são pessoas que não receberam uma profissionalização correta ou específica para esta área e muitos apenas encaram essa atividade como um “bico”, ou seja, um trabalho temporário para ganhar renda extra. Se você pretende que seu jardim esteja sempre bem cuidado, com uma boa manutenção das plantas e do espaço, procure um profissional qualificado e com referências para exercer o trabalho. Caso não tenha a intenção de contratar um jardineiro, mas fazer você mesmo a manutenção do seu jardim, listamos alguns “pecados” que devem ser evitados: - Fazer uma poda desregrada, mutilando as plantas sem deixar condições para que elas sobrevivam. - Adição de terra saibrosa, geralmente impermeável, nas áreas do jardim, o que impossibilita a passagem de água e é danoso às plantas. - Aplicação de adubos sem o conhecimento da quantidade correta, o que pode intoxicar as plantas. - Plantar árvores em buracos muito rasos, ou sobre lajes de concreto, o que impede que as raízes cresçam e as plantas se desenvolvam. - Cobrir o gramado com muita terra, impedindo-o de respirar, o que provoca a morte da grama.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 25,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Introdução
  • O que é o paisagismo e a jardinagem
  • A importância do paisagismo
  • Jardinagem
  • Como contratar um bom jardineiro
  • Os jardins no Brasil e nas Américas
  • A importância do solo
  • Correção do PH e da fertilidade
  • Tipos de terras e suas propriedades
  • Minhocas
  • Adubação
  • Ferramentas necessárias
  • Etapas de construção de jardins
  • Plantação do jardim
  • Plantas isoladas
  • Gramados
  • Vasos
  • Pragas e doenças das plantas
  • Pragas e besouros
  • Brocas
  • Cochonilhas
  • Ácaros e fungos