Curso Online de Eletromagnetismo
4 estrelas 0 alunos avaliaram

Curso Online de Eletromagnetismo

Este curso destina-se aos alunos do Curso de Engenharia e de Física. Não é um curso completo , mas poderá lhes dar uma visão mais simplif...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 41 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso destina-se aos alunos do Curso de Engenharia e de Física. Não é um curso completo , mas poderá lhes dar uma visão mais simplificada da matéria como a solucionar alguns exercícios :
-Porém o ponto principal é entender:Lei de Coulomb,
Lei de Gaus
?Equações de Maxwell , Energia potencial e Potencial Eletrostático , Lamina infinita de cargas , Capacitores ,
Faraday,
Calculo I.

É um agente físico que é responsável pela transmissão das interações eletromagnéticas que se propagam no espaço com uma velocidade finito-Campo elétrico.
Sejam bem vindos ao mundo fantástico da Física.
Professora: Maria Cristina Moysés- cristina.moyses@gmail.com

Prof.:Maria Cristina Moyses Matemática, Física e Química Extensão em Física-Fundação CECIERJ Lato Sensu O Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Astrofísica Geral e Astrofísica do sistema solar ON( Observatório Nacional ) Física pelo Instituto De Física São Carlos -USP Pedagogia - Universidade Castelo Branco Governo Do Estado de Minas Gerais-Titular de cargo efetivo



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • eletromagnetismo : curso do 3° semestre para engenheiros e físicos
    prof.: maria cristina moysés

    ( este é um vídeo introdutório )

  • eletromagnetismo : uma amostra do que você vai aprender

  • Introdução . Este curso destina-se aos alunos do Curso de Engenharia.

    introdução . este curso destina-se aos alunos do curso de engenharia.

  • Eletromagnetismo

    eletromagnetismo

    é um agente físico que é responsável pela transmissão das interações eletromagnéticas que se propagam no espaço com uma velocidade finito-campo elétrico

  • este curso destina-se aos alunos de engenharia . não é um curso completo , mas poderá lhes dar uma visão mais simplificada da matéria como a solucionar alguns exercícios :
    -porém o ponto principal é entender:lei de coulomb,
    lei de gaus
    –equações de maxwell , energia potencial e potencial eletrostático , lamina infinita de cargas , capacitores ,
    faraday,
    calculo i.

  • ímãs os fenômenos magnéticos são conhecidos desde a antiguidade. naquela época já se utilizavam certas pedras – que tinham a propriedade de atrair pedaços de ferro – na orientação da rota de grandes viagens. o vocábulo magnetismo é devido a uma região chamada magnésia, localizada na turquia, local em que essas pedras foram encontradas. quando suspensas por seus centros de massa, tais pedras orientavam-se sempre no sentido norte-sul. eram construídas de óxido de ferro e denominadas magnéticas. atualmente, recebem o nome genérico de ímã natural. só mais tarde descobriu-se a possibilidade de fabricar ímãs artificiais.

  • Interações Fundamentais da Natureza

    interações fundamentais da natureza

    forças na natureza
    força forte – nuclear é uma força de curto alcance
    força eletromagnética é uma força de longo alcance
    força gravitacional – longo alcance

    força intensidade
    eletromagnética 25
    fraca 0,8
    gravitacional 10-41

  • Lei de Coulomb

    lei de coulomb

    suponha que a interação entre a terra e a lua fosse puramente elétrica .como poderíamos comprovar ou refutar essa hipótese? a melhor maneira de responder é conhecermos um pouco mais sobre o campo elétrico .
    será que uma distribuição de cargas “altera” o espaço ao redor dela ? (da partícula)

  • CAMPO MAGNÉTICO

    campo magnético

    analogamente ao campo elétrico, denomina-se campo magnético a região ao redor de um ímã na qual ocorre um efeito magnético. a sua representação é feita por linhas de campo ou linhas de indução, que são linhas imaginárias fechadas que saem do pólo norte e entram no pólo sul.

  • no interior do ímã, as linhas de campo vão do pólo sul para o pólo norte. cada ponto de um campo magnético é caracterizado por um vetor denominado vetor indução elétrica ou vetor campo magnético, sempre tangente às linhas de campo e no mesmo sentido delas. a sua intensidade será definida mais adiante. diz-se que um campo magnético é uniforme quando o vetor campo magnético é constante em todos os pontos do campo. nesse caso, sua representação é um conjunto de linhas paralelas igualmente espaçadas e igualmente orientadas

  • campo magnético criado por corrente elétrica num fio retilíneo

    em 1820, o físico dinamarquês hans c. oersted (1777-1851) verificou, experimentalmente, que a corrente elétrica cria um campo magnético ao seu redor. oersted montou um circuito, mantendo um trecho do condutor esticado na direção norte-sul, colocando bem próximo e sob esse trecho uma bússola. verificou que, ao fechar o circuito, a agulha magnética da bússola sofria um desvio e permanecia quase perpendicular ao condutor, graças ao aumento da corrente. verificou ainda que, se o sentido da corrente fosse invertido, a agulha também sofria uma inversão em seu sentido. da experiência, oersted concluiu que: uma corrente elétrica cria ao seu redor um campo magnético.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Introdução . Este curso destina-se aos alunos do Curso de Engenharia.
  • Eletromagnetismo
  • Interações Fundamentais da Natureza
  • Lei de Coulomb
  • CAMPO MAGNÉTICO
  • A realidade do Campo eletromagnético
  • O trajeto da Carga puntiforme
  • J.J. Thomson (1856 - 1940