Curso Online de Química dos Alimentos

Curso Online de Química dos Alimentos

A química de alimentos consiste no estudo da composição e das propriedades funcionais dos alimentos. Tem como objetivo entender as mudanç...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 30 horas


Por: R$ 28,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

A química de alimentos consiste no estudo da composição e das propriedades funcionais dos alimentos. Tem como objetivo entender as mudanças químicas que os alimentos sofrem durante a manipulação, o processamento e o armazenamento, bem como estabelecer as relações entre diferentes componentes químicos e as propriedades nutricionais e organolépticas de um alimento.

Mestre em alimentos e nutrição. Especialista em nutrição clínica e esportiva, gerontologia e qualidade de vida e metodologia de ensino de biologia e química. Professor de ciências e biologia. Bacharel em bioquímica com ênfase no entendimento de ciências dos alimentos, fitoterapia, nutrição e ensino após cursar disciplinas eletivas referentes a estas áreas e fazer estágios no decorrer da graduação. No final de cada curso não há avaliação. Cursou, aprendeu bastante devido a meu compromisso de oferecer ensino de qualidade, não tem a preocupação e ansiedade em ser avaliado (a) um monte de conteúdos simultaneamente. No certificado é informado o número de dias em que o curso foi cursado e o tanto de horas que ele foi acessado, diante disto, não convém cursar muito rápido e em poucos dias.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • QUÍMICA DOS ALIMENTOS

  • A química de alimentos consiste no estudo da composição e das propriedades funcionais dos alimentos. Tem como objetivo entender as mudanças químicas que os alimentos sofrem durante a manipulação, o processamento e o armazenamento, bem como estabelecer as relações entre diferentes componentes químicos e as propriedades nutricionais e organolépticas de um alimento. O estudo da química de alimentos inclui dois componentes essenciais:

  • A química de alimentos é um dos tópicos principais da ciência dos alimentos, tratando da composição e das propriedades e estrutura das substâncias em alimentos, bem como das transformações químicas que eles passam durante manipulação, processamento e armazenamento.

  • A determinação das características importantes de um alimento seguro e a definição das reações químicas e bioquímicas que influenciam a qualidade e a segurança do alimento. Em sentido amplo, isso traduz a importância da aplicação desse conhecimento durante o processamento e o armazenamento de alimentos.
    SILVA, P.S. Bioquímica dos Alimentos. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

  • DOLINSKY, Manuela. Emagrecimento Permanente - Nutrição para uma Vida Saudável. Roca, 2015.
    Carboidratos são combustíveis energéticos do organismo, pois sua principal função é fornecer energia. Cada grama de carboidrato gera, em média, 4 kcal. São fundamentais na manutenção de uma vida saudável, pois o cérebro depende diretamente deles para a geração de energia. Por isso, nunca podem ser cortados totalmente da dieta. Contudo, seu estoque no organismo é limitado e, em excesso, os carboidratos são armazenados na forma de gordura. As principais fontes de carboidratos são: pães, biscoitos, farinhas, cereais e massas. Devem ser consumidos, principalmente, na sua forma integral, já que, desse modo, são ricos em fibras.

  • Veja a seguir alguns exemplos de monossacarídeos
    Glicose: forma de açúcar encontrada na corrente sanguínea. Produto principal resultante da hidrólise de carboidratos mais complexos.
    Frutose: açúcar presente nas frutas. Consiste no açúcar mais doce dos monossacarídeos.
    Galactose: açúcar do leite. Não é encontrado livre na natureza, pois combina-se com a glicose para formar a lactose. É proveniente da quebra da lactose durante o processo de digestão.

  • Dissacarídeos: são açúcares compostos de dois monossacarídeos. Para serem absorvidos, necessitam passar pelo processo de hidrólise para serem transformados em dois monossacarídeos. Os principais são os seguintes.
    Sacarose: glicose + frutose. É o açúcar de mesa. Pode ser encontrado no açúcar de cana, na beterraba e no mel.
    Lactose: glicose + galactose. É o açúcar presente no leite. É produzido nas glândulas mamárias e consiste no açúcar menos doce dos dissacarídeos.

  • Maltose: glicose + glicose. É o açúcar do malte. Não pode ser encontrado livre na natureza e por isso é proveniente do processo de digestão feito por enzimas que quebram as móleculas grandes em fragmentos de dissacarídeos. Assim, são convertidos em duas moléculas de glicose para facilitar a absorção. Na indústria alimentícia é obtido por meio da fermentação de cereais, tais como a cevada, produzindo etanol e dióxido de carbono.

  • Os hidratos de carbono fazem parte de um grupo de macronutrientes que constituem a principal fonte de energia obtida por meio da alimentação. Baseado no número de unidades ou molécula de glicose que contêm e conforme o tamanho de sua molécula, os carboidratos podem ser classificados em Monossacarídeos, Dissacarídeos, Oligossacarídeos e Polissacarídeos. Assinale a alternativa que apresenta apenas dissacarídeos.

    a) Galactose e maltose.
    b) Sacarose e glicose.
    c) Frutose e sacarose.
    d) Lactose e maltose.
    Prova Nutricionista - Pref. Jupiá/SC-2019

  • d) Lactose e maltose.

  • O amido pode ser encontrado no endosperma dos cereais. Os grânulos de amido não danificados são insolúveis em água fria, mas podem absorver água de modo reversível, ou seja, eles podem inchar um pouco e, então, retornar a seu tamanho original ao secar. Quando aquecidas em água, as moléculas iniciam um processo vibratório intenso, ocorrendo quebra das pontes de hidrogênio intermoleculares. Esse processo permite a entrada de água que promove a gelatinização do amido.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 28,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • CARBOIDRATOS
  • LIPÍDIOS
  • PROTEÍNAS
  • ENZIMAS
  • FERMENTAÇÃO
  • VITAMINAS E MINERAIS
  • ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL
  • ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL
  • CONSUMO DE VEGETAIS E SAÚDE