Curso Online de Centro de Referencia de Assistência social  CRAS

Curso Online de Centro de Referencia de Assistência social CRAS

Este curso falar Política da Assistência Social, especificadamente no CRAS e CREAS

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas

De: R$ 40,00 Por: R$ 25,00
(Pagamento único)

Mais de 0 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso falar Política da Assistência Social, especificadamente no CRAS e CREAS

? Curso Autismo : Há lugar Realizado pelo Secretaria Municipal de Saúde ? Curso Fatos mundiais que influencia as políticas de saúde no Brasil ? Curso ?? Serviço Social e suas dimensões ? Curso Palestra ?ASPECTOS GERAIS DA LEI MARIA DA PENHA?? ? Curso ? QUESTÕES SOCIAIS: CONJUNTURA E PERSPECTIVAS?? ? Curso ??Capacitação sobre violência doméstica e familiar contra a mulher?? ? Curso Empreendedorismo e gestão de negócio e financiamento de empreendimentos ? Encontro do dia do Assistente Social : o tema o Serviço Social de olhos abertos para Educação , carga horária 05 horas ? Conferência Municipal de Juventude com tema Juventude desenvolvimento e efetivação de direitos. Carga horário 08 horas ? Seminário tema : A terceira idade sob a perspectiva dos Direitos e cidadania carga horária 15 horas ? II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres carga horária 08 horas ? ? I Conferência Municipal de Segurança Alimentar carga horária 08 horas ? VII Conferência Municipal dos Direitos da criança carga horária 08 horas ? Seminário do Instituto Psicopedagogico carga horária 10 horas ? Capacitação sobre Violência Domestica carga horária 06 horas ? Curso de Disseminadores de informação da Providencia Social carga horária 0 horas ? Campanha Municipal de Combate do trabalho infantil carga horária 04 horas ? III Conferência Territorial dos Direitos da pessoa idosa carga horária 14 horas ? VII Conferência Municipal da Assistência Social carga horária 14 horas ? IV Conferência Municipal de qualidade para cuidar bem das pessoas direito do povo brasileiro carga horária 08 horas ? I Encontro Territorial de gestores Municipais da assistência Social carga horária 16 horas ? IV Conferência Territorial dos direitos da pessoa idosa 08 horas ? VII Conferência Municipal dos direitos da criança do adolescente carga horária o8 horas ? Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional carga horária 16 horas PERFIL PESSOAL ________________________________________ Minhas principais características são: responsabilidade profissional, organização, facilidade de comunicação, expressão e dedicação ao trabalho. Maria Adriana Alves Coelho



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS

    CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS

  • Podem ser ofertados outros serviços no CRAS?

    Podem ser ofertados outros serviços no CRAS?

    Outros serviços, programas, benefícios e projetos de proteção social básica poderão ser ofertados no CRAS, conforme disponibilidade de espaço físico e de profissionais qualificados para implementá-los, e desde que não prejudiquem a oferta do PAIF, ou seja, as demais atividades não poderão prejudicar a execução do PAIF e a ocupação dos espaços a ele destinados. Os demais serviços, programas, projetos e ações de proteção básica desenvolvidos no território de abrangência do CRAS devem ser a ele referenciados. (Caderno de Orientações Técnicas do CRAS). Obs. Não se deve confundir a unidade do CRAS com toda a rede de Proteção Social Básica, que pode ser formada por instituições públicas ou privada.

  • Qual o conceito de “território de abrangência do CRAS”?

    Qual o conceito de “território de abrangência do CRAS”?

    território delimitado a partir dos locais de residência das famílias referenciadas aos equipamentos. Os territórios têm histórias e características diferenciadas. Por isso, é importante reconhecer potencialidades e vulnerabilidades, bem como situações de risco presentes. O planejamento da(s) área(s) de cobertura do CRAS, pelo gestor municipal, é de extrema importância, ou seja, é preciso delimitar os bairros, as ruas que definam o território de abrangência do CRAS, bem como o número de famílias que ele referenciada. O número de famílias pode ser aproximado. Pode-se utilizar o Cadastro Único como instrumento neste planejamento.

  • O que é “famílias referenciadas”?

    O que é “famílias referenciadas”?

    É a unidade de medida de famílias que vivem nos territórios de abrangência dos CRAS e que são elegíveis ao atendimento ofertado pelo Centro.
    Qual a capacidade de referencia mento de um CRAS?
    Segundo a NOB/SUAS 2012, a capacidade de referenciamento de um CRAS está relacionada:

                 Ao Número de famílias do território;
                  À estrutura física da unidade; e
                  À quantidade de profissionais que atuam na unidade.

  • Qual a quantidade de famílias referenciadas a um CRAS?

    Qual a quantidade de famílias referenciadas a um CRAS?

    Os CRAS serão organizados conforme o número de famílias a ele referenciado, observando a seguinte divisão:
                 
    Até 2.500 famílias;
                  De 2.501 a 3.500 famílias;
                  De 3.501 a 5.00 famílias.

    Obs. Outras classificações poderão ser estabelecidas, pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e deliberadas pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

  • Qual a quantidade de CRAS por município?

    Qual a quantidade de CRAS por município?

    Os critérios de partilha de recursos propostos na NOBSUAS permitem atender, gradualmente, nos próximos anos, a todos os municípios na perspectiva da universalização da Proteção Social Básica.  A NOBSUAS 2012 não prevê quantidade mínima de CRAS por município. Todos os 5570 municípios já receberam a oferta para o cofinanciamento federal do Piso Básico Fixo (PBF). Os municípios que ainda não têm o cofinanciamento federal do PBF recusaram a oferta do serviço em expansões passadas e/ou ainda não atingiram os requisitos mínimos para receberem recurso federal. (Ver NOBSUAS 2012). Obs: O município pode manter com recursos próprios a quantidade de CRAS que considerar necessário.

  • Qual a importância do CRAS para a proteção social e para as famílias?

    Qual a importância do CRAS para a proteção social e para as famílias?

    É por meio do CRAS que a proteção social da assistência social se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais interurbanas e a importância da presença das políticas sociais para reduzir essas desigualdades. Previne situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nas localidades. Ao estabelecer o PAIF como prioridade dentre os demais serviços, programas e projetos da proteção social básica, que tem como principal foco de ação o trabalho com famílias, bem como ao territorializar sua esfera de atuação, o CRAS assume como fatores identitários dois grandes pilares do SUAS: a matricialidade sociofamiliar e a

  • Qual deve ser o horário de atendimento do CRAS?

    Qual deve ser o horário de atendimento do CRAS?

    O CRAS deve funcionar, no mínimo, por 40 horas semanais, 5 dias por semana, 8 horas por dia. Somente é considerado que o CRAS está em funcionamento por 8 horas se houver a presença da equipe de referência completa durante este período. O horário de atendimento do CRAS pode ser flexível? O horário pode ser flexível, permitindo que o equipamento funcione nos finais de semana e horários noturnos, desde que isso ocorra para possibilitar uma maior participação das famílias e da comunidade nos programas, serviços e projetos operacionalizados nessa unidade.  O horário de funcionamento do CRAS deve ser decidido em conjunto com as famílias referenciadas, ser amplamente divulgado e manter regularidade. Não é recomendável, por exemplo, um novo horário de funcionamento em um curto período de tempo.

  • O que é equipe de referência?

    O que é equipe de referência?

    Equipes de referência são aquelas constituídas por servidores efetivos responsáveis pela organização e oferta de serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e especial, levando-se em consideração o número de famílias e indivíduos referenciados, o tipo de atendimento e as aquisições que devem ser garantidas aos usuários. O que são as equipes de referência da Proteção Social Básica? São aquelas formadas por servidores efetivos, de nível superior e nível médio, responsáveis pela organização e oferta de serviços, programas, projetos e benefícios de Proteção Social Básica nos municípios.

  • Qual a caracterização da equipe de referência do CRAS?

    Qual a caracterização da equipe de referência do CRAS?

    A orientação é que toda a equipe de referência do CRAS seja composta por servidores públicos efetivos de modo a garantir a continuidade, eficácia e efetividade dos programas, serviços e projetos ofertados pelo CRAS, diminuindo a rotatividade de profissionais e permitindo o processo de capacitação continuado dos mesmos. Recomenda-se também que a seleção dos profissionais não concursados, deva ser realizada por um processo público e transparente, pautado na qualificação dos profissionais e no perfil requerido para o exercício das funções da equipe de referência do CRAS.

  • Qual o perfil necessário para as equipes de referência do CRAS?

    Qual o perfil necessário para as equipes de referência do CRAS?

    A equipe de referência do CRAS é interdisciplinar e os perfis devem convergir de forma a favorecer o desenvolvimento das funções do CRAS. O trabalho social com famílias depende de um investimento e uma predisposição de profissionais de diferentes áreas a trabalharem coletivamente, com objetivo comum de apoiar e contribuir para a superação das situações de vulnerabilidade e fortalecer as potencialidades das famílias usuárias dos serviços ofertados no CRAS. Qual a composição da equipe de referência do CRAS?
    Pequeno Porte I
    Pequeno Porte II
    Médio, Grande, Metrópole e Distrito Federal
    até 2.500 famílias referenciadas
    até 3.500 famílias referenciadas
    a cada 5.000 famílias referenciadas
    2 técnicos de nível superior, sendo 1 assistente social e o outro, obrigatoriamente, psicólogo;


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 25,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
  • Podem ser ofertados outros serviços no CRAS?
  • Qual o conceito de ?território de abrangência do CRAS??
  • O que é ?famílias referenciadas??
  • Qual a quantidade de famílias referenciadas a um CRAS?
  • Qual a quantidade de CRAS por município?
  • Qual a importância do CRAS para a proteção social e para as famílias?
  • Qual deve ser o horário de atendimento do CRAS?
  • O que é equipe de referência?
  • Qual a caracterização da equipe de referência do CRAS?
  • Qual o perfil necessário para as equipes de referência do CRAS?
  • EQUIPE
  • Quais conhecimentos são necessários à equipe de referencia do CRAS?
  • Qual o perfil dos profissionais que irão trabalhar com povos e comunidades tradicionais? 
  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Creas
  • Público Atendido
  • DIVIDE SE EM MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE
  • MÉDIA COMPLEXIDADE
  • ALTA COMPLEXIDADE
  • DIAGNÓSTICO SOCIOTERRITORIAL
  • EQUIPE DE REFERÊNCIA PARA ATENDIMENTO DOS SERVIÇOS DE MÉDIA COMPLEXIDADE RH/SUAS
  • Atendimento Psicossocial
  • SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ABORDAGEM SOCIAL
  • OBJETIVOS:
  • REFERÊNCIA/ TRABALHO SOCIAL ESSENCIAL:
  • Quais legislações e planos nacionais o profissional que atua no CREAS deve conhecer?
  • CREAS Recursos Humanos
  • Maria Adriana Alves