Curso Online de História da Educação Infantil no Contexto Brasileiro
4 estrelas 20 alunos avaliaram

Curso Online de História da Educação Infantil no Contexto Brasileiro

História da Educação Infantil no Contexto Brasileiro

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 20,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

História da Educação Infantil no Contexto Brasileiro

FORMADO EM PEDAGOGIA


- Patricia Fortes Lyras

- Gitânia Klein De Lima

- Lucinete Rocha Passos Ferreira

"MARAVILHOSO."

- KÁtia Maria Dos Santos

- Andreia Rodrigues De Souza Ribeiro

- Jamile Evelin Silva Duarte

"Este curso é excelete principalmente para nós que concluimos o curso de pedagogia. aumentados nosso conhecimento sobre a historia da educação infantil no contexto brasileiro. Quando sugido as creches a importancia da educação infantil hoje em nosso pais.Com se definil das intituições educacionais.A importâncias da formação do professor."

- Suzana Da Silva Moura

- Silmara Enizete De Oliveira Silva

"Como profissional da área da educação,este curso foi muito proveitoso para mim.Valeu a pena !!!"

- Leda Maria De Assis Lopes Mota

"O curso História da Educação Infantil No Contexto Brasileiro, foi mto produtivo, bom para recapitular conteúdos já vistos e aprofundar o saber sobre o assunto, apesar de contar o início,como surgiu, faltou algo mais atual, coma sabemos hoje a Educação Infantil é um direito da criança."

- Carmem Lúcia Cattani Santana

- Jailson Ferreira Barbosa

- Maria Vanusa Alves De Castro

"O curso foi de grande importância, pois acredito que nós professores temos que estar sempre em busca de renovação, reflexão e acima de tudo retomar alguns assuntos ligados diretamente com a "Educação"."

- Valdelene Aparecida De Moraes

- Renata Aparecida De Souza E Matos

"gostei bastante"

- Maria Kaitiane Gomes

- Alracy Gomes De Castro

- Ana Paula Medina Feitoza

- Adilson Moreira Dias Junior

"O conteúdo deixou um pouco a desejar,creio que faltou mais informação."

- Rosemeire Custódio De Medeiros

- Ana Paula Amancio

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • História da Educação Infantil no Contexto Brasileiro

    história da educação infantil no contexto brasileiro

  • as primeiras creches foram criadas no brasil no final do século xix e início do século xx, e tinham como finalidade retirar as crianças abandonadas da rua, diminuir a mortalidade infantil, formar hábitos higiênicos e morais nas famílias, alicerçado em um caráter extremamente assistencialista.

  • considerando que, nessa época, não se tinha um conceito bem definido sobre as especificidades da criança, a mesma era "[...] concebida como um objeto descartável, sem valor intrínseco de ser humano" (rizzo, 2003, p. 37).

  • com o avanço da industrialização e o aumento do número de mulheres da classe média no mercado de trabalho, aumentou a demanda pelo serviço das instituições de atendimento à infância. 

  • fatores como o alto índice de mortalidade infantil, a desnutrição generalizada e o número significativo de acidentes domésticos, fizeram com que alguns setores da sociedade, dentre eles os religiosos, os empresários e educadores, começassem a pensar num espaço de cuidados da criança fora do âmbito familiar.

  • foi com essa preocupação, ou com esse "[...] problema, que a criança começou a ser vista pela sociedade e com um sentimento filantrópico, caritativo, assistencial é que começou a ser atendida fora da família" (didonet, 2001, p. 13).

  • ainda segundo o autor:
    enquanto para as famílias mais abastadas pagavam uma babá, as pobres se viam na contingência de deixar os filhos sozinhos ou colocá-los numa instituição que deles cuidasse.

  • para os filhos das mulheres trabalhadoras, a creche tinha que ser de tempo integral; para os filhos de operárias de baixa renda, tinha que ser gratuita ou cobrar muito pouco; ou para cuidar da criança enquanto a mãe estava trabalhando fora de casa, tinha que zelar pela saúde, ensinar hábitos de higiene e alimentar a criança. a educação permanecia assunto de família. essa origem determinou a associação creche, criança pobre e o caráter assistencial da creche. (didonet, 2001, p. 13)

  • nesse sentido, vale ressaltar que uma das instituições brasileiras mais duradouras de atendimento à infância, que teve seu início antes da criação das creches, foi a "roda dos expostos" ou "roda dos excluídos", local onde se colocavam os bebês abandonados.

  • era composto por uma forma cilíndrica, dividida ao meio por uma divisória e fixado na janela da instituição ou das casas de amparo. assim, a criança era entregue a esta instituição, sendo preservada a sua identidade.

  • por mais de um século a roda de expostos foi a única instituição de assistência à criança abandonada no brasil e, apesar dos movimentos contrários a essa instituição por parte de segmento da sociedade, foi somente no século xx, já em meados de 1950, que o brasil efetivamente extinguiu-a, sendo o último país a acabar com o sistema da "roda dos excluídos".


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 20,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • História da Educação Infantil no Contexto Brasileiro