Curso Online de Netiqueta e Filosofia: a ética e a etiqueta no ambiente virtual.
3 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de Netiqueta e Filosofia: a ética e a etiqueta no ambiente virtual.

O objetivo do curso é fornecer uma formação complementar para estudantes e licenciados em filosofia, assim como uma base teórica aos doce...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O objetivo do curso é fornecer uma formação complementar para estudantes e licenciados em filosofia, assim como uma base teórica aos docentes com outras formações para o melhor desempenho do profissional em cursos de educação à distância (EAD).
Para atingir esta intenção é necessário discutir a as relações que podem ser estabelecida entre a filosofia e a netiqueta, além das implicações entre tecnologia e educação.
O que remete a violência simbólica dentro do âmbito da tecnologia e a conceito de netiqueta a reboque da ética.
Neste sentido, adentraremos a netiqueta como fator essencial nas relações virtuais pedagógicas, a problemática da cidadania vinculada com e educação e a netiqueta, encerrando com propostas e soluções.
Ao finalizar indicaremos leituras complementares para que os temas abordados possam ser aprofundados, debatidos e incorporados na prática docente do professor envolvido com o EAD.

Doutor em História Social pela USP. MBA em Gestão de Pessoas pela UNIA. Licenciado em História pelo CEUCLAR. Bacharel em Filosofia pela FFLCH/USP. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Educação da USP. Possui vários livros publicados e artigos em revistas acadêmicas e de grande circulação. Pelas suas pesquisas recebeu o Prêmio Jabuti, o Prêmio Casa Grande e Senzala e uma Mensão Honrosa da USP. Foi professor na PUC de Campinas, Fundação Santo André e outras grandes universidades. Atuou em cursos EAD de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Claretiano. Atualmente está vinculado como professor titular na Unimonte. É editor da revista eletrônica "Para entender a história...", a qual já recebeu mais de 4 milhões de acessos. http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/ Para acessar o curriculo completo consulte: http://lattes.cnpq.br/4329309661638530 Veja também: http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1bio_Pestana_Ramos


- Josenildo Padilha Da Silva'

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Netiqueta e filosofia: A ética e a etiqueta no ambiente virtual.

    netiqueta e filosofia: a ética e a etiqueta no ambiente virtual.

    prof. dr. fábio pestana ramos
    doutor em história social pela usp
    mba em gestão de pessoas
    bacharel em filosofia pela fflch/usp
    licenciado em filosofia pela faculdade de educação da usp
    http://lattes.cnpq.br/4329309661638530

  • objetivos.

    o objetivo do curso é fornecer uma formação complementar para estudantes e licenciados em filosofia, assim como uma base teórica aos docentes com outras formações para o melhor desempenho do profissional em cursos de educação à distância (ead).
    para atingir esta intenção é necessário discutir a as relações que podem ser estabelecida entre a filosofia e a netiqueta, além das implicações entre tecnologia e educação.
    o que remete a violência simbólica dentro do âmbito da tecnologia e a conceito de netiqueta a reboque da ética.
    neste sentido, adentraremos a netiqueta como fator essencial nas relações virtuais pedagógicas, a problemática da cidadania vinculada com e educação e a netiqueta, encerrando com propostas e soluções.
    ao finalizar indicaremos leituras complementares para que os temas abordados possam ser aprofundados, debatidos e incorporados na prática docente do professor envolvido com o ead.

  • certificado.
    este curso não exige aprovação em um teste para obtenção do certificado.
    ao concluir seus estudos obterá um certificado equivalente a um curso de extensão de 10 horas/aula.
    notará que utilizamos métodos pedagógicos especialmente desenvolvidos para cursos de ensino à distância (ead), adotados nas melhores universidades do brasil.
    o valor cobrado para participar do curso se destina a auxiliar no desenvolvimento de novos cursos e na manutenção da estrutura da revista técnico cientifica on-line gratuita “para entender a história...”
    (issn 2179-4111).
    http://fabiopestanaramos.blogspot.com/
     
    bons estudos.
    prof. dr. fábio pestana ramos.

  • Unidade 1: Netiqueta e Filosofia.

    unidade 1: netiqueta e filosofia.

  • a sociedade da informação, com o advento da banda larga e a popularização do uso da internet, fomentou o surgimento de novas ferramentas educacionais baseadas em blogs, revistas eletrônicas e no ensino ead.

    para regular as relações estabelecidas entre as pessoas surgiu o que se convencionou chamar de netiqueta, normas não oficiais de comportamento cordial.

    neste sentido caberia perguntar se esta constitui também um código de ética que pode facilitar a efetivação da virtualidade educacional, regulando relações pedagógicas na internet?

  • poderia ser estabelecido um vinculo entre netiqueta e cidadania?

    as pessoas estão preparadas para lidar com a internet como meio de integração educacional?

    questões que multiplicam as perguntas.

  • o sistema educacional formal institucionalizado consegue lidar com a internet como ferramenta?

    onde entra a netiqueta no ensino básico e superior?

    como preparar os educandos para conviver em harmonia com outros indivíduos e a construção coletiva do conhecimento em ambiente virtual?

  • baseado no método lógico dedutivo, em pesquisa bibliográfica e documental, além de constatações empíricas, propomos realizar neste curso uma discussão inicial em torno destas questões, com o objetivo de conduzir a introdução da questão da netiqueta como reguladora das novas relações educacionais estabelecidas virtualmente pela internet.

    os resultados parciais alcançados por uma pesquisa atenta demonstram que existe uma desatualização da ldb e dos pcns para lidar com a virtualidade educacional.

    será que existe uma solução provisória para este problema?

    a abordagem da netiqueta como conteúdo a ser integrado ao ensino de filosofia na educação básica, ensino médio e superior poderia resolver a questão?

  • Unidade 2: A netiqueta.

    unidade 2: a netiqueta.

  • dentro do âmbito da sociedade da informação, em um ambiente globalizado, onde o acesso as informações e a produção e divulgação do conhecimento foi democratizado, com a educação sendo cada vez mais transposta para o âmbito virtual, torna-se necessário discutir o que se convencionou chamar de netiqueta.

  • o termo “netiquette” foi criado pela norte-americana judith kallos, uma consultora do wordpress, em 1988 (artigo netiqueta).

    prestando serviço para empresas com negócios on-line nos estados unidos da américa, ainda durante o advento da internet discada, ela percebeu que o mundo empresarial não estava preparado como lidar com as novas realidades promovidas pelo avanço tecnológico.

    foi assim que fundou cursos para treinar prestadores de serviços pela internet, para que as empresas pudessem participar das novas demandas abertas pela rede mundial de computadores, associando o compromisso com o próprio sucesso com um tratamento adequado do consumidor em potencial, tornando-se uma especialista em etiqueta virtual on-line pela internet (artigo email etiquette expert).


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Netiqueta e filosofia: A ética e a etiqueta no ambiente virtual.
  • Unidade 1: Netiqueta e Filosofia.
  • Unidade 2: A netiqueta.
  • Unidade 3: Educação e Tecnologia.
  • Unidade 4: Violência Simbólica e Tecnologia.
  • Unidade 5: Netiqueta e Ética.
  • Unidade 6: A netiqueta nas relações virtuais pedagogícas.
  • Unidade 7: Cidadania, educação e netiqueta.
  • Unidade 8: Propostas e Soluções.
  • Indicação de leituras sobre os temas abordados.