Curso Online de A ARTE NA IDADE MEDIA

Curso Online de A ARTE NA IDADE MEDIA

O CURSO MOSTRA A ARTE NA IDADE MEDIA E SUAS CARACTERÍSTICAS,CONCEITOS E ARQUITETURA DE CADA ÉPOCA HISTÓRICA.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O CURSO MOSTRA A ARTE NA IDADE MEDIA E SUAS CARACTERÍSTICAS,CONCEITOS E ARQUITETURA DE CADA ÉPOCA HISTÓRICA.

SOU FORMADA EM HISTORIA,PEDAGOGIA,ARTES,TENHO CURSO DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO TENHO PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, E PSICOPEDAGOGIA, DOU AULA NA APAE, HÁ 7 ANOS, MAS JÁ TRABALHO NA ENTIDADE HÁ 17 ANOS,ATUO NO ESTADO COMO EVENTUAL NA ÁREA DE HISTÓRIA E ARTES.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • a arte na idade média

    ******adriana coutinho

  • pintura bizantina

    por volta do século iv, com a invasão dos povos bárbaros ao longo do império romano, o imperador constantino i transfere a capital do império para bizâncio, antiga cidade grega renomeada mais tarde para constantinopla. neste local reúnem-se toda uma série de factores que impulsionam a ascensão da nova expressão artística.

    o movimento vive o seu apogeu no século vi, durante o reinado do imperador justiniano i ao qual se sucede um período de crise denominado iconoclastia e que consiste na destruição de qualquer imagem santa devido ao conflito político entre os imperadores e o clero.

    a arte bizantina não se extingue, no entanto, quando da queda do império romano do ocidente em 453, e permanece ainda nas regiões onde floresce a ortodoxia grega, estendendo-se à segunda metade do século xv e grande parte do século xvi. este movimento chega mesmo a atravessar os limites territoriais do império bizantino, incluindo, por exemplo, os países eslavos.

  • a localização de constantinopla permite à arte bizantina a absorção de influências vindas de roma, da grécia e do oriente e a interligação de alguns destes diversos elementos culturais num momento de impulso à formação de um estilo repleto de técnica e cor.

    a arte bizantina está intimamente relacionada com a religião, obedecendo a um clero fortalecido que possui, além das suas funções naturais, as funções de organizar também as artes, e que consequentemente relega os artistas ao papel de meros executores.

    também o imperador, assente num regime teocrático, possui poderes administrativos e espirituais. sendo o representante de deus na terra, é convencionalmente representado com uma auréola sobre a cabeça e não é raro encontrar um mosaico onde esteja representado com a esposa ao lado da virgem maria e o menino jesus.

  • mosaico

    o mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não se destinava somente a decorar as paredes e abóbadas das igrejas, serve também de fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de cristo, dos profetas e dos vários imperadores.

    plasticamente, o mosaico bizantino não se assemelha aos mosaicos romanos; são confeccionados com técnicas diferentes e seguem convenções que regem também os afrescos. neles, por exemplo, as pessoas são representadas de frente e verticalizadas para criar certa espiritualidade; a perspectiva e o volume são ignorados e o dourado é utilizado em abundância, pela sua associação a um dos maiores bens materiais: o ouro.

  • justiniano i
    mosaico em ravena, na itália.

  • alexios, filho do rei johann ii
    mosaico na igreja de santa sofia - istambul

  • jesus cristo
    mosaico na igreja de santa sofia - istambul

  • arquitetura

    a expressão artística do período influenciou também a arquitetura das igrejas. elas eram planejadas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada conforme a necessidade. o acabamento dessas igrejas eram compostos por diversas cúpulas, criando-se edifícios de grandes dimensões, verticalizados, espaçosos e profusamente decorados.

    a catedral de santa sofia é um dos grandes triunfos da técnica bizantina. projetada pelos arquitetos antêmio de tralles e isidoro de mileto, ela possui uma cúpula de 55 metros apoiada em quatro arcos plenos. esta técnica permite uma cúpula extremamente elevada a ponto de sugerir, por associação à abóbada celeste, sentimentos de universalidade e poder absoluto. apresenta pinturas nas paredes, colunas com capitel ricamente decorado com mosaicos e chão de mármore polido.

  • fachada da igreja de santa sofia - istambul

  • igreja de santa sofia - istambul

  • a arte
    românica
    &
    gótica


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • AGRADECIMENTOS