Curso Online de EGITO ANTIGO

Curso Online de EGITO ANTIGO

ESTUDA A FOMAÇÃO DA CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA AS SOCIEDADES FUTURAS.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 25,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

ESTUDA A FOMAÇÃO DA CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA AS SOCIEDADES FUTURAS.

Formação em História Licenciatura Plena,com Pós-graduação em história do Rio Grande do SUl: sociedade,cultura & política. Atualmente cursando Mestrado Profissionalizante em História, pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG).



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Sociedades do Oriente Médio

    sociedades do oriente médio

    professor pós-graduado em história vlademir mendonça

  • O Egito Antigo

    o egito antigo

    localização:
    situado no nordeste da áfrica,numa região predominantemente desértica,a civilização egípcia desenvolveu-se no fértil vale do rio nilo,beneficiando-se do seu regime de cheias.essas cheias,ao ocuparem as margens do rio,depositam ali o “húmus” fertilizante.quando termina o período chuvoso e o rio volta ao seu leito normal,as margens ficam prontas para uma agricultura farta.

  • o historiador grego heródoto afirmou em sua célebre frase ,que o egito é uma dadíva do nilo. de fato,são as periódicas cheias do nilo que fornecem água e terra arável ao país. entretanto,isso não era suficiente para modelar uma civilização.foi preciso acrescentar o esforço e a criatividade do trabalho humano.e foi desta forma,por meio do trabalho humano,associado ao fator geográfico,que os egípcios conseguiram desenvolver uma das mais antigas civilizações da hsitória.

  • Características geográficas do Egito

    características geográficas do egito

    o egito é caracterizado por três elementos:oásis,clima árido e território comprido.
    oásis: o egito,em meio a um grande deserto do saara,situa-se em uma região fértil,um verdadeiro oásis.
    clima árido: o egito possui um clima quente e seco,próprio do deserto.
    território comprido: o egito tem um território que acompanha o curso do rio nilo.esse território é dez vezes mais comprido (sentido norte-sul) do que largo (sentido leste-oeste),tendo a aparência de um longo tubo que se estende pelas margens do nilo.

  • Organização política do Egito Antigo

    organização política do egito antigo

    a formação do império
    essa região começou a ser ocupada por grupos humanos por volta de 5000 a.c.. com o desenvolvimento da agricultura,tais grupos formaram pouco a pouco pequenas comunidades de aldeias.no iv milênio a.c.,essas antigas comunidades se agruparam em unidades políticas,os nomos,governadas por monarcas. mais tarde,os nomos acabaram por se reunir em dois reinos distintos: um ao norte e outro ao sul.

  • por volta de 3200 a.c.,menés,governante do reino do sul,unificou as duas regiões. surgia assim um estado centralizado que detinha enormes poderes: o faraó.
    a história do antigo egito,iniciada com a unificação dos dois reinos,pode ser dividida em três longos períodos:
    antigo império (3200-2000 a.c)
    época de consolidação do estado unificado.o faraó,considerado uma divindade,governava com poder absoluto,a que auxiliado por altos funcionários que administravam os nomos.

  • entre 2700 a.c. e 2600 a.c.,foram construídas as célebres pirâmides de gizé,atribuídas aos faraós quéops,quéfren e miquerinos. entre 2400 a.c. e 2000 a.c.,a autoridade do faraó ficou enfraquecida pela ação dos nomarcas,apoiados pela nobreza.o estado entrou em crise.

    médio império (2000 – 1580 a.c.)
    os faraós restauram seu antigo poder e conquistam a palestina e a núbia,onde os egípcios passaram a explorar minas de cobre (palestina) e de ouro (núbia).

  • essa exploração fortaleceu o estado egípcio e possibilitou o aprimoramento da produção de armamentos.por volta de 1750 a.c.,os hicsos,povo proveniente da ásia,invadiram o império e se instalaram no delta do nilo,permanecendo na região até 1580 a.c.

    novo império (1580-1085 a.c.)
    a expulsão dos hicsos marca o início de uma nova fase,com um grande desenvolvimento miitar e a conquista de vastos territórios.

  • no governo de tutmés iii (1480-1448 a.c.),a expansão egípcia chegou a se estender até o rio eufrates,na mesopotâmia.as áreas dominadas eram transformadas em uma espécie de protetorado: os governos locais eram mantidos no poder,sob o controle de um representante do faraó.
    os faraós da dinastia ramsés ii (1320-1232 a.c.) enfrentaram novos obstáculos,como a invasão dos hititas,vindos da ásia menor.nesse período,o império entrou em declínio.a resistência aos inimigos externos foi enfraquecida pela rivalidade entre o faraó e os grandes senhores.

  • no século vii a.c.,os assírios invadiram o país.em 525 a.c.,o rei persa cambises derrotou o faraó psamético iii,colocando fim à independência egípcia. os povos do nilo seriam ainda dominados pelos macedônios e,a partir de 30 a.c.,pelos romanos.

  • O Renascimento Saíta

    o renascimento saíta

    expulsos os assírios,a cidade de saís,no delta do nilo,tornou-se a capital do império.iniciou-se então um período de prosperidade econômica,graças ao comércio que se desenvolvia no mediterrâneo,principalmente com os gregos.em virtude desse intercâmbio,a cultura alcançou grande desenvolvimento e,por isso,chama-se essa fase de renascimento saíta.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 25,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Sociedades do Oriente Médio
  • O Egito Antigo
  • Características geográficas do Egito
  • Organização política do Egito Antigo
  • O Renascimento Saíta
  • A organização social
  • Economia no Egito Antigo
  • Religião do Antigo Egito
  • Economia no Antigo Egito
  • Cultura do Antigo Egito
  • Bibliografia utilizada