Curso Online de Arte Literária

Curso Online de Arte Literária

O curso trata de arte literária, apresentando algumas definições e abordando algumas das diferentes manifestação artística.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso trata de arte literária, apresentando algumas definições e abordando algumas das diferentes manifestação artística.

Graduada em Letras Português e suas respectivas Literaturas, pela Faculdade São Luís de França (FSLF). Especialista em Literatura e Cultura, pelo Centro Universitário Barão de Mauá (CUBM). Mestra em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e, atualmente, doutoranda em Letras pela mesma Universidade.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Arte
    Literária
    Professora
    Ellen dos Santos Oliveira
    (UFS/CAPES/CIMEEP)

    Poetisa, contista e escritora
    Graduada em Letras pela FSLF
    Especialista em Cultura e Literatura pelo CUBM
    Mestra em Letras pela UFS
    Doutoranda em Letras pela UFS

  • O curso trata de arte literária, apresentando algumas definições e abordando algumas das diferentes manifestação artística.

    Não avance os slides antes que apareça a ceta indicando para avançar!

    Bons estudos!
    Avançar

  • 1. O QUE É LITERATURA?

    “Literatura é arte literária. Somente o escrito com o propósito ou a intuição dessa arte, isto é, com os artifícios de invenção e de composição que a constituem, é, a meu ver, literatura.”

    Assim define literatura o crítico José Veríssimo e, a partir do momento em que se aceita literatura como uma manifestação artística, difícil é o trabalho de conceituá-la.

    Avançar

  • 1. O QUE É LITERATURA?

    No primeiro capítulo de sua Teoria da Literatura, Terry Eagleton (2006), inicia questionando sobre o que venha a ser literatura, já que ela exista e seja teorizada em teoria literária. E Ressalta que há muitas tentativas de definições para ela. E nesse capítulo ele trata de quatro definições, as quais geralmente são usadas para definir literatura, que são: ficção, linguagem peculiar, linguagem não pragmática e literatura belles lettres (bela escrita) (EAGLETON,2006) .

    Avançar

  • 1. O QUE É LITERATURA?

    Eagleton (2006) discorda da definição de literatura como “ficção” ou escrita imaginativa, pois ao seu ver, se ela inclui, também exclui. E argumenta ainda que a própria definição de “fato” e “ficção” são muitas vezes questionáveis. Afinal, na literatura inclui muita escrita fatual, ou seja, obras que foram baseadas na realidade. Porém também exclui muitas obras de ficção, citando como exemplo as histórias em quadrinho (EAGLETON,2006) .
    Avançar

  • 1. O QUE É LITERATURA?

    A segunda definição é a que emprega a literatura de forma peculiar. Essa teoria foi apresentada pelos formalistas russos. Nesse conceito, o autor cita as palavras do crítico russo Roman Jakobson, que afirma que a literatura representa uma “violência organizada contra a fala comum”. Segundo essa teoria, a dos formalistas, considera literatura toda obra cuja linguagem era desautomatizada em relação à fala cotidiana. Ou seja, tudo aquilo que causava estranhamento na linguagem era considerada literatura para. (EAGLETON,2006).
    Avançar

  • 1. O QUE É LITERATURA?

    Assim, o Eagleton (2006) observa que essa teoria nada mais é a aplicação da linguística ao estudo da literatura, pois se preocupava apenas com o conteúdo literário, e passando a estudar somente a forma literária. Nesse sentido o que diferenciava a literatura de outro discurso era a deformação da linguagem. Logo, para os formalistas, literatura era a distorção da linguagem (EAGLETON,2006).
    Avançar

  • 1. O QUE É LITERATURA?

    Essa distorção seria o desvio linguístico, e como o autor mesmo ressalta, não existe uma linguagem normal usada pela sociedade, então a ideia de desvio é subjetiva, pois uma palavra pode ser considerada desvios para uns, e para outros não. Eagleton (2006) discorda desse conceito por entender que esse considera literatura o poético e mesmo assim, nem todos os desvios linguísticos são poéticos. Ressaltando que na literatura há muitas outras coisas além de poesia, como por exemplo as obras realistas e naturalistas. EAGLETON,2006).
    Avançar

  • 1. O QUE É LITERATURA?

    Outro ponto que Eagleton (2006) discorda nesse conceito é o argumento de estranheza, justificando que muitas afirmativas prosaicas, sem nenhuma distorção na linguagem, podem ser consideradas literatura, dependendo da forma, condição e expectativa do leitor. Pois, o que torna o texto literário é a forma em que ele se apresenta ao mundo e depende do contexto em que ele se apresenta.(EAGLETON,2006).
    Avançar

  • 1. O QUE É LITERATURA?

    Porém, o que Eagleton (2006) observa, é que essa definição implica em considerar a literatura como uma linguagem não-pragmática, assim ela não pode ser definida objetivamente, dependendo sempre da maneira como alguém ler e não da natureza do que é lido. (EAGLETON,2006).
    Avançar

  • 1. O QUE É LITERATURA?

    Essa definição põe em questão a própria natureza literária, pois alguns textos nascem literários, outros atingem condição de literários, e a outros tal condição é imposta. E afirma que não existe uma “essência” da literatura. Ou seja, não existe uma natureza literária. Qualquer texto pode ser lido não pragmaticamente e ser considerado literatura. Assim, Literatura é “qualquer tipo de escrita que, por alguma razão é valorizado.” (EAGLETON,2006).
    Avançar


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • 1. O QUE É LITERATURA?
  • 2. A IDEIA DE MOVIMENTO EM DIFERENTES LINGUAGENS
  • 2.1. Pintura
  • 2.2. Escultura
  • 2.3. Poesia
  • 3. OS GÊNEROS LITERÁRIOS
  • 3.1. Gênero Lírico
  • 3.2. Gênero dramático
  • 3.3. Gênero Narrativo
  • 3.4. Gênero Épico