Curso Online de  AS ESCOLAS LITERÁRIAS  DO BRASIL

Curso Online de AS ESCOLAS LITERÁRIAS DO BRASIL

I. Literatura Brasileira História da literatura brasileira, Escolas Literárias do Brasil, 01. Quinhentismo, 02. Barroco, 03. Arcadismo, ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas

Por: R$ 40,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

I. Literatura Brasileira
História da literatura brasileira, Escolas Literárias do Brasil,
01. Quinhentismo, 02. Barroco, 03. Arcadismo, 04. Romantismo,
05. Realismo, 06. Parnasianismo, 07. Simbolismo, 08. Modernismo,
09. Neorrealismo
II. Gêneros Literários
Quais são, exemplos, resumo, características principais,
épico, dramático, lírico e outros gêneros
III. Literatura Medieval
Literatura Medieval, principais escritores da Idade Média, temas da obras literárias na Idade Média, características, resumo, trovadorismo
IV. Neoclassicismo
Características, resumo, estilo neoclássico, pintura, arquitetura, definição, artistas e obras, neoclassicismo no Brasil
V. Pré-Modernismo no Brasil
O que foi, características, principais escritores e suas obras, contexto histórico, resumo do pré-modernismo na literatura brasileira.
VI. Artistas da Semana de Arte Moderna de 1922
Lista dos artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922

José Vieira Cabral Nasceu no dia 25 de agosto de 1.960 em Xambrê, Paraná, viveu ali até os seus oito anos de idade e depois os seus pais se mudaram para Maringá no mesmo Estado. E aos 19 anos mudou-se para São Caetano do Sul, Região do Grande ABC, São Paulo, onde permanece até o presente momento. O Autor/produtor foi comerciante a maior parte de sua vida, mas também trabalhou como empregado em algumas Empresas: Foi Administrativo e Encarregado de obras Civis, tendo como formação (Mestria em Construção Civil) e, mais de 100 Cursos de diversas áreas. Como Escritor e pesquisador escreveu diversas Obras Literárias e Didáticas: É fundador da Livraria e Editora Virtual Cabral Veríssimo (seu nome artístico) e pertencente ao Clube de autores. O seu Site:(ciacabralverissimo.loja2.com.br), onde produz os seus Livros e Cursos online para a plataforma da (www.buzzero.com/autores/jose-cabral).



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Quinhentismo (século XVI)
     
    Representa a fase inicial da literatura brasileira, pois ocorreu no começo da colonização. Representante da Literatura Jesuíta ou de Catequese, destaca-se Padre José de Anchieta com seus poemas, autos, sermões cartas e hinos. O objetivo principal deste padre jesuíta, com sua produção literária, era catequizar os índios brasileiros. Nesta época, destaca-se ainda Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Através de suas cartas e seu diário, elaborou uma literatura de Informação (de viagem) sobre o Brasil. O objetivo de Caminha era informar o rei de Portugal sobre as características geográficas, vegetais e sociais da nova terra.

  • Barroco (século XVII)
     
    Essa época foi marcada pelas oposições e pelos conflitos espirituais. Esse contexto histórico acabou influenciando na produção literária, gerando o fenômeno do barroco. As obras são marcadas pela angústia e pela oposição entre o mundo material e o espiritual.  Metáforas, antíteses e hipérboles são as figuras de linguagem mais usadas neste período. Podemos citar como principais representantes desta época: Bento Teixeira, autor de Prosopopéia; Gregório de Matos Guerra (Boca do Inferno), autor de várias poesias críticas e satíricas; e padre Antônio Vieira, autor de Sermão de Santo Antônio ou dos Peixes.

  • Romantismo (século XIX)
     
    A modernização ocorrida no Brasil, com a chegada da família real portuguesa em 1808, e a Independência do Brasil em 1822 são dois fatos históricos que influenciaram na literatura do período. Como características principais do romantismo, podemos citar : individualismo, nacionalismo, retomada dos fatos históricos importantes, idealização da mulher, espírito criativo e sonhador, valorização da liberdade e o uso de metáforas. As principais obras românticas que podemos citar : O Guarani de José de Alencar, Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães, Espumas Flutuantes de Castro Alves, Primeiros Cantos de 
    Gonçalves Dias. Outros importantes escritores e poetas do período: Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Teixeira e Souza.

  • Realismo - Naturalismo
    (segunda metade do século XIX)
     
    Na segunda metade do século XIX, a literatura romântica entrou em declínio, juntos com seus ideais. Os escritores e poetas realistas começam a falar da realidade social e dos principais problemas e conflitos do ser humano. Como características desta fase, podemos citar : objetivismo, linguagem popular, trama psicológica, valorização de personagens inspirados na realidade, uso de cenas cotidianas, crítica social, visão irônica da realidade. O principal representante desta fase foi Machado de Assis com as obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e O Alienista. Podemos citar ainda como escritores realistas Aluisio de Azedo autor de O Mulato e O Cortiço e Raul Pompéia autor de O Ateneu.

  • Parnasianismo
    (final do século XIX e início do século XX)
     
    O parnasianismo buscou os temas clássicos, valorizando o rigor formal e a poesia descritiva. Os autores parnasianos usavam uma linguagem rebuscada, vocabulário culto, temas mitológicos e descrições detalhadas. Diziam que faziam a arte pela arte. Graças a esta postura foram chamados de criadores de uma literatura alienada, pois não retratavam os problemas sociais que ocorriam naquela época. Os principais autores parnasianos são: Olavo Bilac, Raimundo Correa, Alberto de Oliveira e Vicente de Carvalho.

  • Quem foi Vicente Carvalho
     
    Vicente Augusto de Carvalho foi um poeta brasileiro do final do século XIX e começo do XX. Atuou também como político (deputado), magistrado, advogado e jornalista. É considerado um dos grandes nomes do Parnasianismo na Literatura Brasileira. Foi um grande defensor do abolicionismo e do regime de governo republicano.
     
    Biografia resumida:
     
    - Vicente de Carvalho nasceu em 5 de abril de 1866, na cidade de Santos (SP).
     
    - Demonstrou grande interesse pela literatura ainda na infância. Aos 8 anos de idade fez seus primeiros versos.

  • - Em 1907, foi nomeado juiz de direito e, sete anos depois, assumiu o cargo de Ministro da Justiça do Estado de São Paulo.
    - Em seu trabalho como jornalista, escreveu vários artigos defendendo o sistema republicano e também o abolicionismo.
    - Faleceu em 22 de abril de 1924 (aos 58 anos) em sua cidade natal.
    Principais características de seu estilo literário:
    - Textos marcados pela simplicidade de expressão.
    - Presença, principalmente em seus poemas, de sentimentos humanos (raiva, revolta, amor, ternura, etc.).
    - Presença, em suas obras, de clareza e sinceridade.
    Obras principais de Vicente de Carvalho:
     - Ardentias (1885)
     - Relicário (1888)
     - Rosa, rosa de amor (1902)
     - Poemas e canções (1908)
     - Versos da mocidade (1909)
     - Páginas soltas (1911)
    - A voz dos sinos (1916)

  • Simbolismo (fins do século XIX)
     
    Esta fase literária inicia-se com a publicação de Missal e Broquéis de João da Cruz e Souza. Os poetas simbolistas usavam uma linguagem abstrata e sugestiva, enchendo suas obras de misticismo e religiosidade. Valorizavam muito os mistérios da morte e dos sonhos, carregando os textos de subjetivismo. Os principais representantes do simbolismo foram: Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.
     

  • Pré-Modernismo (1902 até 1922)
     
    Este período é marcado pela transição, pois o modernismo só começou em 1922 com a Semana de Arte Moderna. Está época é marcada pelo regionalismo, positivismo, busca dos valores tradicionais, linguagem coloquial e valorização dos problemas sociais. Os principais autores deste período são: Euclides da Cunha (autor de Os Sertões), Monteiro Lobato, Lima Barreto, autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma e Augusto dos Anjos.
     

  • Modernismo (1922 a 1930)
     
    Este período começa com a Semana de Arte Moderna de 1922. As principais características da literatura modernista são : nacionalismo, temas do cotidiano (urbanos) , linguagem com humor, liberdade no uso de palavras e textos diretos. Principais escritores modernistas: Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Alcântara Machado e Manuel Bandeira. 

  • Neorrealismo (1930 a 1945)
     
    Fase da literatura brasileira na qual os escritores retomam as críticas e as denúncias aos grandes problemas sociais do Brasil. Os assuntos místicos, religiosos e urbanos também são retomados. Destacam-se as seguintes obras : Vidas Secas de Graciliano Ramos, Fogo Morto de José Lins do Rego, O Quinze de Raquel de Queiróz e O País do Carnaval de Jorge Amado. Os principais poetas desta época são: Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Cecilia Meireles.
     
    Você sabia?
    - Um dos eventos literários mais importantes do Brasil é a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). Em 2015, ela ocorrerá entre os dias 1 e 5 de julho.
    - É comemorado em 1º de maio o Dia da Literatura Brasileira.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 40,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • I. Literatura Brasileira
  • História da literatura brasileira, Escolas Literárias do Brasil,
  • 01. Quinhentismo, 02. Barroco, 03. Arcadismo, 04. Romantismo,
  • 05. Realismo, 06. Parnasianismo, 07. Simbolismo, 08. Modernismo,
  • 09. Neorrealismo
  • II. Gêneros Literários
  • Quais são, exemplos, resumo, características principais,
  • épico, dramático, lírico e outros gêneros
  • III. Literatura Medieval
  • Literatura Medieval, principais escritores da Idade Média, temas da obras literárias na Idade Média, características, resumo, trovadorismo
  • IV. Neoclassicismo
  • Características, resumo, estilo neoclássico, pintura, arquitetura, definição, artistas e obras, neoclassicismo no Brasil
  • V. Pré-Modernismo no Brasil
  • O que foi, características, principais escritores e suas obras, contexto histórico, resumo do pré-modernismo na literatura brasileira.
  • VI. Artistas da Semana de Arte Moderna de 1922
  • Lista dos artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922