Curso Online de Literatura, segundo Schopenhauer.

Curso Online de Literatura, segundo Schopenhauer.

Como fazer literatura, tendo como referência o pensamento de Arthur Schopenhauer.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Como fazer literatura, tendo como referência o pensamento de Arthur Schopenhauer.

Graduado em História(curso superior), Mercados Financeiros e Bolsas de Valores, Marketing e Marketing Político, Consultoria em Segurança Privada, Língua Portuguesa Instrumental, Gerenciamento e Escopo de Projetos, e em Desenho, tenho curso de Desenho Artístico e Arte-Final. Desenho pericial e forense. Como desenhista já fui monitor da Oficina de Quadrinhos, da Universidade Federal do Ceará-UFC, curso pertencente à disciplina de Programação Visual, do curso de Jornalismo, onde ensinei e trabalhei como roteirista e desenhista de HQs.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • “Em contrapartida, se alguém lê continuamente, sem parar para pensar, o que foi lido não cria raízes e se perde em grande parte. Em todo caso, com o alimento espiritual ocorre a mesma coisa que com o corporal: só a quinquagésima parte do que alguém absorve é assimilada, o resto se perde pela transpiração, respiração e, assim por diante.”

    Arthur Schopenhauer

    Curso de Literatura, segundo Schopenhauer

  • Plano do curso:
    Ementa: Curso destinado a pessoas interessadas em entender o pensamento schopenhaueriano sobre a literatura. De como se deve escrever, o que escrever e o que evitar na escritura de qualquer texto. Esse trabalho é um resgate de algumas obras deste grande vulto da filosofia e das letras, Arthur Schopenhauer, dentre as quais “O mundo como vontade e representação” e “A arte de escrever” ainda não esgotaram sua importância no campo das ciências humanas e da própria literatura.

    Objetivos:
    Objetivos gerais – Em linhas gerais, o projeto deste curso objetiva apresentar um método estilístico e de escrita literária menos presa a detalhes e libertária. Assim, orienta os interessados em escrever pela arte, a cativar o leitor e a buscar despertar o interesse social pela literatura.

    Objetivos específicos – Fornecer uma reflexão sobre a escrita e o estilo, como mecanismo de informação e cultura, em qualquer texto literário.

    Metodologia – O curso é todo feito com textos e segue através do recurso de slides via Power Point, e pode ser acessado pelo aluno no próprio site do BUZZERO, ao qual o autor está cadastrado.

    Curso de Literatura, segundo Schopenhauer

  • “Sejam bem vindos a este modesto curso. Sou Arthur Schopenhauer. Vamos conhecer o que é importante na literatura!”

    “Nesse curso nós veremos:

    1 – Aspectos literários
    2 – O saber necessário e o desnecessário!
    3 – O pensamento: a liberdade da alma!
    4 – Escrevendo com estilo
    5 – Trabalhando com traduções
    6 – Literatura e leitura.

    Curso de Literatura, segundo Schopenhauer

  • Apresentação:

    Antes de abordarmos o tema, devemos esclarecer que, para os alemães, de um modo geral, e portanto, para nosso autor de referência, Arthur Schopenhauer(embora polonês de nascimento), toda a produção textual elaborada pelo homem é literatura.

    As obras literárias tem uma função de comunhão e de permanência da civilização(segundo Nietzsche). Daí que para os povos germânicos, os textos e obras podem apresentar caráter científico, ficcional ou poético, mas são literatura. Para eles, qualquer escrita, é literatura, pois faz parte do processo cultural de uma sociedade!

    Schopenhauer, no caso, ainda aprofunda esse conceito, dividindo a literatura em real e aparente ou literatura que fica e literatura que passa. Como veremos adiante.


    ( Continua )

    Casa onde nasceu Schopenhauer, em Danzig(ou Gdansk), na Polônia.

    Curso de Literatura, segundo Schopenhauer

  • Aliás, a francofilia que caracterizou o cenário literário brasileiro no início do século XX, mostra que a maioria de nossos intelectuais rejeitaram a visão germânica, em nossas escolas literárias.
    Por isso, podemos caracterizar o conceito alemão de literatura como uma escola darwinista literária, evolui com a própria sociedade. Enquanto a concepção francesa, inclina-se à visão cartesiana de literatura, pois considera texto literário, um texto artístico, enquanto o texto científico, detém forma científica que guarda apenas um aparência de arte literária.

    Então, literatura, como conceito alemão abrangente, vai de encontro com o conceito de literatura impresso por franceses e outros povos. Para os franceses, escrever é um ato de criação, mas a criação em si, nem sempre é sinônimo de arte. Daí porque os franceses rejeitam a generalização germânica conceitual de literatura.

    Curso de Literatura, segundo Schopenhauer

  • Darwinismo literário:

    Concepção de que a arte literária parte de um modelo, adaptando-se e evoluindo com a própria sociedade. É uma das características do darwinismo social.

    Visão cartesiana da literatura:
    Concepção de que a literatura científica, não guarda elementos reais com a literatura propriamente dita, pois esta é arte pura, enquanto aquela é mera digressão científica(apenas uma aparência de arte literária).

    Curso de Literatura, segundo Schopenhauer

    “Toda escrrrita ser literraturra, François!!”

    C’est impossible, Fritz! Literraturra ser arte!Ciência non ser arte!!

  • Portanto, nesse curso nós procuramos oferecer a você, caro aluno, o que há de interessante no estudo da técnica literária, sob o olhar crítico e rigoroso do método schopenhaueriano que é muito cativante, para os amantes da literatura conhecerem seus limites, e ultrapassá-los com responsabilidade, criatividade e espontaneidade.

    A TODOS BOA SORTE. E UMA PRIMEIRA LIÇÃO: ESCREVAM COM ALMA, MAS NÃO ESQUEÇAM O CONTEÚDO!

    Curso de Literatura, segundo Schopenhauer

    Durante a redação desse curso, tentamos evitar a prolixidade. Pedimos desculpas quando não pudemos atingir o objetivo.
    Bom curso

  • Inicialmente, amigos, poderemos afirmar que, para Schopenhauer, a literatura é como uma extensão DO PENSAMENTO humano. Daí a importância do pensar responsável. Por isso a arte da escrita deve conter alguns aspectos indeléveis, suas características marcantes:

    1 – Aspectos literários

    Primeiro aspecto: informar. O bom autor deve escrever por amor a arte, mas sua arte também é informativa. E ainda que seja lúdica, ela deve, ao menos, ajudar o leitor a ver com mais profundidade certo assunto ou ideia.

    “O que acontece na literatura não é diferente do que acontece na vida”

    Curso de Literatura, segundo Schopenhauer

    Capítulo 1

  • Um bom autor, antes de tudo, foi, é ,e sempre continuará sendo um bom leitor, principalmente das obras clássicas da literatura mundial que ele deve ler o máximo possível. Mas seja cauteloso, não deixe que o pensamento de outros autores influenciem você. Sobre isso falaremos mais adiante.

    Curso de Literatura, segundo Schopenhauer

    Dica: Escreva um roteiro, catalogue fontes e fichamentos, organize os recursos que deverá dispor, antes de começar a escrever. Pesquise, investigue, compare, faça estudos, e anote tudo que precisar, como apoio à obra.

  • Curso de Literatura, segundo Schopenhauer

    Amigo, procure aprimorar seu saber. Leia os clássicos greco-romanos, como: Aristófanes – Lisístrata ou a Greve do Sexo; Homero – Ilíada; Hesíodo - Os Trabalhos e os Dias (ou As Obras e os Dias); Ovídio – Medeia, Heroides, Amores; Virgílio – Eneida, Éclogas ou Bucólicas; entre outros. Tome cuidado para que as cópias que tiver em mãos guardem algum traço do texto original(citações, expressões, comentários). Eles são úteis ao seu crescimento intelectual. Procure tirar suas próprias conclusões do estudo dessas obras. Pense por si próprio! Se puder faça viagens a lugares onde a cultura clássica existiu. Respire o ar vanguardista dos maiores escritores do mundo!

  • Curso de Literatura, segundo Schopenhauer

    Não esqueça de que, em literatura, o interessante é o que você tem a dizer!! Portanto, não perca tempo, nem faça o leitor perder o dele. Escreva com objetividade, clareza, concisão e criatividade.
    Vamos examinar alguns aspectos literários, nos textos ao lado!

    “A manhã surgiu pálida e fria,entre ciprestes e olmos seculares, nos limites de Praga, invadida por tanques soviéticos. Instantes depois, o povo despertava, sem entender o que acontecia.”

    “A ameaça de guerra chegou com a manhã fria, sobre a capital da Tchecoslováquia. A população despertava com estranhamento...”


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail: