Curso Online de Envelhecimento e Trabalho

Curso Online de Envelhecimento e Trabalho

O cursos trata do tema do envelhecimento relacionado ao trabalho. E a importância do envelhecimento ativo para que seja possivel o idoso ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O cursos trata do tema do envelhecimento relacionado ao trabalho. E a importância do envelhecimento ativo para que seja possivel o idoso continuar produzindo.

Psicóloga Clinica atua há 7 anos em atendimento infantil, adolescente e adulto, possui especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Anhanguera Educacional e especialização em Metodologias para o Enfrentamento a Violência contra Crianças e Adolescentes, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC - PR, concluídos em 2011. Possui Matérias e artigos de psicologia voltados para o publico em geral.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Envelhecimento x Trabalho

    Ariane de Andrade
    Psicóloga CRP 06/94575

    Envelhecimento x Trabalho

  • Envelhecimento

    Envelhecimento

    O envelhecimento não é a velhice, como uma viagem não se reduz a uma etapa. O envelhecimento é um processo irreversível que se inscreve no tempo começa com o nascimento e acaba na destruição do individuo. (MESSY,pag.17,1999);

    A velhice não é um processo como o envelhecimento, é um estado que caracteriza a posição do individuo idoso. (MESSY,pag.23, 1999)

  • Envelhecimento

    Envelhecimento

    Segundo Skinner, Vaughan (1985) para algumas pessoas a velhice começa na aposentadoria.

    A aposentadoria é uma idéia moderna, até tempos recentes, quando as pessoas envelheciam, simplesmente diminuíam progressivamente suas atividades, ou se voltavam para um trabalho mais fácil. (Skinner, pag.69, 1985)

  • Envelhecimento

    Envelhecimento

    Os que levam vida ativa e gostam do seu trabalho, em geral consideram a aposentadoria como um merecido descanso. O padrão é estabelecido quando as pessoas são jovens- elas se aposentam (sic) todas as noites; desfrutam de fim de semana; todas as semanas; tiram férias todos os anos. É fácil pensar na aposentadoria como consequência de uma vida ativa, como algo que se encaixa nesse padrão. No entanto o descanso é restaurador, e aqueles que se aposentam para descansar, logo se vêem loucos para voltar ao trabalho – só que agora estão desempregados. (SKINNER,pag. 69, 1985)

  • O que é “Envelhecimento Ativo”?

    O que é “Envelhecimento Ativo”?

    Envelhecimento ativo são o processo de otimização das oportunidades para a saúde, a participação e a segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem.

    Manter a autonomia e a independência durante o processo de envelhecimento é um objetivo chave para indivíduos e governantes. Além disto, o envelhecimento ocorre dentro de um contexto que envolve outras pessoas – amigos, colegas de trabalho, vizinhos e membros da família. Esta é a razão pela qual interdependência e solidariedade entre gerações (uma via de mão-dupla, com indivíduos jovens e velhos, onde se dá e se recebe) são princípios relevantes para o envelhecimento ativo.

  • O que é “Envelhecimento Ativo”?

    O que é “Envelhecimento Ativo”?

    A criança de ontem é o adulto de hoje e o avô ou avó de amanhã. A qualidade de vida que as pessoas terão quando avó depende não só dos riscos e oportunidades que experimentam durante a vida, mas também da maneira como as gerações posteriores oferecerão ajuda e apoio.

  • Fatores Determinantes do Envelhecimento Ativo:

    Fatores Determinantes do Envelhecimento Ativo:

    O envelhecimento ativo depende de uma diversidade de fatores “determinantes” que rodeiam indivíduos, famílias e nações. A compreensão destes fatores permitirá então a criação de políticas e programas que obtenham êxito nessa área.

  • Fatores Determinantes do Envelhecimento Ativo:

    Fatores Determinantes do Envelhecimento Ativo:

  • Fatores Psicológicos:

    Fatores Psicológicos:

    Os fatores psicológicos, que incluem a inteligência e capacidade cognitiva (por exemplo, a capacidade de resolver problemas e de se adaptar a mudanças e perdas), são indícios fortes do envelhecimento ativo e da longevidade.

    Durante o processo de envelhecimento normal, algumas capacidades cognitivas (incluindo a rapidez de aprendizagem e memória) diminuem, naturalmente, com a idade. Entretanto, essas perdas podem ser compensadas por ganhos na sabedoria, conhecimento e experiência.

  • Fatores Psicológicos:

    Fatores Psicológicos:

    Frequentemente, declínios no funcionamento cognitivo são provocados pelo desuso (falta de prática), doenças (como a depressão), fatores comportamentais (como o uso de álcool e de medicamentos), fatores psicológicos (como falta de motivação, confiança e baixas expectativas), e fatores sociais (como a solidão e o isolamento), mais do que o envelhecimento em si.

  • Fatores Psicológicos:

    Fatores Psicológicos:

    Outros fatores psicológicos que são adquiridos ao longo do curso da vida têm uma grande influência no modo como as pessoas envelhecem, como:

    A auto eficiência (a crença na capacidade de exercer controle sobre sua própria vida) está ligado a escolhas pessoais de comportamento durante o processo de envelhecimento e a preparação para a aposentadoria.

    Saber superar adversidades determina o nível de adaptação a mudanças (a aposentadoria) e a crises do processo de envelhecimento (a privação e o início de doenças).


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Envelhecimento x Trabalho
  • Envelhecimento
  • O que é “Envelhecimento Ativo”?
  • Fatores Determinantes do Envelhecimento Ativo:
  • Fatores Psicológicos:
  • Trabalho
  • A OMS e o Envelhecimento
  • Portanto podemos refletir e considerar...
  • Referências Bibliográficas