Curso Online de Orientação Profissional e a Psicologia

Curso Online de Orientação Profissional e a Psicologia

O que é a Orientação Profissiona,um breve histórico, sua importância na vida do sujeito e a Psicologia e a Orientação Profissional.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O que é a Orientação Profissiona,um breve histórico, sua importância na vida do sujeito e a Psicologia e a Orientação Profissional.

Graduada em Psicologia, Mestre em Envelhecimento Humano, Formação em Psicologia das perdas e Luto, Psicologia do desenvolvimento e especialização em andamento em Psicopedagogia.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Curso Online de Orientação Profissional e a Psicologia!

    Autora:Viviane Gregoleti

  • O que você quer ser quando crescer?
    Esta é uma das perguntas mais ouvidas quando se é criança. Desde cedo o indivíduo é instigado para a escolha profissional. Mas, como devo fazer isto?
    No que eu sou bom?
    O que eu gosto de fazer?
    O que eu não gosto de fazer?

  • São perguntas que muitos indivíduos fazem e nem sempre as respostas estão perto de serem obtidas.
    Este processo muitas vezes é encarado pelos jovens como angustiante, duvidoso e inserto, pois, uma “má” escolha pode trazer prejuízos para o indivíduo durante toda sua vida profissional, como insatisfação e angústia.

  • A orientação profissional pode ser utilizada para facilitar o processo da obtenção destas respostas, auxiliando no autoconhecimento, no conhecimento das profissões, tendências do mercado de trabalho, um passo muito importante na vida da maioria dos jovens.

  • BREVE HISTÓRICO:
    “Orientação Profissional nasceu como uma prática cujos objetivos estavam diretamente ligados ao aumento da eficiência industrial. Ela tem suas origens situadas na Europa do início do século XX, mais precisamente com a criação do Centro de Orientação Profissional de Munique, no ano de 1902.” (CARVALHO, 1995, apud SPARTA, 2003, 02)

  • CONTINUAÇÃO...

    “Neste momento inicial, o objetivo da Orientação Profissional era o de detectar, na indústria florescente, trabalhadores inaptos para a realização de determinadas tarefas e, assim, evitar acidentes de trabalho.” Sparta (2003,02)

  • CONTINUAÇÃO...
    “No entanto, o marco oficial de início da Orientação Profissional situa-se entre os anos de 1907 e 1909, com a criação do primeiro Centro de Orientação Profissional norte-americano, o Vocational Bureau of Boston, e a publicação do livro Choosing a Vocation, ambos sob responsabilidade de Frank Parsons (Carvalho, 1995; Rosas, 2000; Santos, 1977; Super & Bohn Junior, 1970/1976). Parsons teve o grande mérito de acrescentar à Orientação Profissional idéias da Psicologia e da Pedagogia e a preocupação com a escolha profissional dos jovens de seu país. Em seu livro, Parsons definia três passos a serem seguidos durante o processo de Orientação Profissional: a análise das características do indivíduo, a análise das características das ocupações e o cruzamento destas informações. Desta forma, a Orientação profissional baseava- se na promoção do autoconhecimento e no fornecimento de informação profissional.” Sparta (2003, 02)

  • CONTINUAÇÃO...
    “No Brasil, a Orientação Profissional tem como marco de origem a criação, em 1924, do Serviço de Seleção e Orientação Profissional para os alunos do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, sob responsabilidade do engenheiro suíço Roberto Mange (Carvalho, 1995; Rosas, 2000; Santos, 1977). A Orientação Profissional brasileira nasceu ligada à Psicologia Aplicada, que vinha desenvolvendo-se no país, na década de 1920, junto à Medicina, à Educação e à Organização do Trabalho (Antunes, 1998; Carvalho, 1995; Massimi, 1990; Rosas, 2000). Nas décadas de 1930 e 1940, a Orientação Profissional ligou- se à Educação.” (SPARTA, 2003, 03)

  • CONTINUAÇÃO...
    “No ano de 1944, foi criada a Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, que estudava a Organização Racional do Trabalho e a influência da Psicologia sobre a mesma (Freitas, 1973; Instituto Superior de Estudos e Pesquisas: ISOP, 1990)”. (SPARTA, 2003, 03)

  • INTRODUÇÃO: O QUE É ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL?

    INTRODUÇÃO: O QUE É ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL?

    O conceito de orientação profissional, na perspectiva psicológica significa o auxilio prestado a uma pessoa com vistas à solução de problemas relativos à escolha de uma profissão ou ao desenvolvimento profissional, levando em consideração as características do interessado e a relação entre essas características e as possibilidades no mercado de trabalho. (BRASIL, S/D apud SILVA, LASSANCE, SOARES, 2003, p.33).

  • A escolha profissional muitas vezes não depende só do indivíduo, pois se deve considerar a influência da família, da sociedade e dos amigos.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • INTRODUÇÃO: O QUE É ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL?