Curso Online de Tonicidade

Curso Online de Tonicidade

Todas as palavras da Língua Portuguesa possuem uma sílaba tônica, que é a pronunciada com mais intensidade que as demais. Todas as outras...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 65,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Todas as palavras da Língua Portuguesa possuem uma sílaba tônica, que é a pronunciada com mais intensidade que as demais. Todas as outras são denominadas de sílabas átonas.

Profissional na área da educação, com larga experiência em sala de aula e preparatórios para vestibulares, lecionar estrangeiros, instruindo-lhes a aprenderem a língua portuguesa. FORMAÇÃO ACADÊMICA Nível Superior Completo ? UniverCidade Curso: Licenciatura em Letras (Português e Literatura) ? 2004-2006 Pós - graduação ? Instituto A vez do Mestre Curso: Docência em Ensino Fundamental e Médio ? 2010-2011 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL • Colégio Adventivista em Itaboraí - Rio de Janeiro / RJ - Junho/2013 – Dezembro/2014 Professora de Português e Literaturas Preparar turmas para os principais vestibulares federais e estaduais do Rio de Janeiro. • Rio &Learn Portuguese School - Rio de Janeiro / RJ - Julho/2013 – Fevereiro/2014 Professora de Português para estrangeiros Lecionar grupos de níveis diversos, instruindo-os a aprenderem a língua portuguesa. • Jardim Escola Abelhinha Sapeca(CAP/CEAS) - Rio de Janeiro / RJ - Fevereiro/2013 – Agosto/2013 Professora do ensino fundamental I – 5° ano Lecionar turmas do 5° ano nas disciplinas de Língua Portuguesa e Redação, preparando-os para Colégio Militar, Pedro II e Cap Uerj. • Sistema FIRJAN – Escola SESI - Rio de Janeiro / RJ - Agosto/2007 – Março/2012 Professora de Português Lecionar para turmas da 2ª Etapa/Ensino Fundamental nas disciplinas de português e redação. CURSOS DE CAPACITAÇÃO Informática: OFFICE - Windows, Word, Excel, Access, Internet, Power Point, e Corel Draw. Digitação. Atendimento ao cliente. Idioma: Inglês ? Grau Básico ? (BRASAS) Formação de professores para preparatórios e ENEM- (PUC- RIO) 2009 ? C.H: 124H Leitura produção textual e Língua portuguesa (PUC-RIO) 2009 ? C.H: 124H Novo Acordo Ortográfico - Out./2009 - Prof. Jose Carlos de Azeredo : UCB



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • TONICIDADE DAS PALAVRAS

    tonicidade das palavras

    regras de acentuação gráfica e ortografia

  • i. tonicidade
    chama-se tonicidade o grau de força dispensado na pronúncia das sílabas do vocábulo; assim, existem sílabas tônicas e sílabas átonas. são tônicas as que recebem maior intensidade na pronúncia; as átonas se pronunciam com menos intensidade. a prosódia é parte da fonética que determina a posição da sílaba tônica em um vocábulo. desta forma, de acordo com a quantidade de sílabas de um vocábulo, é possível haver a seguinte distribuição:

    1. monossílabos:
    têm uma única sílaba e dividem-se em:
    a) tônicos:
    têm autonomia de pronúncia, a intensidade é de sílaba tônica.
    exemplos:
    pé, não, teu, pneu, nó, tu, ti, mim,  bis etc.
    b) átonos:
    sem autonomia de pronúncia, a intensidade é de sílaba átona.
    exemplos:
    me, te, se, lhe, o, a, de, com etc.

  • 2. polissílabas:
    têm mais de uma sílaba e alguns gramáticos os selecionam em dissílabos, trissílabos, chamando apenas os demais de polissílabos. para esse caso, preferimos agrupá-los, todos, como polissílabos, a fim de facilitar a compreensão. os polissílabos podem, de acordo com a posição da sílaba tônica, classificar-se como:

    a) oxítonas:
    a sílaba tônica é a última.

    exemplos:
    a-ca-ra-jé, u-ru-bu, ci-po-al, de-ci-são, con-dor, no-bel etc.

  • b) paroxítonas:
    a sílaba tônica é a penúltima.

    exemplos:
    ca-mi-sei-ro, re-cor-de, me-tro, cãi-bra, pu-di-co, fi-lan-tro-po, for-tui-to, gra-tui-to etc.

    c) proparoxítonas:
    a sílaba tônica é a antepenúltima.

    exemplos:
    é-clo-ga, a-e-ró-li-to, e-sô-fa-go etc.

    nota: há vocábulos que admitem dupla prosódia: oceânia/oceania; hieróglifo/hieroglifo etc.

  • ii. acentuação gráfica
    embora todos os vocábulos tenham o acento tônico — grau de intensidade das sílabas — nem todos  usam os acentos gráficos: circunflexo/agudo. assim, é necessário saber-se aplicar as regras de acentuação gráfica, depois de se verificar a prosódia do vocábulo. para que se facilite o estudo dessa parte, é bom aceitar a seguinte distribuição das regras:

    casos gerais:

    1) monossílabos:
    acentuam-se apenas os monossílabos tônicos realizados em a, as, e, es, o, os.

    exemplos:
    pá, pás, pé, pés, pó, pós, pôs, fé, vê, (tu) vês, etc.

  • 2) oxítonos:
    acentuam-se os oxítonos terminados em a, as, e, es, o, os, em, ens.

    exemplos:
    sofá, carajás, café, você, vocês, japonês, cipó, carijós, contrapôs, dispôs, armazém, vinténs, etc.

  • 3) paroxítonos:
    acentuam-se aqueles que terminam em:

    l: móvel, imóvel, útil, fácil, retrátil, fusível etc.
    r: repórter, revólver, caráter, etc.
    n: hífen, abdômen, pólen, regímen etc.
    x: tórax, ônix, fênix etc.
    ps: bíceps, fórceps etc.
    i/is: júri, lápis, tênis; etc.
    um/uns: médium, álbum, médiuns, álbuns etc.
    os que terminam em ditongo crescente: colégio, relógio, farmácia, tênue, sítio etc.
    ôo: enjôo, vôo, corôo etc.

    nota: do exposto, é possível concluir que são acentuados os vocábulos paroxítonos, exceto os que apresentem terminação coincidente com os oxítonos acentuados.

  • b)casos especiais:
    nem todas as palavras recebem acento gráfico devido à posição das sílaba tônica, mas por incluírem-se em casos específicos, a saber:

    recebem acento gráfico as sílabas tônicas formadas por éi, éis, ói, óis, éu, éus: a-ssem-bléi-a, ge-léi-a, pom-péi-a, co-ro-néis, he-rói, he-róis, fo-ga-réu, céus etc.

    acentuam-se o i e o u, quando forem a segunda vogal tônica em hiato, desde que sozinhos na sílaba e não seguidos de nh: saída, saúde, reúne, (eu) atraí, atribuí, baús, balaústre etc. assim, não se devem acentuar: juiz, raiz, raul, rainha, bainha, fuinha etc.

    emprega-se o trema nos grupos silábicos güe, güi, qüe, qüi, desde que o u seja pronunciado e átono (semivogal) exemplos: ágüe, enxágüe, ungüento, lingüiça, (eu) argüi, freqüência, cinqüenta (nunca se grafa cincoenta), tranqüilo, etc.

  • acentuação de algumas formas verbais

    nota: apenas os verbos ler, dar, crer e ver e seus derivados dobram o e na terceira pessoa do plural, no presente do indicativo!

  • acentos diferenciais
    atualmente, vigora o acento diferencial de intensidade nas palavras homógrafas e homófonas, cuja única diferença seja a da intensidade, isto é, uma tônica outra átona. são tônicos os verbos e os substantivos. são átonas as preposições e as conjunções. assim, veja o quadro seguinte:

  • foi abolido o acento diferencial de timbre nas palavras homógrafas e heterófonas, excetuando-se a forma pôde — pretérito —, em oposição a pode — presente.

    exemplos:
    ontem ele não pôde comparecer ao escritório.  hoje ele pode comparecer ao escritório.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 65,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • TONICIDADE DAS PALAVRAS